O defeito do rock brasileiro dos anos 70 e o diferencial das bandas dos 80, segundo Roger Moreira
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de agosto de 2025
Nos anos 1970, o rock brasileiro ainda parecia engatinhando em busca de uma identidade. Havia nomes importantes, como Rita Lee, Raul Seixas e grupos como O Terço, mas, em boa parte das vezes, as bandas nacionais soavam como cópias menos inspiradas de suas influências estrangeiras. Décadas depois, o vocalista Roger Moreira, dos Ultraje a Rigor, seria categórico em uma entrevista à revista Bizz de 1985.
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
"Naquele período, os grupos eram meio na cola dos importados, e a cópia ficava sempre mais chutada. Hoje em dia o pessoal está mais ligado mesmo em fazer um rock brasileiro, com as condições daqui, os temas daqui."
Essa diferença de abordagem ajudaria a marcar o início da chamada "geração 80", quando nomes como Ultraje, Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana e tantos outros transformaram o rock em um fenômeno cultural e de massa no Brasil.
Rock nacional dos anos 1970 e 1980
Se o instrumental do rock brasileiro dos anos 70 já tinha força, o ponto fraco eram muitas vezes as letras. O jornalista Sérgio Martins lembrou recentemente, em seu canal no YouTube, como isso sempre o incomodava.
"O Made in Brazil, que é uma banda tradicional, tinha versos como ‘Hey, larga meu pé, você até parece chiclé’. O Patrulha do Espaço fez uma canção chamada ‘Columbia’, em que diziam: ‘Eles subiam aos céus e voltou, uô, uô, é o maior dos pássaros, Colúmbia’."
A virada veio justamente com a chegada da Legião Urbana, cujo primeiro disco, lançado em 1985, redefiniu o que significava escrever rock em português. No recém-lançado livro Será – Crises, Genialidade e um Som Poderoso, o produtor José Emílio Rondeau revela os bastidores turbulentos do álbum e mostra como Renato Russo se recusou a ceder às pressões da gravadora para suavizar os versos.
Segundo Sérgio Martins, que acompanhou tudo de perto na época da Bizz. "A geração Brasília virou o jogo num cenário dominado por riffs fortes, mas versos que beiravam o absurdo. Renato Russo trouxe letras que realmente diziam algo. Eu escutava ‘Ainda É Cedo’ e achava que tinha sido feita pra uma ex-namorada minha. Depois fui entendendo tudo o que a Legião dizia ali."
Na mesma entrevista de 1985, Roger Moreira também recordou como o Ultraje a Rigor foi assimilando o sucesso aos poucos. Músicas como "Inútil" e "Eu Me Amo" demoraram para estourar, mas quando "Ciúme" explodiu nas rádios, não havia mais volta. "Não chega a assustar porque a gente esperava e gosta disso. Mas tem sustos como o do lambari."
Entre cópias mal resolvidas dos anos 70 e a força lírica da geração 80, o rock brasileiro passou por uma transformação profunda. A crueza e a simplicidade que Roger defendia — "o rock tem de ser simples" — se uniram ao cuidado de Renato Russo com as palavras. O resultado foi uma música que não apenas lotava estádios, mas também falava diretamente à experiência do público brasileiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
Vocalista do Nevermore fala sobre influência de Warrel Dane e recepção dos fãs
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Brent Hinds odiava entrevistas, revistas e fumaça de cigarro
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Ex-vocalista do Slipknot revela se considera "Mate. Feed. Kill. Repeat." um disco ou demo
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
Guitarrista abandona o Bad Wolves após gravadora pressionar banda a lançar cover
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
O defeito que estragava o rock brasileiro nos anos 70 e que as bandas dos 80 corrigiram
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Sérgio Serra teve carreira quase destruida pelo álcool: "Ninguém mais queria tocar comigo"
Como foi tocar com Ultraje em Goiânia logo após acidente com Césio-137, segundo Roger
5 curiosidades que ajudam a contar a história de Mingau, do Ultraje a Rigor
Como surgiu a parceria de sucesso entre Ultraje a Rigor e Danilo Gentili


