Rock e Heavy Metal - lançamentos e outras novidades - Fevereiro de 2023
Abaixo, os últimos lançamentos de singles, álbuns e clipes de bandas de Rock e Heavy Metal do Brasil e do exterior, atualizados diariamente, notas de assessoria de imprensa e enviadas pelas bandas. Apoie compartilhando em suas redes. Saiba como enviar seus lançamentos para divulgação.

Tito Falaschi lança Maiden Folk, projeto acústico com releituras do Iron Maiden
Produtor e vocalista lança versões de Blood Brothers, Wasted Years e Hallowed Be Thy Name, apresentando uma homenagem inovadora à Donzela de Ferro com interpretações acústicas sofisticadas de clássicos da icônica banda britânica.
Tito Falaschi, renomado produtor, vocalista e músico, está lançando Maiden Folk, um projeto acústico inovador que homenageia o Iron Maiden de uma maneira única e emocionante. Com uma trajetória consolidada no heavy metal e na produção musical refinada, Tito traz uma abordagem sensível e artística às canções da icônica banda britânica, criando versões acústicas sofisticadas de seus maiores clássicos. Tito sempre demonstrou em entrevistas seu fanatismo pelo Maiden desde criança e agora reforça seu amor pela banda com o Maiden Folk e oferece uma versão autêntica e emocionante das canções que marcaram gerações.
Com 12 faixas escolhidas com carinho, o trabalho trará canções icônicas do Iron Maiden, todas rearranjadas de forma a manter o espírito épico e a energia da banda, ao mesmo tempo em que adiciona uma nova dimensão à experiência sonora. Tito lançará três faixas por semana até completar as doze mencionadas anteriormente. As releituras propõem uma imersão profunda no legado do Iron Maiden, com uma sensibilidade acústica que transforma cada melodia em uma obra única, repleta de emoção.
Maiden Folk não se limita a simples releituras, mas sim a uma verdadeira celebração da música do Iron Maiden, explorando suas melodias de uma maneira intimista e profunda. O projeto conta com arranjos cuidadosamente elaborados, utilizando instrumentos como violão, baixo, piano, cello, flauta e bateria, além da marcante interpretação vocal de Tito Falaschi, que imprime emoção e personalidade a cada faixa. O objetivo é apresentar aos fãs uma nova perspectiva sobre as músicas da Donzela de Ferro, destacando sua riqueza harmônica sem perder a essência que as tornou atemporais.
Após o lançamento, Tito Falaschi pretende levar o projeto aos palcos, proporcionando aos fãs uma experiência ao vivo que combina a grandiosidade das músicas do Iron Maiden com a intimidade e beleza da versão acústica. Cada apresentação será uma oportunidade única de vivenciar essas releituras de maneira ainda mais profunda, criando um momento especial para os admiradores tanto do metal quanto da música acústica.
Maiden Folk reflete o compromisso de Tito Falaschi com a inovação musical, equilibrando respeito pelo material original com a criação de algo novo e emocionante. O projeto é uma homenagem devocional à banda, feita com reverência, arte e um amor genuíno pela música. Os fãs podem acompanhar as novidades do projeto nas redes sociais, onde detalhes sobre o lançamento e a agenda de shows serão compartilhados.
Dallton Santos Lança "Symmetrical Echoes"
Dallton Santos acaba de lançar Symmetrical Echoes, uma faixa instrumental que mergulha na experimentação sonora e na simetria das guitarras. Sem seguir um centro tonal fixo, a música explora padrões simétricos e cria uma sensação constante de deslocamento. A bateria de Rodrigo Kusayama traz uma textura rítmica intensa, complementando as guitarras e contribuindo para uma atmosfera única.
Symmetrical Echoes é uma jornada sonora para os fãs de música instrumental que buscam algo fora do convencional. A música já está disponível nas plataformas digitais.
David Sue lança seu segundo álbum e reflete sobre solidão, traumas e altos e baixos da vida
FONTE: Hell Yeah Music Company
Três anos após o lançamento de seu excelente álbum de estreia, o jovem e talentoso músico e compositor brasileiro, David Sue, disponibilizou seu segundo álbum de estúdio, "Other Faces". Com 12 faixas que mergulham fundo em temas como solidão, traumas de infância e os altos e baixos da vida por meio da história de personagens que constituem o conceito da obra, o disco é um convite à reflexão através de composições comoventes e viscerais, que encontram conexão com os sentimentos daqueles que já confrontaram suas sombras e lutas internas.
Antes do lançamento, o álbum foi antecipado por uma série de singles e conteúdos audiovisuais que mantiveram David Sue em plena atividade, conquistando reconhecimento em todo o Brasil, especialmente após ter a oportunidade de se apresentar e contar toda sua trajetória na arte e em seus desafios diários com o diagnóstico do espectro autista, por meio do quadro "Arte Transforma", no programa Caldeirão com Mion, do renomado apresentador, Marcos Mion, na Rede Globo de Televisão. Na oportunidade, David interpretou o clássico "Baba O'Riley", do The Who, e emocionou a toda a platéia e audiência com seu talento e carisma, obtendo enorme repercussão nas redes sociais, onde saiu de pouco mais de 3 mil seguidores para mais de 80 mil.
Maquinavicio lança o single "Pêlo"
A Maquinavicio foi a união dos amigos que tocavam juntos há mais de 20 anos, Fred Lopes (Guitarra), Edsão (Baixo) e Robson Ferrari (Bateria), com o vocalista virtuose, André Leme. Utilizavam modernos recursos tecnológicos para executar covers que também tinham teclados, percussões e metais, usando sequenciadores com arranjos idênticos aos gravados em estúdio pelos maiores nomes do cenário mundial. O repertório da banda abrangia o que havia de melhor no Rock e Pop internacional e brasileiro.
As músicas próprias apresentam influências de Rush, The Police, e Living Colour, entre outros.
Motim lança EP "A Way Out"
A banda catarinense Motim, de Blumenau, está pronta para impactar a cena do metal nacional com seu EP de estreia, "A Way Out". Disponível em todas as plataformas digitais, o EP de cinco faixas marca oficialmente a transição do grupo de um tributo ao Sepultura para uma potente força autoral dentro do gênero. Com influências que vão de Gojira e Lamb of God, In Flames a Slipknot, Deftones, Architects e Black Pantera, o Motim incorpora peso, groove e agressividade, sem medo de explorar novas sonoridades e adicionar elementos modernos, como sintetizadores.
O quarteto, formado por Gilmar (bateria), Rafael (baixo), Diogo (guitarra) e Juvi (vocal, Mathagal), traz no novo trabalho um som intenso e visceral. Cada faixa de "A Way Out" carrega uma identidade única, explorando temáticas impactantes e um instrumental amplo, fora da bolha e viciante.
Symphony Towers lança "The Unpromised Land" sétimo álbum da carreira
Janilson Quadros, a mente criativa, músico e produtor por trás da one-man band brasileira de Heavy/Power Metal Symphony Towers, segue sua trajetória incansável no cenário da música pesada. Radicado em Bangkok, Tailândia, o multi-instrumentista lança agora The Unpromised Land, o sétimo álbum de sua carreira, trazendo uma visão crítica e filosófica sobre a condição humana, a espiritualidade e os desafios da sociedade moderna.
Celestial Ascension lança "Twilight Glow", primeiro single do álbum Ethereal Existence
A banda de prog/power metal Celestial Ascension acaba de lançar "Twilight Glow", o primeiro single do álbum Ethereal Existence, que chega em 20 de junho de 2025.
Com riffs pesados, atmosferas envolventes e vocais marcantes, a faixa equilibra melodia e técnica, explorando temas como memórias, esperança e a passagem do tempo.
Formada pelos multi-instrumentistas Leonardo Soares (vocais, teclados e baixo) e Angelo Barcellos (guitarras), a banda aposta em um som intenso e introspectivo.
Angelo Barcellos lança o EP "Optimus Vision"
Angelo Barcellos, um talento em ascensão na cena musical, acaba de lançar seu primeiro novo EP, "Optimus Vision".
Desde a primeira faixa, é evidente que "Optimus Vision" é um álbum que foi cuidadosamente elaborado, com cada nota e cada riff escolhida para criar uma experiência sonora única. A produção é simples, com uma mistura perfeita de elementos orgânicos que dão à música uma textura rica e envolvente.
Ingrime lança versões LoFi para canções de seu álbum de estreia
FONTE: Hell Yeah Music Company
Depois de conquistar um público fiel com seu álbum de estreia, a banda brasileira Ingrime revisitou seu disco sob uma nova perspectiva, apresentando suas composições no formato LoFi Beats. O álbum, que originalmente explorava elementos do indie e rock alternativo, ganha uma nova atmosfera relaxante e introspectiva, perfeita para os amantes desse gênero crescente nas plataformas digitais, especialmente no YouTube.
Ao aderir à tendência do LoFi, a Ingrime se aproxima de uma nova geração de ouvintes e mostra mais uma vez sua capacidade de se reinventar, como já havia feito em seu último lançamento, o single e videoclipe "Apenas Estranhos", que veio acompanhado de um jogo de videogame. Com batidas suaves, loops cativantes e arranjos minimalistas, as faixas de "Ignição", de 2023, se transformam, criando uma sonoridade que se encaixa perfeitamente no universo das playlists que buscam foco e reflexão.
Como é característico desse formato, a animação que acompanha o áudio está repleta de easter eggs, criando uma experiência imersiva ao integrar referências às influências musicais da banda, bem como aos gostos pessoais de seus integrantes, abrangendo séries, filmes, livros, jogos, hobbies e muito mais. Além disso, no universo dos easter eggs, é interessante notar que o lançamento também inclui sutis elementos musicais de novas composições que a banda está explorando, oferecendo uma pequena amostra do que está por vir em seus próximos projetos.
Lançado "Art Of Splatter", documentário completo sobre a cena gore/splatter nacional
AUTOR: Mário Pescada
"Art Of Splatter - A Journey Into The Entrails Of Brazilian Goregrind" (2025) é um caprichado documentário sobre a cena gore/splatter brasileira.
Publicado pelo canal Emocaust Videozine, o documentário possui quase duas horas com depoimentos de pessoas da cena, como músicos, produtores, divulgadores, gravadoras, etc.
Dividido em capítulos, ele passa pelas influências, discos essenciais do estilo, capas, festivais, mídias, presença feminina, a influência do cinema, etc., enfim, um material completo sobre um dos estilos mais extremos do underground.
A direção/edição ficou com Adrián López e roteiro de Adrián López e Cristiano Passos (ex-Necrobutcher, ex-Antichrist Hooligans, Sengaya). Há ainda opção de legendas em inglês e espanhol. Por conta das imagens chocantes, típicas do estilo, boa parte do documentário precisou ser censurada para exibição no YouTube, mas é possível receber uma versão sem cortes pelo e-mail [email protected].
Able to Return lança lyric video de "Silent Storm"
FONTE: Hell Yeah Music Company
Após lançar seu novo single, "Silent Storm", que foi recebida pelo público como um dos pontos mais altos da carreira da banda paraense de Metal Extremo, Able to Return, a banda disponibilizou o Lyric Video da faixa, agregando à experiência da música e reforçando sua mensagem visceral sobre a dor profunda da decepção vivida por aqueles que enfrentam a dependência emocional. A banda explora, mais uma vez, o ciclo de tragédia, morte e renascimento que se tornou uma marca registrada de suas composições.
O lançamento do lyric video antecipa a estreia do primeiro EP da banda, previsto ainda para o primeiro semestre de 2025. Com ele, a Able to Return revela uma sonoridade ainda mais madura e robusta, alinhada com as tendências contemporâneas do Metal, consolidando sua posição de destaque no Norte do Brasil e projetando-a para o cenário nacional e internacional como uma das principais promessas do gênero.
The Heathen Scythe lança lyric video para a faixa "Spiral Dance - The Egregore"
A banda The Heathen Scythe, que recentemente fechou uma parceria com a Dharma Music, lança hoje um inovador lyric video para a faixa ‘Spiral Dance - the Egregore’, do seu álbum autointitulado, marcando o encerramento do ciclo do EP e preparando o terreno para seu primeiro álbum completo. O videoclipe combina inteligência artificial e animação 3D para elevar a narrativa da banda a um novo patamar, oferecendo aos fãs uma visão imersiva do ritual da dança em espiral num cenário pós-apocalíptico. O vocalista Da’at destaca que o uso de IA permitiu a criação de cenas complexas que capturam perfeitamente a essência da banda, enfatizando a importância da dança espiral como um elemento interativo que os fãs poderão reproduzir nos shows, participando ativamente do ritual e experimentando a energia materializada pelas palavras cantadas no palco.
Da'at também se aprofundou mais a respeito do conceito por trás de ‘Spiral Dance - the Egregore’, explicando que a egrégora é uma energia coletiva invisível, forjada por intenções e crenças compartilhadas:
"A egrégora é uma energia coletiva invisível, tecida com intenções e crenças compartilhadas. Como uma tela etérea ou uma sinfonia cósmica, ela ganha força através da participação de muitos, seja em orações tradicionais ou práticas mágicas contemporâneas. Mesmo quando criamos algo aparentemente único, estamos nos conectando a correntes de energia e sistemas de crença pré-existentes.
No trabalho com egrégoras, não somos artistas solitários, mas parte de uma vasta colaboração universal. Cada ato individual - seja uma prece, um sigilo ou um ritual - contribui para um espetáculo místico maior que transcende tempo e espaço. A verdadeira magia reside nessa conexão coletiva, onde o poder emerge da crença compartilhada e da união de intenções."
Assista o vídeo de "Tucandeira", novo single da Solymon, banda de metal da Amazônia
FONTE: Som do Darma
A região norte tem se destacado como um dos principais centros de heavy metal no Brasil. Além de sua relevância histórica, há muito que de lá estão surgindo algumas das bandas mais expressivas do metal contemporâneo, sem contar os grandes festivais e eventos que acontecem anualmente na região.
Capitaneada pela vocalista Mônica Paz, a banda Solymon, natural de Manaus, na Amazônia, é, certamente, uma das mais interessantes que você vai conhecer.
Formada em 2023, além de Mônica, a Solymon reúne alguns dos músicos mais experientes da cena amazonense e faz um trabalho bastante particular ao propor o encontro do heavy metal com a riqueza histórica e mitológica da região norte, trazendo à tona lendas, povos e a grandiosidade da floresta em suas composições.
Em seu mais recente single, por exemplo, intitulado "Tucandeira", a Solymon aborda, na letra, em português, o ritual da Tucandeira que é uma tradição praticada por algumas tribos indígenas da Amazônia, como os Sateré-Mawé, para marcar a passagem de meninos da aldeia para a vida adulta. Nesse rito de passagem, luvas feitas de folhas são preenchidas com formigas tucandeiras (ou tocandiras), conhecidas por suas dolorosas picadas. Os jovens devem usar essas luvas, suportando a dor sem demonstrar fraqueza. O ritual simboliza coragem, resistência e preparação para os desafios da vida adulta além da conexão com a cultura ancestral e a força espiritual da comunidade.
Além de "Tucandeira", a Solymon também lançou recentemente outros dois singles, "Ferrovia do Diabo" - que aborda a verdadeira história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré a partir de 1870 e que envolveu diversas aventuras, empreendimentos, traições, prejuízos financeiros e, principalmente, o drama dos homens vindos de diversas partes do mundo e falecidos nas selvas da Amazônia -, e também "Edith" que é baseada na lenda da serpente feiticeira do século XVI, antes do descobrimento da Amazônia.
Sadistic Messiah lança novo single "Gruesome Fantasies"
O Thrash Metal brasileiro é um dos mais tradicionais do mundo. Com um cenário que surgiu ainda nos anos 1980 e se consolidou nos idos dos anos 1990, o estilo revelou bandas brasileiras que ganharam o underground pelo mundo, até mesmo o ‘mainstream’.
Trinta anos depois o Brasil conta com representantes dignos do estilo e, melhor ainda, que impõem suas características e com propriedade. É o caso do Sadistic Messiah, que surgiu em 2018, moldou sua identidade e já lançou dois álbuns na praça.
Prontos para aumentar essa discografia, acabam de soltar o single "Gruesome Fantasies", que traz algumas particularidades, como explica o fundador da banda, o guitarrista Rhodz Costa. "Dessa vez gravamos num estúdio, no caso o Dual Noise, em São Paulo com o Wecko produzindo tudo! Foi a primeira vez também que outros músicos, fora o Danilo Santojo (vocalista), contribuíram e gravaram algo do Sadistic Messiah. Musicalmente é um som mais agressivo e cadenciado, tentamos fazer algo diferente do que fizemos no último álbum ‘Dehumanizing Process’ (2022)".
Rick Barros - confira agora o videoclipe de "Deathstalker (The Last Hell Crusader)"
O guitarrista RICK "AVENGER" BARROS confirmou o lançamento do vídeo da música "Deathstalker (The Last Hell Crusader)", que faz parte do meu álbum instrumental "Reasons For My Vengeance".
Nessa música instrumental, o músico apresenta uma fusão do Heavy Metal com tempero de Baião, apontando para as suas raízes brasileiras. O referido trabalho demonstra a performance musical do artista em locações muito especiais para ele. O Parque Nacional de Ipanema, com cenas tanto em sua exuberante paisagem natural, como também nas instalações da Real Fábrica de Ferro São José de Ipanema (Iperó/SP), e o bar Lucky Friends (Sorocaba/SP), referência no universo da kustom kulture motociclística.
Novo single da banda de Death/Black metal Lost in Hell disponível
Totalmente submergido no niilismo e misantropia, este single nos remete aos primórdios do metal extremo onde onde não existiam fronteiras dividindo a morte da escuridão.
Artistic Butchery lança seu segundo single
A banda Artistic Butchery, formada em agosto de 2022, na cidade de Belo Horizonte/MG, conta com os membros Daniel Rezende (vocal), Anderson Akira (guitarra), Romero Silva (guitarra), Júlio Jr. (baixo) e Alfredo Malagoli (bateria). Fazem um Death Metal Oldschool, influenciado principalmente pelas bandas do estilo dos anos 90. Para fãs de Deicide, Malevolent Creation, Cannibal Corpse, Morbid Angel, Broken Hope, Brutality, etc.
Acabam de lançar seu segundo single, intitulado "Damned For Eternity". Neste single houve um investimento maior em comparação ao seu primeiro single o "From The Outside In". A gravação que ficou a cargo do experiente Alexandre Resende, dono do X Studio, na cidade de Conselheiro Lafaiete/MG, onde já passaram bandas incônicas da cena mineira como Payback e The Host.
Ed López, cantor e compositor mexicano, se aventura no blues com novo single "Negro"
O cantor e compositor mexicano Ed López (também conhecido como Lalo
López), prolífico músico da cena musical mexicana, se aventurou em uma
empreitada blues com seu novo grupo "Los Irreales", e iniciaram um
desafio onde pretendem lançar um single por mês, e ao final lançarem um
disco físico para colecionadores.
Seu novo single, "Negro", um blues clássico e direto, está disponível a
partir de 21 de Março de 2025, e pode ser escutado aqui.
Pata de Cachorro lança álbum ao vivo.
A banda sul-mato-grossense Pata de Cachorro anuncia o lançamento do seu primeiro álbum ao vivo, "Ao Vivo em Campo Grande!". O disco foi registrado durante a apresentação do grupo no 2º Ritual Rock Festival, onde a banda dividiu o palco com nomes como Ratos de Porão, Black Pantera, Katástrofe e Darhew. O álbum captura toda a intensidade e brutalidade sonora do horror punk com influências de hardcore e metal.
Além de ser um marco na trajetória da banda, o álbum também é o primeiro registro ao vivo da nova formação, após a entrada do guitarrista Ednan "Carranca" Lopes, consolidando o trio com ainda mais peso e energia.
Nuclear Trauma lança o álbum "Religious War"
O projeto solo intitulado como Nuclear Trauma lança seu primeiro álbum completo contendo 9 músicas. o projeto de thrash/crossover foi criado durante a pandemia no estado de São Paulo com intuito de soar como as bandas mais old scholl. As Letras abordam a temática de guerras religiosa e problemas do cotidiano.
Supersonido lança versão de "Você Sabe Quem Sou" com mais de 30 músicos do NORC
A cena do rock no Rio de Janeiro vive um momento único. Sob a alcunha de Nova Onda do Rock Carioca (NORC), bandas e artistas têm se unido para fortalecer o estilo na cidade. Esse espírito de colaboração atingiu seu auge com o lançamento da nova versão de "Você Sabe Quem Sou", um dos maiores sucessos da Supersonido, agora com a participação de mais de 30 músicos da NORC.
Confira o videoclipe de "Você Sabe Quem Sou" aqui:
O projeto que está sendo chamado de "We Are The World do Rock Carioca" tomou forma no Estúdio Túnel, em Copacabana, onde a Supersonido organizou um verdadeiro encontro histórico do underground carioca. A gravação reuniu: quatro bateristas, três baixistas, sete guitarristas, dezessete vocalistas e uma locução especial de Monikinha Venerabile, ícone das rádios rock do Rio.
Entre os nomes que participaram da faixa estão Bacalhau (ex-Planet Hemp, Autoramas, e atualmente na banda Korja), Cris Gadelha (Gadelha Superdrive), Raphael Matheus (LOWD), Vinícius Libânia (Black Priest), e Nina (No Sunny Dayz), além de guitarristas como Hugo Rosas (No Sunny Dayz), Neube Brigagão (Seu Roque), e Fernanda Schenker (Gadelha Superdrive), entre muitos outros talentos.
BlüdRaven lança single que carrega o nome da banda e reflete sobre solidão e incertezas
FONTE: Hell Yeah Music Company
A BlüdRaven, uma das bandas mais promissoras da cena do Heavy Metal nacional, lançou seu novo single autointitulado, que mergulha profundamente nas complexidades da alma humana, refletindo sobre a busca por significado para a vida e convidando o ouvinte a enfrentar as incertezas de um mundo que parece desmoronar.
Em "BlüdRaven", o líder e fundador da banda, Lorenzo Marchetti, compartilha suas próprias angústias e questionamentos, tornando este lançamento especialmente pessoal. Ele destaca: "A música 'BlüdRaven' representa um amadurecimento e um passo em direção ao que eu idealizo para a banda e o futuro. Ela foi a primeira composição feita após o lançamento de 'Broken Vows' e, talvez, a mais progressiva até agora".
Cas Spiess lança single "The Loneliest Night"
"The Loneliest Night" é o segundo single lançado por Cas Spiess, se trata de um Outlaw Country, que narra uma estória onde o protagonista tem um sonho com uma realidade paralela, elementos místicos e fantasiosos, que leva o personagem a se questionar como ele está lidando com a vida, onde ele se dá conta que deve mudar seu rumo a partir desta vivência.
Human: confira agora o videoclipe de "Sweet Home of Stars"
A banda baiana de Heavy Metal HUMAN disponibilizou no último dia 13 de março, no seu canal oficial no YouTube, o videoclipe da música "Sweet Home of Stars". O referido material áudio visual foi registrado ao longo do ano de 2024, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Sergipe e Alagoas.
Com edição assinada por Marcos Ribeiro, esse vídeo se configura como uma pequena homenagem e agradecimento da banda, à todos os produtores, amigos e público que lhes deram suporte e fizeram estas turnês possíveis.
NX Zero, The Strokes e Arctic Monkeys são referências do novo single do santista Math Gomes
O quarto single do santista Mah Gomes é de jovem para jovem, mas que em nada impede que quem a escute, independente dos grisalhos, sinta a vitalidade da juventude e a vontade de viver sem desculpas, apenas com a arrependimento do que não fez. É essa a proposta, a essência de "Muito Novo Pra Me Arrepender", som autoral e inédito que muito lembra as duas principais bandas do movimento emo brasileiro, a NX Zero e a Fresno, e também a banda americana de pós-punk/garage rock The Strokes e a banda britânica de indie rock e rock alternativo Arctic Monkeys, as quatro com sucesso auge do sucesso nos anos 2000/2010.
"Posso considerar que o single é uma mescla de Indie/rock e pop alternativo. Quanto à mensagem, é um hino sobre juventude, incertezas e o desejo de viver intensamente. Traduz o dilema entre aproveitar o momento e lidar com as consequências A música captura a energia de quem prefere acumular histórias a se arrepender do que não fez, ressoando especialmente com o público jovem e alternativo.", contou o artista de Santos, litoral de São Paulo.
Evidence of a Struggle explora post rock em novo single "Give Us A Kiss"
Evidence of a Struggle vem estampando cada vez mais o cenário do rock com singles elogiados. Desta vez, o grupo de rock alternativo de Chicago apresenta o controverso "Give Us A Kiss", o novo single de seu segundo álbum, intitulado 'Eddy Derecho', que será lançado em 9 de maio pela The Glue Factory e The Orchard.
"‘Give us a Kiss’ é sobre controle incentivado pela mídia, governo, religião, negócios, farmacêutica, bancos e mídia de massa, que não estão subjugando todos nós tão sutilmente com recompensas psicológicas, monetárias e químicas vazias para nos tornar fracos, maleáveis, dependentes e querendo mais, assim como aquele primeiro beijo", comenta o multi-instrumentista e fundador W P C Simmons V.
O novo álbum instrumental do Heavy Magic - "Mistura de Iron Maiden e Joe Satriani"
Compositor Daniel Guerra comenta o lançamento de "Reason" em entrevista: "quem espera virtuose, não vai encontrar aqui".
As 12 faixas instrumentais de "Reason", novo álbum do projeto Heavy Magic, são tão diretas quanto a opinião do autor, o guitarrista Daniel Guerra, 45: "não quero simplesmente ouvir um solo de guitarra a música toda". Nesta entrevista, Guerra comenta o processo de criação de "Reason", que dá sequência ao EP "Life Goes On", de 2023 - e explica por que esse não é o típico álbum solo de um guitarrista. Autodidata, ele compôs todas as faixas e gravou a maior parte dos instrumentos, com algumas participações de peso: Fábio, José Cardillo, Ed Kikuchi, Flávio Canovas Jr.
Lançado em 10 de março de 2025, "Reason" pode ser ouvido na íntegra em todas as plataformas de streaming.
Como descrever o som da Heavy Magic para alguém que nunca escutou antes?
- É difícil denominar um estilo. Primeiramente, este é um álbum 100% instrumental, talvez uma mistura de hard rock com heavy metal. Pra facilitar, diria que é uma mistura de Iron Maiden, Joe Satriani e trilhas sonoras de filmes. O Maiden com suas guitarras dobradas, bases e temas marcantes, e Satriani com melodias bonitas, alguns solos com wah-wah, junto com aquele clima que só uma trilha instrumental proporciona.
Quais as melhores faixas para uma primeira introdução ao seu trabalho?
- Isso eu prefiro deixar pros ouvintes decidirem, mas acredito que a ordem do álbum é bem envolvente, e coloca o ouvinte no mínimo numa situação de curiosidade. Sempre admirei álbuns em que a ordem das músicas foi pensada meticulosamente pelo artista.
Como esse álbum se diferencia de outros trabalhos instrumentais de guitarristas?
- Ah, isso posso dizer: quem espera virtuose, não vai encontrar aqui. Diria que a principal diferença é a estrutura das músicas: a maioria poderia facilmente ter uma linha vocal. Músicas com intro, tema principal, partes que seriam pré-refrão e refrão - não quero simplesmente ouvir um solo de guitarra a música toda. Claro que tem trechos mais técnicos, mas são esporádicos. O que manda nesse álbum são as melodias, duetos e bases - acho que isso o diferencia bem.
Assista os dois novos vídeos do Marenna de "Runaround" e "Here I Go Again"
Fonte: Som do Darma
A carreira artística do vocalista gaúcho Rod Marenna soma mais de 30 anos, dos quais dez têm sido à frente do Marenna.
Até aqui, o grupo lançou dois EPs, um disco ao vivo pela Sony Music, dois álbuns de estúdio, e o trabalho mais recente, "Ten Years After", álbum ao vivo que celebra os 10 anos de carreira da banda.
Em termos de shows, o Marenna já visitou várias regiões do Brasil, tocou em algumas das mais importantes casas de espetáculos e apresentou-se ao lado de grandes nomes do rock mundial, dos quais, entre os mais recentes, destacam-se os shows com Eric Martin do Mr Big no Teatro Unisinos em Porto Alegre, com Geoff Tate, ex-Queensryche, no Tokio Marine Hall em São Paulo e o fenomenal show de abertura para o Scorpions no estádio Gigantinho na capital gaúcha.
Embora todos esses shows tenham sido memoráveis e de suma importância para a carreira da banda, a maior conquista em termos de palcos para o Marenna foi a "Ten Years After European Tour". Agendada e organizada pela produtora Som do Darma, a "Ten Years After European Tour" aconteceu em novembro e contou com seis shows em seis países diferentes, inclusive em grandes capitais como Paris, Amsterdam e Londres, onde o grupo se apresentou no Cart and Horses, lendário pub na zona leste de Londres onde o Iron Maiden iniciou sua carreira.
De volta ao Brasil, o Marenna, que além de Rod também conta com Edu Lersch na guitarra, Bife no baixo, Arthur Schavinski na bateria e Luks Diesel nos teclados, tocou com Fabio Lione (Angra, Rhapsody, Kamelot) na VIP Station em São Paulo e uma semana depois, Rod, Edu e Arthur foram a banda de apoio do fenomenal Marco Mendoza, super baixista com passagens por Whitesnake, Thin Lizzy, Journey, The Dead Daisies, Blue Murder, Ted Nugent, entre outros. O show aconteceu no dia 07 de Fevereiro na House Of Legends e os músicos acompanharam Mendoza num set recheado de clássicos das bandas em que o baixista já passou, entre elas "Here I Go Again", do Whitesnake, que ganhou um vídeo sensacional produzido pela Mazzei Foto e Vídeo.
Assim como na turnê europeia, o show em São Paulo fez parte da "Ten Years After Tour" onde o Marenna celebra seus dez anos de carreira e apresenta músicas que estão no tracklist do já citado novo álbum "Ten Years After" que reúne 10 faixas ao vivo: "Voyager", "Never Surrender", "Pieces Of Tomorrow", "You Need To Believe", "Wait", "Out Of Line", "Breaking The Chains", "Getting Higher", "Too Young To Die", "Had Enough", além de duas inéditas, "Runaround" e "How Long".
"Runaround" também ganhou um vídeo produzido por Johnny Brando e que está sendo muito elogiado.
Das Projekt lança single em português e anuncia novo integrante
Em atividade desde 1991 a Das Projekt acaba de lançar o single "Passeios Noturnos", este é o segundo tema da banda em português, o primeiro é Nosferatu (Dead Walk), presente no quinto álbum de inéditas do grupo Down To Earth de 2024.
Nos últimos dias a banda anunciou a entrada de seu novo baixista, trata-se de Rica Silveira, figurinha carimbada do underground paulistano, líder da banda hardcore DeCore, membro da banda punk Calibre 12 e Maria Fumaça Rock, ex-Gritando HC e Carniça de Bode, sua estreia aconteceu no último sábado em show realizado no Eletric Club em Santo André.
Tempestad: Banda lança videoclipe para faixa "Tormento"
FONTE: Insanity Records
A banda de Thrash Metal TEMPESTAD lançou recentemente em seu canal oficial no youtube o videoclipe da música "Tormento". Gravado em Novo Hamburgp (RS), o vídeo conta com produção da Chama Vídeo e direção de Renato Chama.
"Tormento" é a segunda faixa do EP "II", lançado em 2024. Foi gravada no estúdio Hurricane, com produção de Sebastian Carsin. Esse trabalho consolida a formação de power trio do grupo, com Nestor Martinez (vocais e guitarra), Rodrigo Stivanin (bateria) e Dennis Messa (baixo).
Rovers lança single de estréia
"Monster" é o single de estréia do Rovers. A faixa fala sobre se libertar após 10 longos anos de uma guerra interna, como a que todos nós enfrentamos.
Auro Control lança videoclipe com nova versão para a faixa "Feel the Fire"
FONTE: Hell Yeah Music Company
Impulsionados pelo sucesso arrebatador de seu álbum de estreia, "The Harp", a banda baiana de Prog/Power Metal, Auro Control, lançou o videoclipe com uma nova e imponente versão para a faixa "Feel the Fire", presente no disco. Nesta releitura, a banda reinventa uma de suas faixas mais marcantes, adicionando arranjos ainda mais grandiosos e uma abordagem renovada, que amplifica a intensidade e a força da composição.
O videoclipe também celebra a excelente repercussão do álbum, reconhecido como um dos melhores de 2024 por importantes publicações nacionais e internacionais. Entre os destaques, estão as prestigiadas revistas brasileiras Roadie Crew e Mariutti Team Zine. O lançamento ainda veio acompanhado do anúncio que a banda fará para da tour de Edu Falaschi e Noturnall, tocando em treze das datas confirmadas até o momento, entre 05 de julho e 24 de Agosto de 2025.
Soturn lança seu segundo EP unindo Metal Extremo ao Progressivo
FONTE: Hell Yeah Music Company
Após estrear com o excelente EP "Drowned", a banda mineira de Progressive Death Metal, Soturn, lançou o seu segundo EP, "Anima Igni", apresentando uma banda com uma sonoridade ainda mais madura e renovada, mesmo que sem se afastar de sua identidade já bem estabelecida.
Em "Anima Igni", o Soturn se destaca por sua ousadia em inovar dentro de um cenário tão autoindulgente, incorporando elementos que tornam a proposta da banda única, mesmo em uma vertente do Metal que segue uma fórmula já saturada pelos excessos, mas que continua em crescente ascensão.
Arcano de Valak lança música inédita
Banda Arcano de Valak, de Blackened Death Metal de São Paulo, Brasil lança seu mais novo single intitulado "Dor". A música traz vocais mais graves, fugindo um pouco dos padrões das músicas anteriores, bateria violenta e riffs de guitarra marcantes. "Dor" é uma música importante na carreira da banda que destaca o quanto o ódio vem sendo propagado de maneira generalizada no mundo.
Banda Poquito Más lança seu quinto álbum de estúdio
A banda gaúcha Poquito Más, lançou nesta sexta-feira, dia 7, seu mais novo álbum, batizado de "Tosqueira". O quinto trabalho da banda trás uma pegada mais crua, com elementos de punk rock, reggae, rap e até músicas em um formato acústico.
Poquito Más foi formada em Veranópolis - RS, no ano de 2017. Com 5 discos gravados, a banda segue fazendo música sem compromisso. O disco novo foi bastante inspirado no cotidiano dos seus integrantes, de uma forma bem humorada.
Neuroma lança álbum "Mentes Gulosas"
Formada em 2019 pelos amigos de longa data, Danilo Mardegam (guitarra) e Nemias de Souza/Peória (bateria) - ambos ex integrantes da banda Hate Corrosion - Neuroma é uma banda de heavy metal clássico, com nuances de death/thrash metal e de hardcore, que vem construindo uma identidade sonora de peso, com melodias e letras impactantes. Um metal intenso, de atmosfera única, com vocais agressivos que transitam do drive ao gutural. Para agregar à cozinha da banda, o baixista convidado foi Kahlil Kraide (ex Homicídio, Living the Cream, In Flames Cover), que indicou Welder Vitoriano (ex SKTV, ex In Flames Cover) para assumir as composições e os vocais. Assim iniciou a formação atual do Neuroma.
O entrosamento entre os membros foi rápido e as influências musicais de cada um, ainda que diferentes, contribuíram para a produção de um álbum.
Após dois anos de trabalho, o álbum "Mentes Gulosas" foi gravado no Casarão Music Studio pelo produtor Franco Torrezan, o qual teve papel fundamental na qualidade sonora da produção. Deixamos aqui nossa gratidão por ele ter executado um trabalho de tamanha excelência, superando as expectativas da banda, inclusive por ser o primeiro material gravado.
In Dead Eternity lança o EP "Revelations From The Sky"
Formado em 2025 na cidade de Capistrano, Ceará, o projeto de Melodic Black, Death Metal In Dead Eternity une a ferocidade de bandas como At The Gates com as melodias sombrias de Dissection.
A banda lançou o EP "Revelations From The Sky" no dia 28 de fevereiro. O EP se baseia no conceito de revelações transmitidas por entidades celestiais.
Capitaneada pela ex-Cobra Spell Noelle dos Anjos, Nungara lança videoclipe
FONTE: Som do Darma
Noelle dos Anjos é uma guitarrista brasileira nascida em João Pessoa/PB mas que há quase 10 anos vive em Berlim, na Alemanha. A musicista ficou conhecida por ter sido guitarrista da Cobra Spell, banda que realizou uma turnê de 16 datas na América Latina em 2024 com nove shows memoráveis pelo Brasil. Entretanto, desde 2019 Noelle dos Anjos vem capitaneando sua própria banda, a Nungara, que além dela, também conta com outros dois brasileiros, o baterista Murilo Frade e o baixista Artur Cipriani.
Nungara é uma palavra de origem Tupi-Guarani que significa "igual" ou "semelhante". A banda lançou em 2020 seu primeiro single intitulado "Sumauma" - um grito de alerta sobre os incêndios na Amazônia. Desde então a banda ficou conhecida pelo seu som que propõe uma fusão particular de vocais limpos e etéreos com guturais brutais sustentados por riffs pesados e grooves marcantes. Suas letras exploram temas como reflexões pessoais, filosofia estoica e questões ambientais, instigando o pensamento crítico e a ação.
Em 2023 a Nungara lançou seu primeiro EP, "Reflections in Stillness". O trabalho reúne quatro faixas: "Moon Swallower", "Still Waters", "Flow Of Fate" e "North Star" que acaba de ganhar um videoclipe.
Dirigido pela Kumar Productions, o videoclipe de "North Star" foi filmado no Castalian Spring Studios, em Berlim, e nas praias geladas do Mar Báltico. Apesar de enfrentar ventos cortantes e uma sensação térmica de -5°C durante as filmagens, a Nungara seguiu determinada em explorar a mensagem de "North Star" que faz uma reflexão sobre a jornada da vida, destacando que a verdadeira realização vem ao se abraçar o processo. Ao usar a metáfora de um viajante solitário navegando à noite, guiado pela Estrela do Norte, a música fala sobre a beleza e as dificuldades de se perseguir sonhos e aspirações, culminando na compreensão de que a jornada em si é o verdadeiro destino final.
Symmetry In Chaos - novo projeto carioca lança single
O Symmetry in Chaos lançou no dia 28/02, o single ''People and Stones''. A faixa tem influências de Metal tradicional, Prog e Power, contando com a participação de Rafael Syade (Lugubra) nos solos de guitarra.
A produção ficou por conta de Celo Oliveira (Fleesh, Hatefulmurder, Gus Monsanto e outros), e o Lyric Video foi elaborado por Marcelo Silva (Crypta, Auro Control, Pagan Throne e mais). Escute e assista no link abaixo.
A canção trata sobre questões de gentrificação e é o primeiro de uma série de singles que o projeto irá lançar, como forma de apresentar sua sonoridade eclética.
Maestrick lança single "Agbara" com participação de Jim Grey e Movimento Baque Mulher
A banda brasileira de metal progressivo Maestrick anunciou o lançamento de seu novo álbum de estúdio, "Espresso Della Vita: Lunare", que chega no dia 2 de maio de 2025 pela Frontiers Music Srl.
Como prévia do trabalho, o grupo lançou o single "Agbara", que já está disponível em todas as plataformas de streaming, acompanhado de um lyric vídeo oficial. A faixa conta com a participação especial de Jim Grey (Caligula’s Horse) e do grupo feminino de Maracatu Movimento Baque Mulher, resultando em uma fusão única de ritmos e culturas.
Siegrid Ingrid lança clipe de "Drásticas Consequências"
O Siegrid Ingrid, uma das grandes forças do metal brasileiro, acaba de lançar o videoclipe de "Drásticas Consequências", faixa do aclamado álbum de retorno "Back From Hell" (2023). Com o lançamento recente do álbum ao vivo "Massacre In Lorena" (dezembro de 2024), a banda quis registrar e capturar, neste videoclipe, toda a energia, intensidade e brutalidade de suas apresentações ao vivo durante a última turnê.
Com imagens extraídas de várias e eletrizantes performances, o quarteto — composto por M.Punk (vocal), André Gubber (guitarra), Luiz Berenguer (baixo) e Romulo Minduim (bateria) — entrega em "Drásticas Consequências" uma temática que é um verdadeiro soco na cara da realidade. A faixa aborda o impacto das más influências e das decisões que destroem a sociedade, combinando perfeitamente com o caos e a agressividade de suas performances ao vivo.
Lançamento da faixa "Halfway" da banda The Upperground
A Banda The Upperground, da capital de São Paulo, vem injetando fôlego na cena com músicas cada vez mais rápidas e fortes, levando aos palcos muita animação e energia, um convite irresistível ao público e amante do gênero. Formada por Jefferson Reis (voz), Ivisen Lourenço (guitarra), Danilo Pirola (guitarra), Érico Aquino (baixo) e Johnny Vignoto (bateria), lança mais um single.
O novo single "Halfway", já está disponível em todas as plataformas! A faixa aborda a luta interna, em busca de um lugar para respirar quando tudo parece perdido. Para quem sente o peso da rotina e quer se libertar. Para quem já tentou de tudo, mas ainda está perdido no caminho e não tem tempo a perder e o mais importante que é nunca desistir e manter a cabeça erguida, sempre!!
Motim estreia com single "Hopeless"
A banda catarinense Motim, de Blumenau, anuncia o lançamento de seu single de estreia, "Hopeless", marcando oficialmente sua entrada na cena autoral do metal nacional, após iniciar sua trajetória como um tributo ao Sepultura.
Formada por Gilmar (bateria), Rafael (baixo), Diogo (guitarra) e Juvi (vocal, Mathagal), a Motim combina peso, groove, agressividade e inovação, incorporando elementos modernos, como sintetizadores, sem receio de explorar novas sonoridades. Suas principais influências incluem Gojira, Sepultura, Deftones, Lamb of God, In Flames, Slipknot, Architects e Black Pantera, resultando em uma identidade sonora abrangente marcada por riffs intensos e batidas contundentes.
Callamity - Ouça o novo álbum "Decay"
Oriunda da terra do sol escaldante Rio de Janeiro, surge a Callamity. A banda que tem suas raízes no thrash metal mas sempre viajou entre os estilos de metal retorna com um álbum que afirma ainda mais esta característica.
"Decay" é um álbum que estava prometido para 2020, porém como toda banda de metal no Brasil independente, passou por diversas situações como saída de integrante, financeiros, paternidade etc.
A produção e mixagem ficaram a cargo do próprio vocalista/guitarrista da banda, Thiago Barcelos. E está muito boa, ainda mais se considerarmos a pouca experiência dele na área.
A capa, lindíssima, foi criada pelo Alcides Burns, que hoje é um dos maiores artistas do metal nacional, tendo feito capas para bandas como Krisiun, Nervosa, Bark e muitas outras.
Em novo álbum, "AniGmA", Sub Rosa entrega rock progressivo e filosofia acessível
FONTE: Som do Darma
Esse é o terceiro disco de estúdio da banda mineira e reúne 14 faixas que, conceitualmente, dialogam sobre a busca por sentido à vida humana
Sub Rosa é uma expressão latina que significa "debaixo da rosa" e é utilizada para sugerir a ideia de segredo ou confidencialidade. Começou a ser utilizada na Idade Média, quando uma rosa era suspensa no teto de salas de reunião para comprometer os presentes - aqueles que estivessem "debaixo da rosa", deveriam manter sigilo sobre tudo o que ali ocorresse. Este hábito também faz paralelo com a mitologia grega, quando Afrodite deu uma rosa para seu filho, Eros, deus do amor, e este, por sua vez, a entregou para Harpócrates, deus do silêncio, criando um encantamento para assegurar que os segredos da deusa não fossem revelados.
E todos esses continuam sendo os segredos do Sub Rosa em seu mais novo álbum, "AniGmA".
Destaques do álbum incluem "Vision and the Voice", que abre o disco com um chamado; "People Who Choose Not to Live", uma balada cativante com um tema provocador; a sentimental "Hades Atma", que se aprofunda na experiência do luto; em contraponto a alegria e leveza de "I’ll Always Be There for You", balada com pegada dos anos 60, e "Darla", com sua levada cativante. A estética progressiva fica evidente em "Under the Rose (Upon the Cross)", "Ten Seconds to Tragedy", "Sandgarden" e a faixa-título com múltiplas paisagens sonoras, indo da psicodelia ao blues. A abordagem mais popular em "AniGmA" se destaca em "The Simplest Love of All Times", com seu refrão cativante, e no rock despretensioso de "Tomorrows and Yesterdays". "The Silent", com seu clima de trilha de terror psicológico, além de "The Emperor’s Old Clothes" e "True Self", com suas sonoridades únicas, tornam a experiência do ouvinte bastante fluída.
Brado - heavy metal de Londrina que nada na essência dos anos 80
O EP Ride The Stars levanta a bandeira do metal tradicional no norte do Paraná. Vinda de Londrina/PR, a banda Brado surge com uma proposta de heavy metal inspirado nos grandes nomes da década de 80, como Iron Maiden, Saxon, Accept e Judas Priest. A iniciativa nasceu como um projeto pessoal do baixista e vocalista José Junior, conhecido como Alemão, que, em parceria com o produtor Renato Nascimento, deu forma à sonoridade intensa e autêntica do grupo.

O primeiro lançamento oficial da Brado aconteceu em 13 de setembro de 2024, com o single duplo "Purgatory In Rage/Dying World", disponibilizado nas plataformas digitais pelo selo Rottheness/Pisces Entretenimento Ltda. Poucos meses depois, em 6 de novembro de 2024, também em formato digital e pelo mesmo selo, a banda apresentou ao público seu primeiro EP, intitulado "Ride The Stars", contendo cinco faixas: "Purgatory In Rage", "Dying World", "Metal Rise", "Setealem" e a faixa-título "Ride The Stars".
Novo single da Lex Level com clipe cinematográfico, "Veneza"
Inspirada no Carnaval de Máscaras de Veneza, a música aborda a falsidade e o uso de disfarces, tanto no sentido literal quanto metafórico. Na época do carnaval veneziano, máscaras permitiam que as pessoas escondessem suas identidades, algumas até mesmo para cometer crimes impunemente. Esse conceito se reflete na letra, que também traz referências ao mundo do teatro, ao jogo de aparências e à manipulação.
Originalmente lançada em 2011, "Veneza" retorna agora reimaginada e remasterizada como parte do álbum Origens, um projeto comemorativo que revisita faixas antigas da banda com uma nova roupagem.
Guilherme Hirose: confira o lançamento do single "Smoking Snakes"
O cantor e compositor Guilherme Hirose divulgou recentemente sua nova versão do single "Smoking Snakes", uma poderosa reinterpretação da canção original da renomada banda sueca Sabaton. Este lançamento, que conta com a colaboração do Smoking Snakes Symphony Project, promete emocionar os ouvintes com sua combinação sonora única.
"Smoking Snakes" narra a história real de três soldados brasileiros que, durante a Segunda Guerra Mundial, enfrentaram adversidades extremas no front italiano. Conhecidos como "Cobras Fumantes", esses bravos soldados se destacaram por sua coragem inabalável e determinação em resistir até o fim, conquistando o respeito até mesmo de seus inimigos. A música serve como um tributo à bravura e à resiliência da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou bravamente em nome da liberdade.
Rockaus: Banda lança álbum "Será Que entendemos o Recado"
FONTE: Insanity Records
A banda gaúcha ROCKAUS lançou recentemente o primeiro álbum completo de sua carreira. "Será Que entendemos o Recado" foi gravado no Estúdio Hurricane, em Porto Alegre, com produção de Sebastian Carsin e co-produção do guitarrista Andi Castro. A distribuição nas plataformas de streaming e a arte da capa ficaram a cargo do Selo Holiday.
Composto por dez faixas autorais, o álbum traz as três músicas que foram lançadas nos EP "Diversidade Musical – 2023", os singles "Simples" e "Dias Pandêmicos", ambos lançados em 2024, e mais cinco canções inéditas. O trabalho intercala momentos pesados e leves, misturando Hard Rock e Rock N Roll, com lindas baladas.
Plebe Rude: A história por trás de O Concreto Já Rachou e a política no rock
AUTOR: Vagner R. Aguiar
O disco O concreto já rachou, da banda Plebe Rude, completa 40 anos em 2025. Para celebrar a marca, o quarteto brasiliense está em turnê pelo país. Em meio às comemorações, o jornalista e radialista Vagner R. Aguiar lança seu segundo livro, Música: Rock / Letra: Política – Um estudo de caso sobre o sucesso do primeiro álbum da Plebe Rude. "É apenas uma coincidência", garante o autor.

Assim como o primeiro volume, Som Pesado, lançado em dezembro último, este, igualmente, surgiu como um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. No entanto, enquanto o anterior teve outra proposta, este trata-se de uma monografia desenvolvida para a Especialização em Comunicação Pública e Empresarial, pela UniFae/INPG, em São João da Boa Vista (SP), em 2007 – e marca o encerramento da série.
Música: Rock... analisa o caso de sucesso do EP, que levou a Plebe a ganhar um disco de ouro, em 1986, antes de nomes conterrâneos mais famosos como Capital Inicial e Legião Urbana. O livro aborda temas como a ditadura, a censura, Diretas Já e todo um cenário político que influenciou as letras do álbum. Em entrevista exclusiva, Philippe Seabra – vocalista, fundador, líder e principal compositor dos plebeus – revela detalhes inéditos sobre a obra e compartilha curiosidades.
Naturalmente, o e-book – sim, é online – narra outras histórias, como o show que culminou na prisão da Plebe e da Legião em Minas Gerais, o motivo que impulsionou o boom do rock nacional na década de 1980 e ainda explica, de forma surpreendente, por que a faixa Censura não foi "censurada" pelo motivo óbvio, mas por um inusitado e muito mais.
A proximidade dos lançamentos de ambos os livros se deve ao início das aulas – uma estratégia que, segundo Aguiar, também serve de incentivo aos universitários a não delegarem todo o trabalho a uma inteligência artificial. "Quis mostrar que o processo criativo e a pesquisa têm seu valor, mesmo na era digital", explica o autor.
O livro não é destinado apenas ao público acadêmico. Fãs da Plebe e quem quer saber mais sobre essa época da história do Brasil são bem-vindos ao clube. Além do que vai descobrir o que significa esse concreto que já rachou, de onde veio a ideia.
Assim como o primeiro volume, o novo livro está disponível na plataforma Hotmart, com um preço simbólico, sendo que 1% do valor das vendas é destinado à Instituição Ampara Animal, entidade que cuida dos nossos pets.
Clique aqui para comprar o livro Música: Rock / Letra: Política