Antes de alcançar a fama, Iron Maiden recebia 30 libras por semana, diz Steve Harris
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de janeiro de 2026
Mundialmente reconhecido como um dos maiores nomes da história do heavy metal, o Iron Maiden nem sempre representou segurança financeira para seus integrantes. Antes de alcançar projeção internacional, a banda passou anos tocando de forma constante, enfrentando as limitações típicas de um grupo em início de carreira, sem estabilidade econômica ou qualquer garantia de retorno financeiro.
Iron Maiden - Mais Novidades
Esse cenário começou a mudar apenas após um longo período de persistência. Foram necessários quatro anos de esforço contínuo até que o Iron Maiden finalmente assinasse seu primeiro contrato com a EMI, passo decisivo para a profissionalização da banda. Ainda assim, mesmo diante dessa conquista, o momento foi encarado com cautela pelo baixista - e membro fundador - Steve Harris.
Durante entrevista concedida à Metal Hammer, Steve Harris relembrou que, naquela fase, a assinatura do contrato não trouxe qualquer sensação imediata de segurança ou prosperidade. Segundo o músico, a realidade financeira do grupo seguia bastante modesta.
"Lembro-me de entrar no escritório da EMI e pensar: 'Será que vamos mesmo conseguir construir uma carreira com isso? Será que vamos ganhar dinheiro com isso?'. Porque a gente ganhava só 30 libras por semana, ou algo assim."
O acordo com a gravadora, naturalmente, representava um avanço importante. No entanto, Harris destacou que a banda evitou qualquer tipo de acomodação, adotando uma postura pragmática em relação ao futuro.
"Mas a gente não pensou: 'Pronto, agora conseguimos'. Pensamos: 'Temos que tentar construir algo sólido para que eles não se livrem de nós depois de três álbuns'."
A relação entre o Iron Maiden e a EMI se estendeu por décadas. A parceria se encerrou em 2013, quando a banda passou a lançar seus discos pela Parlophone (adquirida pela Warner no mesmo ano).
O Iron Maiden está celebrando meio século de história, por meio da "Run for Your Lives". A turnê passará por São Paulo no próximo mês de outubro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
Roger Waters conta como "Hey You" entrou em "The Wall" na última hora e mudou o lado 3
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo

É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações

Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Aposentadoria? Em 2025, Dave Murray demonstrou entusiasmo com o Iron Maiden
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
David Crosby diz que Iron Maiden é "barulho" e toma resposta de famoso guitarrista


