Morre Andy Gill, guitarrista do Gang of Four e produtor
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter
Postado em 01 de fevereiro de 2020
Andy Gill, guitarrista da banda Gang of Four, morreu, neste sábado (1°), aos 64 anos. A informação foi confirmada pela banda, em suas redes sociais.
De acordo com a publicação, Andy Gill faleceu em decorrência de uma "curta doença respiratória". Ele estava internado em um hospital na cidade de Londres, na Inglaterra, mas sucumbiu ao problema de saúde.
"É muito difícil para nós escrever sobre isso, mas nosso grande amigo e líder supremo morreu hoje. A última turnê de Andy em novembro foi a única forma que ele poderia realmente sair de cena: com uma Stratocaster em volta de seu pescoço, gritando com feedback e deixando os fãs na grade ensurdecidos", diz a nota.
Veja o comunicado na íntegra, em inglês:
Formado em 1976, o Gang of Four é uma das bandas mais importantes do chamado post-punk do Reino Unido. Andy Gill era o guitarrista, vocalista, líder e único integarnte original da banda, que era completa por Thomas McNeice (baixista, desde 2008), John "Gaoler" Sterry (vocalista e percussionista, desde 2012) e Tobias Humble (baterista, desde 2016).
O álbum mais recente do Gang of Four foi "Happy Now", lançado em abril de 2019 por meio do próprio selo de Andy Gill, a Gillmusic.
Além de liderar o Gang of Four, Andy Gill era notável por sua atuação como produtor musical. Ele já trabalhou com bandas como Red Hot Chili Peppers, The Jesus Lizard, Bis, Killing Jokes, Therapy?, Young Knives, Michael Hutchence (INXS) e Fight Like Apes, entre outros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps