Guitarrista ficou mais surpreso com David Coverdale sair das redes sociais do que com aposentadoria
Por João Renato Alves
Postado em 14 de fevereiro de 2026
No final de 2025, David Coverdale divulgou sua aposentadoria aos 74 anos. O vocalista não conseguiu completar a turnê de despedida do Whitesnake por conta de problemas de saúde que apenas pioraram com o passar do tempo. Logo a seguir, ele surpreendeu novamente ao encerrar sua participação nas redes sociais, onde costumava ser muito ativo – divulgando para o mundo as pegadinhas do Silvio Santos, entre outras atividades.
Whitesnake - Mais Novidades
Companheiro de longa data, o guitarrista neerlandês Adrian Vandenberg comentou a situação durante entrevista ao Chaoszine. O instrumentista confessou ter ficado mais surpreso com a segunda decisão do antigo patrão. "Não fiquei realmente surpreso com a decisão dele de abandonar a música. Fiquei mais surpreso com o fato de ele ter se afastado das redes sociais, já que estava sempre nelas. Essa foi a parte inesperada."
Para explicar sua reação, o artista estabeleceu uma linha do tempo. "Faz um bom tempo que não falo com o David, mas sim, faz sentido ele ter se aposentado. Acho que é uma boa coisa. Ele entrou para o Deep Purple quando tinha 23 ou 24 anos. Era muito jovem. Fez isso a vida toda e foi ótimo. Quer dizer, só existe um Coverdale, todo mundo sabe disso. Então, por um lado, é uma pena. Mas, ao mesmo tempo, vejo caras como o Mick Jagger dos Rolling Stones e Steven Tyler do Aerosmith, além de alguns outros que ainda estão na ativa. Não sei por quanto tempo vão continuar, mas sei que Steven Tyler quer seguir até cair morto. E ele ainda canta muito bem. É incrível."
Adrian também refletiu sobre o legado da banda. "Bem, o Whitesnake se tornou uma instituição, especialmente desde o álbum '1987', porque, como você sabe, antes disso era grande só na Europa e no Japão. A partir desse disco, tudo explodiu e se tornou algo mais global. Foi um trabalho crucial, o epítome do que os anos 80 representaram. Era glamoroso, apresentava o trabalho fenomenal de guitarra de John Sykes, é claro, e muitas músicas ótimas. Passava na MTV o tempo todo. Então, acho que o legado é, especialmente na minha opinião, rock de qualidade com ótimos vocais e ótima execução, o que definitivamente não era o caso da maioria dessas bandas, que sempre tinham um guitarrista que queria soar como Eddie Van Halen e um vocalista que gritava como um porco em um matadouro. Então, ficou muito genérico."
O músico finalizou com seu Top 5 do hard rock oitentista. "Se você pensar no som dos anos 80, acho que era uma combinação de… Se eu tivesse que citar cinco bandas que deixaram uma marca duradoura, na minha opinião, seriam Def Leppard, Whitesnake, Bon Jovi, Aerosmith e Guns N' Roses, claro. Mas esse último foi mais um ponto de transição para os anos 90, eu acho. Quer dizer, eles seguiram uma direção mais punk, mas começaram como uma banda de glam rock. Também tinham cabelos volumosos e tudo mais no início da carreira."
No momento, Adrian segue comandando a banda que leva seu sobrenome, reativada em anos recentes. O grupo lançou o álbum "SIN" em 2023 e atualmente realiza a turnê "My Whitesnake Years" pela Europa. A formação ainda conta com o vocalista Mats Levén (ex-Yngwie Malmsteen, Candlemass e Therion), o baixista Randy van der Elsen e o baterista Koen Herfst.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Guitarrista ficou mais surpreso com David Coverdale sair das redes sociais do que com aposentadoria
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
Bill Hudson: "Qualquer coisa que não são essas duas bandas é percebida pelo público como amador"
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira

Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
"Encontrei Ozzy lá em 1773", diz Tommy Aldridge ao contar como conheceu o madman nos anos 70
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O dia em que um futuro guitarrista do Whitesnake testou para o Kiss, mas não foi aprovado
Antes do Whitecross, Rex Carroll quase foi do Whitesnake


