O que motivou Steve Harris a escrever "The Trooper", um dos maiores clássicos do Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de janeiro de 2026
Baluarte do heavy metal, o Iron Maiden costuma abordar guerras em suas músicas. Entre essas composições, "The Trooper", presente em "Piece of Mind" (1983), se tornou uma das mais populares da carreira da banda.
Assinada por Steve Harris - baixista e fundador do Iron Maiden -, a letra da faixa foi inspirada na Batalha de Balaclava, travada durante a Guerra da Crimeia (1853-1856), que resultou na morte de centenas de soldados britânicos. A composição reflete o interesse do artista por dois temas que sempre chamaram sua atenção: história e conflitos armados.
Iron Maiden - Mais Novidades
Crescido em Londres, poucos anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, Harris sempre demonstrou fascínio por história. Durante entrevista concedida à Rolling Stone em 2019, resgatada pela Metal Hammer, o baixista detalhou como esse interesse moldou a criação da música.
"Cresci amando história. Era uma das minhas matérias favoritas na escola, então muito disso vem daí. É simplesmente um fascínio pelas coisas horríveis que as pessoas são capazes de fazer umas às outras e pelas situações em que pessoas comuns são colocadas e com as quais normalmente não teriam que lidar. Tenho respeito por qualquer pessoa que tenha que fazer o que for necessário para proteger seu país."
Como aponta a matéria da Metal Hammer, a letra de "The Trooper" narra de forma literal e descritiva a experiência de um soldado fictício durante a Batalha de Balaclava. Mesmo com o protagonista morrendo ao final, a narrativa evita julgamentos positivos ou negativos, preservando a precisão histórica e o impacto dramático do episódio.
Mais de 40 anos após seu lançamento, "The Trooper" continua sendo uma das obras mais impactantes do catálogo do Iron Maiden. Presença obrigatória nas apresentações ao vivo, a música marcou presença em mais de 1.700 shows do grupo. Clique abaixo para conferir uma dessas performances.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
10 músicas de rock e metal diretamente inspiradas pelo 11 de setembro
Mastodon se pronuncia sobre ação movida por espólio de Brent Hinds
O que Corey Taylor pensa da primeira música do Slipknot com Eloy Casagrande
Dave Mustaine fala sobre sequelas do tratamento contra o câncer
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A canção do começo dos anos 70 que para Keith Richards resume o que é rock'n'roll de verdade

Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Os 10 vídeos mais vistos do Iron Maiden no YouTube incluem show no Brasil
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
A banda que pode ficar tão grande quanto o Iron Maiden, segundo Steve Harris
"Músicas incríveis que mudaram o rumo da música", diz Bruce Dickinson sobre álbum que ele adora


