A razão pela qual o Led Zeppelin recusou a oportunidade de tocar no lendário Woodstock
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de outubro de 2023
Woodstock foi um evento cultural emblemático que definiu uma era. Era um festival que deveria representar o movimento hippie e reunir milhares de indivíduos com ideais semelhantes, mas, em vez disso, tornou-se um desastre incontrolável que se transformou em caos total.
Em 1969, os festivais estavam longe de serem as operações corporativas bem organizadas que existem em 2023. Apenas um mês antes do evento, os organizadores do Woodstock foram forçados a encontrar um novo local e conseguiram assegurar uma fazenda de laticínios em Bethel, que estava originalmente planejada para atender 50.000 fãs. No entanto, a presença real foi quase dez vezes maior.
Conforme explica matéria da Far Out, até os artistas tiveram dificuldades para chegar a Bethel devido às imensas filas para entrar na fazenda de laticínios, e a cada hora que passava, o festival ficava ainda mais fora de controle. A apresentação do Grateful Dead foi prejudicada por problemas técnicos que causaram uma descarga elétrica em Bob Weir, e, quando Jimi Hendrix encerrou o Woodstock, a maioria do público já havia se dispersado.
De forma mais angustiante, dois frequentadores do festival perderam tragicamente a vida durante o Woodstock, incluindo uma pessoa que foi terrivelmente morta por um trator enquanto dormia. Embora o evento seja frequentemente romantizado, a realidade sombria era bem diferente do sonho hippie.
Embora seja um evento histórico, principalmente pelos motivos errados, os artistas usam sua participação como um distintivo de honra. Nessa época, o Led Zeppelin era uma das maiores bandas em turnê do planeta e, não surpreendentemente, foram convidados a tocar no Woodstock.
Além disso, eles estavam nos Estados Unidos na época do Woodstock, mas o empresário deles, Peter Grant, rejeitou a oferta antes mesmo de ela chegar à banda. Durante uma aparição no Late Night with Jimmy Fallon em 2010, Robert Plant revelou: "Não participamos do Woodstock porque nosso empresário achava que seríamos rotulados".
Ele continuou: "Então fizemos todos os outros festivais. E tocamos com algumas bandas americanas incríveis naquela época. Foi uma experiência completamente diferente do Reino Unido - The Doors, Jefferson Airplane. Foi muito incomum para nós. Aprendemos muito e foi um momento fantástico."
Em vez de se apresentar no Woodstock, o Led Zeppelin tocou em um grande show em Asbury Park, Nova Jersey, próximo dali. Em uma postagem no Instagram, o guitarrista Jimmy Page lembrou o fim de semana: "Neste dia, em 1969, toquei em Asbury Park, NJ com o Led Zeppelin. Este era o segundo dia do Woodstock, e tocamos em Asbury Park. Naquela época, a cidade estava cheia de histórias, relatos e rumores sobre o que estava acontecendo no festival."
Embora o Led Zeppelin tenha perdido a chance de fazer parte da história no Woodstock, eles estavam nos Estados Unidos escrevendo sua própria história, e Grant não queria que eles se tornassem uma nota de rodapé na história de outra pessoa. Embora essa decisão provavelmente tenha sido a mais sensata, considerando os eventos em Bethel, também pode ter privado a banda do concerto mais infame de sua carreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps