O bizarro campeonato de futebol entre sósias de Raul Seixas, Elvis Presley e Bob Marley
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de janeiro de 2026
Durante os anos 1990, as redações de cultura em São Paulo eram territórios férteis para histórias improváveis. Entre pautas sérias e fechamentos tensos, surgiam ideias que dificilmente passariam hoje por qualquer manual de redação. Algumas dessas histórias sobreviveram para nossa alegria.
Uma dessas bizarrices foi contada por Sergio Martins em entrevista ao André Barcinski, publicada no canal de Barcinski no YouTube. O episódio gira em torno de uma pauta absolutamente surreal: um campeonato de futebol envolvendo sósias de Raul Seixas, Elvis Presley e Bob Marley.

Segundo Sérgio Martins, tudo começou quando Paulo Cavalcante - conhecido nas redações pelo apelido carinhoso de Alderabinha - apareceu dizendo ter encontrado um time de futebol formado por sósias de Elvis Presley. A ideia rapidamente escalou quando Barcinski sugeriu transformar aquilo em algo maior: um confronto entre sósias de Elvis e Raul. O problema era convencer Alderabinha a executar a pauta, já que, como lembrou Martins, "quando ele não queria fazer uma coisa, ele simplesmente não fazia".
A situação ficou ainda mais caótica quando decidiram ampliar o projeto para um triangular, incluindo também um suposto time de sósias de Bob Marley. A solução encontrada foi típica de redação dos velhos tempos: improviso total. A missão de montar o time jamaicano envolveu a Galeria do Rock, dreadlocks emprestados e uma boa dose de criatividade jornalística. Enquanto isso, colegas ligavam fingindo ser sósias de Raul Seixas para pressionar Alderabinha e "salvar" a matéria.
O clímax veio quando Alderabinha, acreditando ter conseguido um feito histórico, saiu correndo pela redação aos gritos anunciando que finalmente tinha encontrado um time de sósias do Raul. O detalhe é que tudo não passava de uma grande armação interna, coroada por um fax falso, assinado por uma inexistente "Sociedade Amigos do Raul Seixas Limitada Forever Speak", com direito a endereço propositalmente errado.
Na mesma entrevista, Sérgio Martins ainda relembra outro episódio envolvendo o universo raulseixista, quando Alderabinha acabou na casa de um presidente de fã-clube que dizia incorporar o espírito de Raul Seixas. Segundo o jornalista, havia gravações do momento, com "diálogos do além" interrompidos por pausas estratégicas para o anfitrião ir ao banheiro e voltar ainda mais inspirado. Histórias que ajudam a entender por que certas pautas nunca saem do folclore das redações - mas seguem vivas na memória de quem estava lá.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Guitarrista do Accept diz que quem sai da banda "geralmente desaparece"
Rock Life: O sósia de Blackmore que quase tocou com o Purple
A impagável reação de Raul Seixas após tomar sopa de letrinhas da Xuxa
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Raul Seixas: cadáver do cantor não havia se decomposto até 2012, segundo biógrafo
As aventuras de Raul Seixas na academia: "Sapato, meia social e bermuda agarradinha"


