On The Road: A criatividade não está restrita a uma época especifica
Por Cláudio Vigo
Postado em 29 de maio de 2001
Andei relendo algumas destas colunas que escrevi e cheguei a conclusão que poderia estar passando uma imagem saudosista, de uma pessoa que apagou o farol e só pensa no retrovisor. Como isto está longe de corresponder à verdade, decidi puxar esta conversa antes que o odor de naftalina tome conta e eu acabe como Arnaldo Baptista perguntando: "será que eu vou virar bolor?"
Falando em Baptista, recentemente vi uma entrevista com outro Mutante, o Sérgio, em que ele se dizia perplexo com o grau de culto ao passado de uma garotada que só sabia de querer vasculhar coisas de trinta anos atrás e desdenhava tudo que era feito na atualidade. Para ser sincero isto não é novo e sempre me incomodou bastante. Sempre estive curioso com as manifestações contemporâneas e não acredito que a criatividade esteja restrita a uma época especifica, seja esta qual for. Tinha amigos saudosos de um Woodstock que nunca tinham vivido e que até hoje escutam as mesmas bandas e pior, pensam rigorosamente igual há vinte anos atrás.
Acredito piamente que arte de verdade não tem prazo de validade. Tanto no cinema, nas artes plásticas, na música, na literatura, o que se torna universal vale em qualquer época, fica atemporal. Se lermos o "Satiricon" de Petrônio, "A Arte de Amar" de Ovídio podemos sentir o frescor do que foi escrito apesar de tanto tempo. Isto vale para "Cidadão Kane", "Boticelli", "Bosh", "Kafka" e "Eletric Ladyland" de Jimi Hendrix e todas as manifestações humanas que são um passo adiante em nossa condição.
Ficar restrito a uma época somente é restringir demais o campo de experimentação que é enorme. É obvio que os anos 60 / 70 foram mágicos para o Rock'n'Roll assim como os 40 /50 foram para o Jazz e por aí vai a coisa. Mas atenção: como dizia o profeta Muddy Waters: "Pedras que rolam não criam limo e se eu estou vivo quero mais é saber o que é que está rolando e para onde o vento está soprando".
Na verdade, o que escuto no dia a dia se divide em bastante Jazz (Be Bop, Cool Jazz, West Coast, Jazz Rock etc...), muita música atual que considero de boa qualidade (Ben Harper, Morphine, Radiohead, Stereolab, Portishead etc...) e o bom e velho Rock'n'Roll em seu apogeu.
Se a curiosidade matou mais de um gato, preciso colocar as barbas de molho, sou um investigador incurável e muitas vezes sou capaz de comprar um cd sem nunca ter ouvido nada, apenas para conhecer. Lixo sempre houve (concordo que o atual está irreciclável), e se não vamos selecionando por experiência e descartando o que não interessa, o preconceito costuma vencer e congelar nossa sensibilidade.
Hoje com a disponibilidade de catálogos enormes, as baixas tiragens, e o custo zero de produção dos relançamentos, a nostalgia virou um excelente negócio para as gravadoras. Acha-se de tudo, as coisas mais absurdas e inacreditáveis para todos os gostos. Lado B's, shows raros e muitos bônus tracks fazem a festa dos colecionadores. Não nego que fico maravilhado com as possibilidades (nunca foi tão fácil achar um titulo), mas sinto uma certa saudade de quando se esperava o impacto de um lançamento que muitas vezes não deixava pedra sobre pedra.
Não tem receita para este bolo, só a certeza que o tempo não para e se já passou muita água debaixo desta ponte, tenho certeza, que se tudo não desandar vem muito mais por aí. Como diria o Arnaldo: "eu quero é mais, eu quero é me afundar na lingerie!"
On The Road
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
A faixa definitiva do Motorhead não é "Ace of Spades" nem "Overkill", de acordo com Rob Halford
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Com orçamento apertado na atual turnê, Incantation pede comida aos fãs
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
Em biografia, atriz de Hollywood admite ter dispensado Brad Pitt por Sebastian Bach
Os 11 melhores letristas do black metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
Dave Mustaine: a história por trás de "The Four Horsemen"
A imensa diferença de tempo que o Metallica e Iron Maiden levam para se preparar para a turnê
Renato Russo compôs para Cássia Eller pensando em ícone do rock que Cássia não conhecia



Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Por que Mutantes não tocavam no Brasil todo nos anos 1970?



