Manowar: o dia em que a banda arregou pro Twisted Sister

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do jornalista Dave Ling
Enviar correções  |  Comentários  | 

Você sabia que, em 1983, o TWISTED SISTER desafiou os auto-proclamados ‘reis do metal’ para uma briga de rua em Londres? Seria, como a jornalista Mayra Dias Gomes chama, um ‘rock tale’? O departamento de historiadores do WHIPLASH.NET vasculhou os anais (sem referências) da história e foi a fundo nos fatos.

953 acessos"True-metal" comercial?: É porque você não conhece Manowar!5000 acessosTony Iommi: opiniões sobre Dio, Rhoads e Halford

Tudo começou – ou teria começado, como queiram – quando o Manowar teria se referido ao grupo de Dee Snider como ‘bichinhas de maquilagem’ em uma entrevista. A opinião pública voltou-se a favor do TS quando eles lançaram um desafio ao MANOWAR e ao HANOI ROCKS, que segundo consta, também teria feito comentários depreciativos sobre a banda de Nova Iorque através da mídia impressa. O TWISTED SISTER intimou seus rivais para aparecerem na Covent Square de Londres para um fecha. Na semana anterior ao lançamento do duelo, Snider botou pilha na pressão, dizendo que o ex-colega do baixista Mark ‘The Animal’ Mendoza na banda DICTATORS, Ross ‘The Boss’, então guitarrista do MANOWAR, era ‘apenas um gordinho do (bairro nova-iorquino) do Bronx. Ninguém no TWISTED SISTER pesa menos de 90 kilos, somos caras grandes da rua’ (seja lá o que isso queira dizer).

Infelizmente, nenhuma das duas bandas apareceu, a não ser por Dee Snider, sozinho, portando um megafone, que ele apontava para cestas de lixo enquanto perguntava: ‘Hanoi Rocks, vocês estão aqui?’

Em certo momento, ele entrou num banheiro público feminino para ver se o MANOWAR estava se escondendo lá, episódio esse que a revista inglesa SOUND chegou a documentar fotograficamente e publicar. Às 02h47min da tarde, o TWISTED SISTER declarou-se vencedor por W.O., definindo seus oponentes como ‘escória de galinhas da terra’. Era o tipo de publicidade que o dinheiro não pode comprar.

Mas e se o HANOI ROCKS ou o MANOWAR tivesse aparecido, o TWISTED SISTER teria mantido a panca? ‘Ouça’, disse então Jay Jay (French, guitarrista do TS). ‘Você não traz uma faca prum tiroteio, isso era um princípio. Ross the Boss fez essas declarações estúpidas, e mesmo Mendoza disse que teria estapeado a cara da porra do idiota se ele tivesse aparecido. Então nós somos ‘false Metal’, somos? Cai dentro cuzão… aquela banda é o Spinal Tap.’

Dee Snider, Terry Hulk Hogan e Mark Mendoza
Dee Snider, Terry Hulk Hogan e Mark Mendoza

Em 2006, o vocalista do MANOWAR, ERIC ADAMS, comentou o episódio, que ele nega ter ocorrido. Em entrevista ao site Critical Mass, ele tentou clarear a história:

Critical Mass: De acordo com a biografia oficial do TWISTED SISTER...

Eric: Haha! Eu sei o que vem por aí, eu sei o que vem por aí (risos).

Critical Mass: …rumores dão conta que o TWISTED SISTER desafiou vocês, MANOWAR e o HANOI ROCKS para uma briga em 1983 – foi no Reino Unido?

Eric: (Rindo feito um louco) Eis o que rolou. Nessa época eu acho que o TWISTED SISTER precisava de um pouco de publicidade – isso nunca aconteceu (risos), eu nunca encontrei com aqueles caras! Eu não sei do que eles estão falando. A palavra apropriada aqui é ‘boato’, mas é um dos bons – tem rolado por anos!

Critical Mass: Mas, Ross the Boss e Animal (Twisted Sister) não eram amigos na época?

Eric: Sim, eram. Eu acho que ainda são! Na verdade, eu acho que ele esteve em alguns de nossos shows. Isso torna a coisa toda realmente estúpida (risos).

Manowar pronto pra guerra
Manowar pronto pra guerra

No que diz respeito à amizade de Ross e Mendoza, a questão é um pouco mais complicada e obscura. Mark Mendoza é, além de músico, um caçador de recompensas licenciado oficialmente pelo estado de Nova Iorque. Ou seja, além de seu respeitável porte físico, ele tem permissão para perseguir, investigar, caçar, prender e algemar fugitivos da justiça. Mark também é conhecido por seu temperamento nada ‘zen’ e em algum dado ponto dos anos 70, dividiu um apartamento com Ross, e relatos apontam pra total intolerância de Mendoza em relação a barulho por parte do colega, o que obrigava o guitarrista do MANOWAR a dormir no capacho da porta de entrada caso ele chegasse muito tarde e Mandoza já estivesse dormindo.

Patacoada? Treta? Publicidade? Você decide. A história toda pode ser checada no THE OFFICIAL TWISTED SISTER BOOK (lembre-se que ‘a história é escrita pelos vencedores’).

Outras referências coletadas para esse artigo são tiradas do site do jornalista britânico Dave Ling, um decano das publicações inglesas de rock, e que pode ter sua obra esmiuçada no site:
http://www.daveling.co.uk

O site sueco Critical Mass, de onde o trecho com Eric Adams foi transcrito, pode ser acessado na url:
http://criticalmass.se

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 02 de março de 2011
Post de 07 de junho de 2012
Post de 08 de março de 2013
Post de 01 de maio de 2015

Manowar, Joan Jett e outrosManowar, Joan Jett e outros
Gravando Rap antes do New Metal?

953 acessos"True-metal" comercial?: É porque você não conhece Manowar!1145 acessosManowar: Ross The Boss se junta ao The Rods0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Manowar"

ManowarManowar
O dia em que a banda arregou pro Twisted Sister

Manowar, Joan Jett e outrosManowar, Joan Jett e outros
Gravando Rap antes do New Metal?

SlipknotSlipknot
Corey Taylor elogia Justin Bieber em vídeo

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Manowar"0 acessosTodas as matérias sobre "Twisted Sister"

Black SabbathBlack Sabbath
Iommi fala sobre Dio, Randy Rhoads e Rob Halford

MayhemMayhem
Banda levou restos humanos pro palco na França

Alice In ChainsAlice In Chains
Publicada a última foto de Staley com vida?

5000 acessosAntes do Black Sabbath: as 50 músicas mais pesadas do rock5000 acessosOzzy Osbourne: "o morcego era quente e crocante"5000 acessosHeavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capas4721 acessosMastodon: Brent Hinds esculpiu um pênis gigante de madeira5000 acessosAlice In Chains: Layne Staley quase assumiu vocal do Audioslave4741 acessosPearl Jam: Jeff Ament quase optou por ser jogador de basquete

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online