On The Road - A criatividade não está restrita a uma época especifica
Por Cláudio Vigo
Postado em 29 de maio de 2001
Andei relendo algumas destas colunas que escrevi e cheguei a conclusão que poderia estar passando uma imagem saudosista, de uma pessoa que apagou o farol e só pensa no retrovisor. Como isto está longe de corresponder à verdade, decidi puxar esta conversa antes que o odor de naftalina tome conta e eu acabe como Arnaldo Baptista perguntando: "será que eu vou virar bolor?"
Falando em Baptista, recentemente vi uma entrevista com outro Mutante, o Sérgio, em que ele se dizia perplexo com o grau de culto ao passado de uma garotada que só sabia de querer vasculhar coisas de trinta anos atrás e desdenhava tudo que era feito na atualidade. Para ser sincero isto não é novo e sempre me incomodou bastante. Sempre estive curioso com as manifestações contemporâneas e não acredito que a criatividade esteja restrita a uma época especifica, seja esta qual for. Tinha amigos saudosos de um Woodstock que nunca tinham vivido e que até hoje escutam as mesmas bandas e pior, pensam rigorosamente igual há vinte anos atrás.
Acredito piamente que arte de verdade não tem prazo de validade. Tanto no cinema, nas artes plásticas, na música, na literatura, o que se torna universal vale em qualquer época, fica atemporal. Se lermos o "Satiricon" de Petrônio, "A Arte de Amar" de Ovídio podemos sentir o frescor do que foi escrito apesar de tanto tempo. Isto vale para "Cidadão Kane", "Boticelli", "Bosh", "Kafka" e "Eletric Ladyland" de Jimi Hendrix e todas as manifestações humanas que são um passo adiante em nossa condição.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Ficar restrito a uma época somente é restringir demais o campo de experimentação que é enorme. É obvio que os anos 60 / 70 foram mágicos para o Rock'n'Roll assim como os 40 /50 foram para o Jazz e por aí vai a coisa. Mas atenção: como dizia o profeta Muddy Waters: "Pedras que rolam não criam limo e se eu estou vivo quero mais é saber o que é que está rolando e para onde o vento está soprando".
Na verdade, o que escuto no dia a dia se divide em bastante Jazz (Be Bop, Cool Jazz, West Coast, Jazz Rock etc...), muita música atual que considero de boa qualidade (Ben Harper, Morphine, Radiohead, Stereolab, Portishead etc...) e o bom e velho Rock'n'Roll em seu apogeu.
Se a curiosidade matou mais de um gato, preciso colocar as barbas de molho, sou um investigador incurável e muitas vezes sou capaz de comprar um cd sem nunca ter ouvido nada, apenas para conhecer. Lixo sempre houve (concordo que o atual está irreciclável), e se não vamos selecionando por experiência e descartando o que não interessa, o preconceito costuma vencer e congelar nossa sensibilidade.
Hoje com a disponibilidade de catálogos enormes, as baixas tiragens, e o custo zero de produção dos relançamentos, a nostalgia virou um excelente negócio para as gravadoras. Acha-se de tudo, as coisas mais absurdas e inacreditáveis para todos os gostos. Lado B's, shows raros e muitos bônus tracks fazem a festa dos colecionadores. Não nego que fico maravilhado com as possibilidades (nunca foi tão fácil achar um titulo), mas sinto uma certa saudade de quando se esperava o impacto de um lançamento que muitas vezes não deixava pedra sobre pedra.
Não tem receita para este bolo, só a certeza que o tempo não para e se já passou muita água debaixo desta ponte, tenho certeza, que se tudo não desandar vem muito mais por aí. Como diria o Arnaldo: "eu quero é mais, eu quero é me afundar na lingerie!"
On The Road
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
A curiosa origem do nome artístico de Rafael Bittencourt, segundo o próprio
A atual opinião de Tarja Turunen sobre turnê de reunião com Nightwish e Marko Hietala
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Com ex-membros do Evanescence, We Are the Fallen quer retomar atividades
David Coverdale revela quem acabou com sua parceria com Jimmy Page
Serj Tankian diz que tentou sair do System Of A Down e que o grupo tentou outro vocalista
Charles Gavin, ex-Titãs, diz que fãs sempre cantaram errado letra de "Homem Primata"
Correios divulgam data do lançamento do selo comemorativo a Rita Lee
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
