RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Baixista do The Who lista quais foram suas melhores linhas de baixo: "Toco melhor ao vivo"

Para Tobias Forge (Ghost), Black Sabbath ia muito além do heavy metal

O baixista que foi chamado para tocar com Ozzy Osbourne e Jimmy Page ao mesmo tempo

Lisa Marie Presley foi convidada para gravar música do Megadeth, mas parceria não rolou

No início de carreira, Metallica era um "cover do Diamond Head"

Klaus Meine, do Scorpions, lamenta a perda de James Kottak; " É uma história muito triste"

O dia que centenas de coturnos de punks de SP foram embaralhados por tiras após dura

Tracii Guns aceitaria voltar ao Guns N' Roses para uma turnê? O próprio responde

O comentário que deixou Brian Johnson arrasado quando ele gravou o "Back in Black", do AC/DC

O álbum que Jimmy Page considerou que "apenas metade" dele ficou legal

Ian Anderson relembra por que recusou convite para o Jethro Tull tocar no Woodstock

O clássico do Metallica inspirado em filme que venceu o Oscar em cinco categorias

A resposta do baixista Paulo Jr sobre se chegou a pensar em deixar o Sepultura

A canção do Deep Purple inspirada em duas canções de Jimi Hendrix

5 álbuns que marcaram a vida de Michael Amott (Arch Enemy)


Bangers Open Air
Linkin Park

On The Road: Jorge Mautner e as Memórias do filho do KAOS

Por Cláudio Vigo
Postado em 29 de outubro de 2006

Certamente em uma noite de muitas estrelas um anjo torto destes que adora misturar chiclete com banana apontou seu violino decaído e disse vai ser Jorge vai ser gauche nesta vida. Que Jorge? O que traz o santo guerreiro junto com os abismos dos anjos caídos, A cultura apolínea, Européia e Germânica e os batuques da África ancestral. Falo de Jorge Mautner que acaba de lançar sua autobiografia infanto juvenil: "O filho do Holocausto-Memórias (1941-1958) onde com a mansidão de um regato escorrendo lenta a sombra de Heráclito relembra e esclarece a formação deste amálgama que torna possível uma ponte entre Heidegger e Araci de Almeida".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Mas o que tem o personagem em questão a ver com o Rock n roll? Aparentemente nada, mas na verdade tudo. Desde Louis Jordan dando seus gritinhos em falsete, desde Little Richard desmunhecan- do com Lucille. Desde Elvis mostrando que um branco caipira podia ser negro que o rock sempre foi o terreno soberano da mistura. Ponte entre culturas disparatadas, hoje mainstrean, máquina de clones de rebeldia pré fabricada, mas nem sempre foi assim, houve uma época em que as coisas se transformaram no limite e nada mais foi o mesmo, só com três acordes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Quando estreou na literatura com o mitológico "Deus da chuva da morte" em 62, que ganhou o Premio Jabuti de revelação, ano do meu nascimento, causou profundo estra- nhamento com uma escritura que era capaz de cortar feito navalha assim como ter a superficialidade do santo ridículo. Desde adolescente sou leitor e ouvinte de Mautner e posso afirmar que este é seu livro mais formalmente "normal" ao mesmo tempo em que também o mais esclarecedor dos percursos e toda a ambiência de formação deste personagem tão singular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Profeta limítrofe toma partido na eterna luta dos nazismos internos e externos e aponta o norte de um eterno presente, mesmo que reflexo de memórias (sonhos de passado), oceanografia ante tédio, hedonista, mas compromissada com a evolução da raça (humana demasiadamente humana). Memória de uma vida turbulenta, subterrânea, mas sempre buscando o sol, mesmo que esse fosse aquele gélido da meia noite, Uma vida sem comedimento, com pudores mais éticos que estéticos. Quem de nós (fora o Gentileza) se autodenomina profeta? Antena da raça? O ridículo (de Kierkegaard) sempre próximo, fazendo o contraponto entre a sintonia, o biscoito fino para as massas e o desafino de fato e de direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Mas e o livro? È muito bom... o encontro com outro mito pessoal meu (Flavio de Carvalho) foi revelador e confirmador. Um Atlas de surpresas e afetos. Deve ter doido nas entranhas remexer, vale uma sessão de psicanálise em público.

Com certeza uma meia dúzia deve estar perguntando: O que este mané está falando sobre tudo isso em um site onde impera o metal pesado (assim como a espada de Jorge), o barulho e o rock industrial. Pois é, mas a revolta transformadora pode ter a leveza do Tai Chi Chuan, do samba de Ismael Silva e misturar é preciso. Abrir corações, cabeças e mentes nestes tempos onde se sabe tudo sobre o parafuso, mas se esquece o sentido da máquina. Se manter à margem, periférico como uma esquiva de karatê, sem perder o senso e a leveza. Cara, muito pouca coisa na vida é novidade e tem gente que até acredita que a história se repete em ciclos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Viagem pouca é bobagem? Mas fora isso o que resta? Só sei que tá nas livrarias e é o inventário de percurso de uma das mentes mais despudoradamente originais e sem medo deste nosso circo de convenções. Dá uma lida, a edição tá caprichada e você pode perceber que uma linha reta nunca liga dois pontos necessariamente.

Se te incomodar como este texto agora, tá ótimo. Boa viagem!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

On The Road

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Cláudio Vigo

Da safra de 62 , Claudio Vigo ganha a vida com a poesia, o jazz e o rock n roll. Paga as contas como arquiteto.
Mais matérias de Cláudio Vigo.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS