On The Road: biografia de Ron Wood é bem humorada e informativa
Por Cláudio Vigo
Postado em 20 de janeiro de 2013
Vivemos tempos mercantis, cada fato ou foto tem um valor e dependendo do grau de influência do personagem em questão isso vale alguns milhões. O rock'n'roll há muito, muito tempo deixou de ser manifestação de alguma contrariedade contra a Status Quo ou de não conformidade. Hoje é memorabilia de vetustos senhores burgueses que entre o porre de cerveja e a picanha mal passada recordam seus tempos muito loucos enquanto ouvem velhos sucessos que empapam seus rostos gorduchos de nostalgia e colesterol.
Rolling Stones - Mais Novidades
Essa turma é a única que ainda compra CD, DVD e principalmente biografias e autobiografias de seus ídolos do passados e essas tem saído em fornadas seja através de um Ghost Writer de tabloide ou através da pena do dito cujo. Eu, talvez até pelo fato de pertencer à turma acima descrita, compro e leio todos e tem que correr pra acompanhar tudo que sai. Tem de todo mundo pra todo mundo e com grande variação de qualidade. Confesso que prefiro as escritas por terceiros que entrevistam um monte de gente e analisam o aspecto musical do que confiar na memória de gente que passou a vida com uma garrafa de Jack Daniels numa mão e um canudo na outra mandando ver e detonando neurônios.
Com o passar do tempo percebi que existe uma fórmula: primeiro a infância triste no misere, depois os primeiros discos e amizades, o inicio do sucesso e do 1/3 do livro em diante o que a galera quer: descrição detalhada de drogas, drogas, drogas, muita bebida, sexo bizarro, mais drogas, desvario, arrependimento, mea culpa, reabilitação e muitos casos passados com celebridades.
Uma das lendas vivas(?) do Rock Mr. Ronnie Wood não ia nos privar de sua história e foi este livro que li esta semana. Originalmente escrito em 2007 e editado no Brasil pela Editora Generale, tem 382 páginas daquela fórmula descrita acima e mais um pouco. Bem humorado (Ronnie sempre foi uma das grandes figuras do Rock) e informativo, pois o cara se movimentou como poucos. Um dos top de linha. tocou no Jeff Beck Group (que ele esculhamba), no Faces (que ele tem pena de não ter sido maiores) até chegar no supremo olimpo de ser um Rolling Stone.
Eu particularmente sempre fui fã empedernido da figura e possuo vários de seus álbuns solo podendo dizer que os primeiros são verdadeiras obras primas. Quando foi escolhido para substituir Mick Taylor (um deus da guitarra) não me surpreendi e acho Black'n'Blue um de meus álbuns preferidos de suas Majestades Satânicas. O duo com Keith Richards durante muito tempo foi sublime com sua costura de riffs e beliscadas que seguravam a onda dando o azeite especial da maquina.
Vale a pena saber que ele realmente tinha um Pub dentro de casa, que passava dias trancado num banheiro cheirando com Bob Keys e outras amenidades e algumas fofocas de bastidores. Musicalmente o livro é muito inferior ao de Richards, but it´s only rock nroll...
A memória e o amor à verdade de Ronnie não são a especialidade da casa e tem uns casos (principalmente o relativo a ser chamado a montar o Led Zeppelin) que são pura cascata fora a tiração de onda de quem ele passou na régua e no compasso. Um passo a passo dos anos 70 de seu furor, gloria e descompasso com a realidade na historia deste grande guitarrista que foi confundido com uma galinha por Groucho Marx.
Ficou curioso? Lê aí... eu sei que você quer assunto pro próximo churrasco.
On The Road
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Queen: a história por trás da canção "I Want to Break Free"
O hit de Cazuza com título que levou mãe a questionar: "Filho, você é infeliz?"
As músicas do Metallica que o finado Kurt Cobain mais gostava


O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Joe Perry explica o erro dos Beatles que os Rolling Stones por pouco não cometeram
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Brian Jones escondia dos Stones que ganhava mais dinheiro e espancava fãs?
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones



