O que motivou Steve Harris a escrever "The Trooper", um dos maiores clássicos do Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de janeiro de 2026
Baluarte do heavy metal, o Iron Maiden costuma abordar guerras em suas músicas. Entre essas composições, "The Trooper", presente em "Piece of Mind" (1983), se tornou uma das mais populares da carreira da banda.
Assinada por Steve Harris - baixista e fundador do Iron Maiden -, a letra da faixa foi inspirada na Batalha de Balaclava, travada durante a Guerra da Crimeia (1853-1856), que resultou na morte de centenas de soldados britânicos. A composição reflete o interesse do artista por dois temas que sempre chamaram sua atenção: história e conflitos armados.
Iron Maiden - Mais Novidades
Crescido em Londres, poucos anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, Harris sempre demonstrou fascínio por história. Durante entrevista concedida à Rolling Stone em 2019, resgatada pela Metal Hammer, o baixista detalhou como esse interesse moldou a criação da música.
"Cresci amando história. Era uma das minhas matérias favoritas na escola, então muito disso vem daí. É simplesmente um fascínio pelas coisas horríveis que as pessoas são capazes de fazer umas às outras e pelas situações em que pessoas comuns são colocadas e com as quais normalmente não teriam que lidar. Tenho respeito por qualquer pessoa que tenha que fazer o que for necessário para proteger seu país."
Como aponta a matéria da Metal Hammer, a letra de "The Trooper" narra de forma literal e descritiva a experiência de um soldado fictício durante a Batalha de Balaclava. Mesmo com o protagonista morrendo ao final, a narrativa evita julgamentos positivos ou negativos, preservando a precisão histórica e o impacto dramático do episódio.
Mais de 40 anos após seu lançamento, "The Trooper" continua sendo uma das obras mais impactantes do catálogo do Iron Maiden. Presença obrigatória nas apresentações ao vivo, a música marcou presença em mais de 1.700 shows do grupo. Clique abaixo para conferir uma dessas performances.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!


As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
As músicas menos conhecidas do Iron Maiden que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
Bruce Dickinson pretende se manter ativo depois que parar de cantar
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"
Steve Harris revela o sonho que ele tem que Bruce Dickinson já conseguiu realizar


