A banda de rock que se afastou e Tim Maia ficou com saudades do convívio
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de outubro de 2025
Mesmo sendo um dos nomes mais importantes da música soul e funk brasileira, Tim Maia sempre manteve uma relação próxima com o rock. Em entrevista à revista Bizz, publicada em junho de 1988, o cantor recordou com carinho - e um toque de saudade - os primeiros anos de amizade com Os Mutantes, grupo pioneiro do rock psicodélico no Brasil. Na conversa, Tim revelou que chegou a sentir ciúmes quando a banda se apresentou com Gilberto Gil em um dos festivais mais marcantes da MPB.
"Tenho lembranças verdadeiras. São lembranças muito boas, tenho saudade daquelas pessoas, era uma formação muito boa, o Arnaldo, o Serginho e a Rita", disse Tim, citando Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee. O cantor elogiou o talento e a sagacidade dos colegas, lembrando o início da carreira conjunta em programas de televisão como Quadrado e Redondo, exibido na TV Bandeirantes. "Eles eram garotos ingênuos, mas muito sagazes. Eu sabia que iam deslanchar."

Tim contou ainda que foram justamente Os Mutantes que o apresentaram à gravadora Polygram (na época, Philips), abrindo portas importantes para sua trajetória musical. No entanto, o cantor lamentou nunca mais ter tido a oportunidade de colaborar musicalmente com o grupo. Ao recordar o Festival da Música Popular Brasileira de 1967, quando Gilberto Gil se apresentou com os Mutantes e lançou "Domingo no Parque", Tim confessou: "Fiquei com ciúme, falei: 'Pô, eu é que gostaria de estar lá com eles…'".
Além das lembranças com Os Mutantes, Tim falou à revista sobre outros temas - incluindo seu distanciamento da fase mística ligada ao Universo em Desencanto, movimento que inspirou os célebres discos "Tim Maia Racional, Vol. 1 e 2". "Sim, me arrependo", admitiu o artista, de forma direta, quando questionado se ainda mantinha ligação com a seita.
Tim Maia e o rock
Mesmo afastado do rock experimental dos Mutantes, Tim Maia continuou deixando marcas profundas no cenário do rock nacional. Em 1985, durante outra entrevista à Bizz, o cantor mostrou atenção às novas bandas da década e elogiou o som do RPM. Ao ouvir "Sob a Luz do Sol", ele comentou: "Não gosto da mixagem. Quem é? Zé Ramalho, Guilherme Arantes? Pera aí, é o RPM. Eles não são ruins. Gosto de 'Louras Geladas'. Esse pessoal é que vai arrepiar. Vai mudar tudo, o Roberto Carlos vai ter que se cuidar."
A admiração de Tim por artistas do rock brasileiro não parou aí. Nos anos 1990, ele também teve um papel curioso na história da Jota Quest. Segundo o empresário Sérgio Pitta, foi Tim quem ajudou a banda mineira a adotar o nome atual, após problemas legais com o uso de "J. Quest", inspirado no desenho Jonny Quest. "Eles tinham perdido o nome e estavam tristes. Tim Maia estava com a banda no Planeta Atlântida e disse: 'O segurança, deixa a rapaziada do Jota entrar'. Aí surgiu o nome", revelou Pitta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP

A opinião de Tim Maia sobre o RPM e a música da banda que ele mais curte
A icônica banda de rock anos 1990 que foi rebatizada por Tim Maia após levar processo
A banda de rock que se afastou e Tim Maia ficou com saudades do convívio
Lobão relembra quando presenciou esporro homérico de Tim Maia em Ed Motta


