Como funciona a reabilitação fisioterapêutica craniana, como no caso de Mingau
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de setembro de 2023
O baixista e produtor Mingau, do Ultraje a Rigor, segue internado para se recuperar de tiro de arma de fogo que atingiu seu crânio durante ação de bandidos em Paraty, cidade do estado do Rio de Janeiro.
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
O último boletim médico explicou que Mingau encontra-se em reabilitação com "intenso suporte terapêutico". "A fase de hipertensão intracraniana foi superada, entrando agora em etapa de reabilitação, com intensificação do suporte fisioterapêutico. O paciente está sem sedação, apresentando abertura dos olhos, porém sem interação consciente com o ambiente até o momento", diz o boletim".
De acordo com o documento "Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico, disponibilizado pelo Departamento de Ações Pragmáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, existem cinco fases do processo de reabilitação. Confira os principais pontos abaixo.
Definição de traumatismo cranioencefálico
"O TCE (Traumatismo Cranioencefálico) é qualquer lesão decorrente de um trauma externo, que tenha como consequência alterações anatômicas do crânio. 20%: causas ‘violentas’ são causadas por ferimentos por projétil de arma de fogo e armas brancas. As diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com TCE são de suma importância para nortear o trabalho da equipe de Saúde em todas as etapas do cuidado e do processo de reabilitação".
As cinco fases da reabilitação
"O processo de reabilitação de pessoas que tiveram um TCE se divide em cinco fases distintas 1. fase pré-trauma: fase anterior ao trauma; 2. fase aguda: desde o primeiro atendimento da equipe de resgate (ex.: Samu) até o CTI/UTI (diagnóstico/triagem/tratamento); 3. fase intensiva: do CTI/UTI até a alta hospitalar (diagnóstico/tratamento); 4. fase de recuperação: educação e treinamento (avaliação de habilidades e alterações, programa de reabilitação); 5. fase ambulatorial: estabelecimento de uma nova vida; ajustamento pessoal (habilidades, alterações, personalidade etc.), ajustamento social (família, amigos, trabalho, relacionamentos etc.) e qualidade de vida (produtividade, realização pessoal, emprego etc.)".
O que é a reabilitação?
"Reabilitação é compreendida como um processo que objetiva a capacitação e o alcance do máximo potencial de habilidades físicas, sensoriais, intelectuais, psicológicas e de funcionamento social. Este processo constitui-se de uma instrumentalização dos indivíduos com incapacidades, subsidiando-os com ferramentas necessárias para a obtenção de independência e autodeterminação".
A reabilitação aguda, subaguda e ambulatorial
"Primeiro, temos a reabilitação aguda no hospital no qual foi atendido logo após o trauma, com o objetivo de garantir a sobrevida da pessoa e evitar maiores complicações; depois a reabilitação subaguda, ainda durante a internação, com o objetivo de reduzir os prejuízos do TCE, aumentar a independência física, cognitiva e psicossocial, compensar a deficiência e minimizar o sofrimento; por fim, a reabilitação ambulatorial, na fase crônica, que além de dar continuidade aos objetivos estabelecidos na fase subaguda no contexto fora do hospital, tem como foco reintegrar a pessoa na comunidade e manter a qualidade de vida".
Abordagem interdisciplinar
"Em todas as etapas dos cuidados, o processo de reabilitação de pessoas que sofreram TCE requer uma abordagem global e interdisciplinar, que envolve diferentes áreas de especialização, uma vez que estas podem apresentar dificuldades ou desafios em várias áreas (motora, neurológica, sensorial, neuropsicológica, comunicação, socialização, entre outras), demandando a necessidade de avaliações e intervenções de uma equipe interdisciplinar".
Qual o foco/objetivo do processo de reabilitação?
"O foco da reabilitação deve ser o alcance da autonomia pessoal e não da deficiência. A prioridade máxima é favorecer a retomada do controle da própria vida. Assim, ninguém mais do que a própria pessoa com TCE, dentro de suas limitações e capacidades, sinaliza o que é melhor para ela, qual a melhor maneira de viver sua vida e que atividades a deixaria mais integrada e satisfeita consigo mesma".
Mingau, do Ultraje a Rigor, baleado na cabeça em Paraty
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps