2020: 50 músicos ligados ao rock e ao metal que morreram neste ano
Por Igor Miranda
Postado em 29 de dezembro de 2020
Diversos ídolos do rock e do metal nos deixaram em 2020, ano marcado pela pandemia do novo coronavírus. Músicos de diferentes perfis morreram por distintas causas ao longo dos últimos 12 meses - alguns deles, inclusive, por complicações geradas pela própria Covid-19.
A lista a seguir reúne 50 músicos ligados ao rock e ao metal que morreram em 2020. Veja abaixo.
Neil Peart
O ano de 2020 começou com a triste notícia da morte de Neil Peart. O lendário baterista do Rush faleceu no dia 7 de janeiro de 2020, aos 67 anos, devido a um câncer no cérebro.
Sean Reinert
O baterista Sean Reinert, conhecido por seu trabalho com o Cynic e por ter gravado o álbum "Human" (1991), do Death, faleceu no último dia 24 de janeiro, aos 48 anos. A causa não foi revelada oficialmente, mas teria relação com problemas cardíacos.
Reed Mullin
Outro baterista nos deixou no primeiro mês de 2020: Reed Mullin, que integrava o Corrosion Of Conformity e havia feito parte de outros projetos, como o Teenage Time Killers. O músico faleceu em 27 de janeiro, aos 53 anos. A causa não foi revelada oficialmente, embora seja de conhecimento público que ele tinha diversos problemas de saúde.
Josh Pappé
O baixista Josh Pappé, conhecido por seus trabalhos com o D.R.I. e o Gang Green, faleceu no dia 31 de janeiro, aos 53 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Andy Gill
Guitarrista do Gang of Four e produtor de bandas como Red Hot Chili Peppers e Therapy?, o músico Andy Gill nos deixou em 1° de fevereiro de 2020, aos 64 anos. Oficialmente, ele morreu devido a falência múltipla dos órgãos e pneumonia, mas há suspeitas de que ele tenha sido uma das primeiras vítimas de Covid-19, pois fez turnê pela China em novembro de 2019.
Cargê
Carlos Geraldo da Silva, mais conhecido como Cargê, nos deixou no dia 6 de março deste ano, aos 73 anos. Ele tratava um câncer no pâncreas, mas não resistiu às complicações. Cargê era o baixista e segundo vocalista do Casa das Máquinas em suas formações iniciais. Com a banda, ele gravou o álbum autointitulado em 1974 e o sucessor "Lar de Maravilhas", no ano seguinte, quando ele também saiu do grupo.
Jason Rainey
Em 16 de março deste ano, o guitarrista Jason Rainey morreu aos 53 anos, vítima de ataque cardíaco. O músico foi um dos fundadores do Sacred Reich, ficando de 1985 até 2000, quando a banda se desfez. Ele voltou com a reunião do grupo, em 2006, e ficou até 2019, quando foi substituído por Joey Radziwill.
Bill Rieflin
Dono de um currículo enorme, o baterista Bill Rieflin nos deixou em 24 de março deste ano, aos 59 anos, de câncer. Além de integrar o King Crimson desde 2013, Rieflin tocou com nomes do porte de Ministry, King R.E.M., KMFDM, Nine Inch Nails, entre outros.
Alan Merrill
No dia 29 de março, morreu Alan Merrill, vocalista e guitarrista da banda The Arrows, aos 69 anos, em decorrência da Covid-19. O músico é lembrado, especialmente, por ter composto a música "I Love Rock 'n' Roll", que ficou famosa nas vozes de Joan Jett e de Britney Spears.
Adam Schlesinger
O vocalista e multi-instrumentista Adam Schlesinger, da banda Fountains of Wayne, morreu em 1° de abril, aos 52 anos, devido a complicações causadas pela Covid-19. Além do trabalho de sua banda principal, ele atuava como produtor e compositor, sendo o autor da música "That Thing You Do", do filme "The Wonders - O Sonho Não Acabou".
