As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de novembro de 2025
Listas musicais sempre despertam paixões, especialmente quando envolvem décadas de rock brasileiro, suas mutações estéticas e suas disputas de ego - tanto entre músicos quanto entre fãs. Em um vídeo resgatado pelo canal Cortes Crimson, o crítico musical Regis Tadeu foi colocado diante de uma pergunta clássica: qual seria o top 5 de bandas nacionais, sem limitar época ou estilo? Ao lado de uma bancada que incluía o jornalista Sérgio Martins, que citou Casa das Máquinas e Los Hermanos, Regis apresentou uma seleção que surpreendeu parte do público e refletiu suas obsessões musicais de longa data.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Sem rodeios, Regis listou suas cinco favoritas: Terreno Baldio, Som Nosso de Cada Dia, Banda Black Rio, Mutantes e Sepultura. A presença do Terreno Baldio, por exemplo, dialoga com o que o crítico já afirmou em outras ocasiões. Em conversa recente com seguidores, lembrada por Bruce William, Regis descreveu o disco "Terreno Baldio" (1976) como obra marcada por "arranjos instrumentais elaborados e forte influência do Gentle Giant".

Regis Tadeu e as melhores bandas
Outro nome essencial da lista, o Som Nosso de Cada Dia, simboliza o progressivo brasileiro em sua vertente mais inventiva, mesclando rock, jazz fusion e experimentalismo numa época em que ousadia e improviso ainda eram sinônimo de liberdade criativa. Já a inclusão da Banda Black Rio reforça a admiração de Regis por grupos que expandiram as fronteiras entre gêneros, unindo funk, soul e música brasileira com uma sofisticação instrumental que influenciou gerações de músicos, muito além do rock.
Os Mutantes, talvez o nome mais consensual da lista, aparecem como exemplo máximo de reinvenção. Sua capacidade de mudar de fase - psicodelia, progressivo, experimentalismo radical - e ainda soar relevante é algo que sempre recebeu elogios do crítico.
A escolha mais pesada do ranking é o Sepultura, banda que Regis comenta com frequência e cuja importância no metal mundial ele tem reiterado. Em um debate anterior, o crítico disse que a ascensão internacional do grupo ocorreu porque "a injeção de elementos de música brasileira deixou evidente o diferencial", aproximando-o, em essência, de um fenômeno semelhante ao do Angra no Holy Land. No mesmo debate, Regis reforçou que o Sepultura poderia ter alcançado o patamar do Slayer, mas não o do Metallica - e reafirmou que a banda, independentemente da fase, exerceu influência profunda em nomes como Slipknot e Gojira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)
Morre Billy Steinberg, um dos grandes hitmakers dos anos 1980
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
A matéria do Whiplash.Net que espantou Regis Tadeu pelo nível baixo nos comentários

Os três álbuns brasileiros que Regis Tadeu mais gosta "nesse exato momento"
Regis Tadeu aponta característica que fez Sepultura explodir lá fora e que Angra também tinha
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
Cinco músicas que ultrapassaram 1 bilhão de plays no Youtube e no Spotify - Parte I
As 10 bandas com fãs mais tristes, segundo estudo (quase metade é de rock/metal)


