As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de novembro de 2025
Listas musicais sempre despertam paixões, especialmente quando envolvem décadas de rock brasileiro, suas mutações estéticas e suas disputas de ego - tanto entre músicos quanto entre fãs. Em um vídeo resgatado pelo canal Cortes Crimson, o crítico musical Regis Tadeu foi colocado diante de uma pergunta clássica: qual seria o top 5 de bandas nacionais, sem limitar época ou estilo? Ao lado de uma bancada que incluía o jornalista Sérgio Martins, que citou Casa das Máquinas e Los Hermanos, Regis apresentou uma seleção que surpreendeu parte do público e refletiu suas obsessões musicais de longa data.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Sem rodeios, Regis listou suas cinco favoritas: Terreno Baldio, Som Nosso de Cada Dia, Banda Black Rio, Mutantes e Sepultura. A presença do Terreno Baldio, por exemplo, dialoga com o que o crítico já afirmou em outras ocasiões. Em conversa recente com seguidores, lembrada por Bruce William, Regis descreveu o disco "Terreno Baldio" (1976) como obra marcada por "arranjos instrumentais elaborados e forte influência do Gentle Giant".

Regis Tadeu e as melhores bandas
Outro nome essencial da lista, o Som Nosso de Cada Dia, simboliza o progressivo brasileiro em sua vertente mais inventiva, mesclando rock, jazz fusion e experimentalismo numa época em que ousadia e improviso ainda eram sinônimo de liberdade criativa. Já a inclusão da Banda Black Rio reforça a admiração de Regis por grupos que expandiram as fronteiras entre gêneros, unindo funk, soul e música brasileira com uma sofisticação instrumental que influenciou gerações de músicos, muito além do rock.
Os Mutantes, talvez o nome mais consensual da lista, aparecem como exemplo máximo de reinvenção. Sua capacidade de mudar de fase - psicodelia, progressivo, experimentalismo radical - e ainda soar relevante é algo que sempre recebeu elogios do crítico.
A escolha mais pesada do ranking é o Sepultura, banda que Regis comenta com frequência e cuja importância no metal mundial ele tem reiterado. Em um debate anterior, o crítico disse que a ascensão internacional do grupo ocorreu porque "a injeção de elementos de música brasileira deixou evidente o diferencial", aproximando-o, em essência, de um fenômeno semelhante ao do Angra no Holy Land. No mesmo debate, Regis reforçou que o Sepultura poderia ter alcançado o patamar do Slayer, mas não o do Metallica - e reafirmou que a banda, independentemente da fase, exerceu influência profunda em nomes como Slipknot e Gojira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"

Os três álbuns brasileiros que Regis Tadeu mais gosta "nesse exato momento"
Regis Tadeu aponta característica que fez Sepultura explodir lá fora e que Angra também tinha
Os 10 álbuns que marcaram Bruno Añaña, do Rebaelliun e Postmortem Inc
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
As cinco bandas de rock progressivo que só têm um álbum bom, segundo a Loudwire
Os 10 maiores discos de despedida da história do metal, segundo a Louder
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
As 10 bandas geniais que o metal esqueceu e não valorizou, segundo youtuber
Beatles: as músicas da banda em ordem de grandiosidade, segundo a NME
Fascínio pelo terror: Cinco bandas que dão medo