John Prine
Lendário nome do country/folk, John Prine nos deixou em 7 de abril, aos 73 anos, também por complicações decorrentes do novo coronavírus. Citado como influência para artistas do porte de Bob Dylan, Johnny Cash, Roger Waters e Kris Kristofferson, John Prine lançou 18 álbuns de estúdio no total - o último, "The Tree of Forgiveness", saiu em 2018.
Moraes Moreira
Gigante da música brasileira, Moraes Moreira faleceu em 13 de abril, aos 72 anos, de infarto. O artista fez história com os Novos Baianos, uma das bandas mais importantes do Brasil na década de 1970, que misturava rock e gêneros típicos nacionais. Depois, firmou-se em uma ativa carreira solo.
Matthew Seligman
Conhecido nos segmentos da new wave e post-punk da década de 1980, o baixista Matthew Seligman nos deixou em 17 de abril, aos 64 anos. O músico que tocou com The Soft Boys, Thompson Twins e David Bowie faleceu após sofrer um AVC enquanto estava internado com o novo coronavírus.
[an error occurred while processing this directive]Derek Jones
Derek Jones, guitarrista da banda de post-hardcore Falling in Reverse, morreu em 21 de abril, aos 35 anos. A causa não foi informada.
Ciro Pessoa (Titãs)
A Covid-19 provocou mais uma baixa na música, agora no Brasil: Ciro Pessoa, membro da formação inicial dos Titãs, faleceu em 5 de maio, aos 62 anos. O artista, que ficou na banda até 1984, tratava um câncer quando contraiu o novo coronavírus.
Brian Howe
Vocalista do Bad Company entre 1986 e 1994, Brian Howe sofreu uma parada cardíaca e morreu em 6 de maio, aos 66 anos. No fim de abril, ele sofreu um acidente de trânsito que lhe deixou com as costelas quebradas.
Little Richard
O arquiteto do rock and roll não está mais entre nós. Little Richard faleceu em 9 de maio, aos 87 anos, em decorrência de um câncer ósseo. O artista, um dos pioneiros do estilo, não se apresentava ao vivo desde 2014.
[an error occurred while processing this directive]Jorge Santana
O guitarrista Jorge Santana, irmão de Carlos Santana, faleceu em 14 de maio, aos 68 anos. Sua morte foi explicada oficialmente como sendo derivado de "causas naturais".
Bob Kulick
Famoso guitarrista de estúdio e produtor, Bob Kulick nos deixou em 28 de maio, aos 70 anos. A causa demorou a ser revelada, mas acabou sendo divulgada: problemas cardíacos. O músico trabalhou com Kiss, W.A.S.P., Paul Stanley, Meat Loaf, Doro e vários outros.
Joey Image
Vitimado por um câncer no fígado, o baterista Joey Image, que fez parte do Misfits entre 1978 e 1979, morreu aos 63 anos, no dia 1° de junho.
Steve Priest
Baixista e co-fundador do Sweet, Steve Priest nos deixou em 4 de junho deste ano. O músico tinha 72 anos e a causa de sua morte não foi divulgada. Com a partida de Priest, o guitarrista Andy Scott se tornou o único membro da formação clássica do Sweet ainda vivo.
Paul Chapman
Paul Chapman, que foi guitarrista de bandas como UFO, Skid Row (na versão irlandesa) e Waysted, faleceu em 9 de junho. O músico tinha 66 anos e a causa de sua partida não foi revelada.
Charlie Daniels
Gigante do country/southern rock, Charlie Daniels nos deixou em 6 de julho. O músico, de 83 anos, sofreu um AVC hemorrágico e não resistiu.
Jamie Oldaker
No dia 14 de julho, morreu o baterista Jamie Oldaker, conhecido pelos trabalhos com Eric Clapton, Ace Frehley, Peter Frampton, Stephen Stills e vários outros. O músico de 68 anos sucumbiu a um câncer não especificado.
Peter Green
A mente por trás dos primeiros anos do Fleetwood Mac, o vocalista e guitarrista Peter Green faleceu em 25 de julho deste ano. Com 73 anos de idade, o músico morreu enquanto dormia. A causa não foi revelada.
Renato Barros
O nome por trás do Renato e Seus Blue Caps nos deixou em 2020. Renato Barros, vocalista e guitarrista, faleceu em 28 de julho, aos 76 anos, após passar dias internado devido a um problema cardíaco.
Steve Holland
Último sobrevivente da formação clássica do Molly Hatchet, o guitarrista Steve Holland, que tocou com a banda entre 1974 e 1984, morreu no dia 2 de agosto, aos 66 anos. O músico foi mais uma vítima da Covid-19.
Tony Costanza
Em 4 de agosto, aos 52 anos, morreu Tony Constanza, baterista da primeira formação do Machine Head. O instrumentista também fez parte do Crisis e do Crowbar. A causa não foi revelada.
Martin Birch
Um dos maiores produtores da história do hard rock e heavy metal, Martin Birch nos deixou em 9 de agosto, aos 71 anos. A causa não foi informada. Birch produziu álbuns de bandas como Iron Maiden (todos entre "Killers" e "Fear of the Dark"), Black Sabbath, Deep Purple, Fleetwood Mac, Rainbow, Whitesnake, Jeff Beck, entre outros. Ele estava aposentado desde a década de 90.
Pete Way
Lendário baixista do UFO, Pete Way faleceu em 14 de agosto, aos 69 anos. Ele não resistiu a lesões causadas por um acidente, dois meses antes de sua morte. Way também tocou com o Waysted e Ozzy Osbourne, entre outros projetos.
Frankie Banali
Morreu, aos 68 anos, em 21 de agosto, um dos bateristas mais famosos do hard rock dos anos 80. Frankie Banali, do Quiet Riot, batalhou contra um câncer no pâncreas, mas infelizmente a doença foi fatal. Além de sua banda de origem, Banali tocou com W.A.S.P., Billy Idol, Faster Pussycat e Steppenwolf, entre outros.
Jack Sherman
Jack Sherman, guitarrista do autointitulado primeiro álbum do Red Hot Chili Peppers, morreu em 21 de agosto, aos 64 anos. A causa não foi revelada. Sherman ocupou entre 1984 e 1985 a vaga de Hillel Slovak, músico da formação original, que teve uma breve saída do Red Hot para se dedicar a outra banda, o What Is This?.
Walter Lure
Guitarrista da banda de Johnny Thunders, o The Heartbreakers, Walter Lure nos deixou em 22 de agosto. Vitimado por um câncer no fígado, ele tinha 71 anos. Embora tenha se tornado corretor de ações em Wall Street após o trabalho com Thunders, Lure seguiu envolvido com a música, participando de "Subterranean Jungle" e "Too Tough to Die", álbuns dos Ramones.
Riley Gale
Em 24 de agosto, com apenas 34 anos, Riley Gale nos deixou. O vocalista do Power Trip, banda revelação do thrash metal, não teve a causa de sua morte revelada.
Sid McCray
Primeiro vocalista do Bad Brains, Sid McCray faleceu em 9 de setembro, aos 63 anos. A causa da morte do cantor, que também se envolveu com projetos de jazz, não foi divulgada.
Lee Kerslake
Outro grande baterista do hard rock e heavy metal nos deixou em 2020. Trata-se de Lee Kerslake, músico do Uriah Heep e da formação original da banda solo de Ozzy Osbourne. Ele, que tinha 73 anos, lutou contra um câncer terminal que começou na próstata, mas espalhou-se para o restante do corpo.
Brent Young
Primeiro baixista do Trivium, Brent Young faleceu em 26 de setembro, aos 37 anos. A causa não foi informada. Young co-fundou a banda em 1999, ao lado do baterista Travis Smith, e a integrou até 2004. Ele gravou o álbum "Ember to Inferno", de 2003.
Eddie Van Halen
Uma das mortes mais pesquisadas no Google em 2020 foi a de Eddie Van Halen. O revolucionário da guitarra e líder da banda Van Halen faleceu em 6 de outubro, aos 65 anos, devido a complicações causadas por um câncer no pulmão.
Juarez Távora
Músico bastante conhecido no underground brasileiro, Juarez Távora, o Tibanha, nos deixou em 11 de outubro, aos 48 anos, devido a problemas cardíacos. O vocalista e baixista fez parte do Cirrhosis e do Scourge e de um tributo ao Sarcófago que trazia ex-membros da banda, como o baterista Manu Joker (Uganga), o baixista Gerald Incubus e o guitarrista Fábio Jhasko.
Gordon Haskell
O vocalista e baixista Gordon Haskell, notável por ter integrado o King Crimson e vários outros projetos, além de uma prolífica carreira solo, faleceu em 16 de outubro. O músico, de 71 anos, sofria de um câncer em região não especificada.
Tony Lewis
Frontman do The Outfield, banda de enorme destaque na década de 1980, o músico Tony Lewis faleceu em 19 de outubro, aos 62 anos. A causa não foi informada.
Spencer Davis
Na mesma data em que Tony Lewis, 19 de outubro, morria um dos músicos mais importantes do rock na década de 60: Spencer Davis. Ele não resistiu a complicações causadas por uma pneumonia - não foi revelado se ele contraiu Covid-19. Líder de sua própria banda, o Spencer Davis Group, o artista foi o responsável por revelar ao mundo o guitarrista Steve Winwood.
Ken Hensley
Importante tecladista do hard rock setentista, Ken Hensley faleceu em 4 de novembro, aos 75 anos. A causa não foi informada. Hensley integrou o Uriah Heep desde a fundação da banda, em 1969, até o ano de 1980. Ele também trabalhou com o Blackfoot, John Lawton, John Wetton, entre outros.
Bones Hillman
Baixista do Midnight Oil, Bones Hillman não resistiu às complicações de um câncer e nos deixou em 7 de novembro, aos 62 anos. O músico entrou para a banda em 1987, após ter tocado com grupos da Nova Zelândia, como o The Swingers. Dias antes da morte de Hillman, o Midnight Oil lançou seu primeiro álbum em quase duas décadas: "The Makarrata Project".
Vanusa
Aos 73 anos, em 8 de novembro, morria de insuficiência respiratória a cantora Vanusa. Notável na MPB, a artista flertou com o rock e até a psicodelia, especialmente entre as décadas de 60 e 70.
Bruno Pompeo
Músico de renome no underground nacional, Bruno Pompeo nos deixou em 24 de novembro, aos 42 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Pompeo fazia parte do Voodoopriest desde 2012, como baixista, além de assumir a função de vocalista a partir de 2018. Ele também integrou o Aggression Tales e fez trabalhos de produção musical.
Jason Slater
Em decorrência de problemas hepáticos, morreu aos 49 anos, em 9 de dezembro, o músico Jason Slater. Inicialmente notável pelo trabalho como baixista do Third Eye Blind, Slater também se destacou produzindo álbuns recentes do Queensryche, além de trabalhos do Enemy (com Troy Van Leeuwen), Microdot (com George Lynch), entre vários outros.
Sean Malone
Outra baixa no Cynic: após a morte do baterista Sean Reinert, que desde 2015 estava fora da banda, 2020 também foi o ano em que o baixista Sean Malone nos deixou. O músico de 50 anos faleceu em 10 de dezembro. A causa não foi revelada.
Paulinho
Paulo Cesar Santos, o Paulinho, vocalista e percussionista da banda Roupa Nova, morreu em 14 de dezembro, aos 68 anos. O cantor contraiu o novo coronavírus pouco tempo após ter realizado um transplante de medula óssea, como parte de um tratamento contra um linfoma.
Leslie West
Lendário vocalista e guitarrista do Mountain, Leslie West nos deixou no dia 23 de dezembro, com 75 anos de idade. O artista sofreu uma parada cardíaca dois dias antes de falecer, sendo internado em seguida, mas não foi possível reverter o quadro.
Além dos 50 citados, vários outros nomes notáveis do rock e metal - ou até de outros estilos, mas reconhecidos pelos fãs do segmento - nos deixaram em 2020. Mais alguns serão mencionados a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps