Peter Green: lendário ex-guitarrista do Fleetwood Mac morre aos 73 anos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

O guitarrista e vocalista Peter Green, conhecido por ser um dos fundadores do Fleetwood Mac, morreu aos 73 anos. A informação foi confirmada por meio de um comunicado, divulgado por sua família.

Lemmy Kilmister: A opinião da lenda sobre Sharon Osbourne e Iron Maiden

Metallica: as extravagâncias da banda para tocar no Rock in Rio

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"É com muita tristeza que a família de Peter Green anuncia sua morte, ocorrida neste fim de semana, pacificamente, enquanto dormia. Informações adicionais serão divulgadas nos próximos dias", diz o texto, que não revela a causa da morte.

O Fleetwood Mac foi criado em 1967 por Peter Green, recém-saído do John Mayall & the Bluesbreakers, junto do baterista Mick Fleetwood. A formação foi completa pelo guitarrista Jeremy Spencer e pelo baixista Bob Brunning - substituído rapidamente por John McVie, que Green e Fleetwood queriam na banda desde o início.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A passagem de Peter Green pelo Fleetwood Mac foi rápida, pois saiu em 1970, em meio ao vício em drogas e problemas de saúde mental - foi diagnosticado com esquizofrenia. Retornou rapidamente em 1971, apenas para substituir Jeremy Spencer em uma turnê. Com ele, o Fleetwood Mac lançou seus três primeiros álbuns: "Fleetwood Mac" (1968), "Mr. Wonderful" (1968) e "Then Play On" (1969). Com John Mayall, ele gravou o disco "A Hard Road" (1967).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já em carreira solo, Green produziu alguns discos, especialmente entre o fim dos anos 70 e início da década de 80, como "Little Dreamer" (1980) e "White Sky" (1982). Tocou, ainda, em uma série de projetos, como o Peter Green Splinter Group, já nos anos 90 e 2000, entre outros trabalhos e colaborações.

O músico é considerado um dos mais influentes da década de 60 e do blues rock como um todo, tendo inspirado diversos guitarristas naquele período e no futuro. Em fevereiro deste ano, ele chegou a ser homenageado com um show-tributo no London Palladium, em Londres, Inglaterra, com participações de Steven Tyler (Aerosmith), Kirk Hammett (Metallica), Billy Gibbons (ZZ Top), David Gilmour (Pink Floyd), Pete Townshend (The Who) e Noel Gallagher (Oasis), entre outros.

Peter Green: David Gilmour, Steven Tyler, Kirk Hammett e outros se reúnem em tributoPeter Green
David Gilmour, Steven Tyler, Kirk Hammett e outros se reúnem em tributo




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Lemmy Kilmister: A opinião da lenda sobre Sharon Osbourne e Iron MaidenLemmy Kilmister
A opinião da lenda sobre Sharon Osbourne e Iron Maiden

Metallica: as extravagâncias da banda para tocar no Rock in RioMetallica
As extravagâncias da banda para tocar no Rock in Rio


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280