Higher: Os 10 álbuns que marcaram Gustavo Scaranelo
Por Eliton Tomasi
Fonte: SOM DO DARMA
Postado em 05 de outubro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Gustavo Scaranelo, guitarrista da banda de metal HIGHER, listou os 10 discos que marcaram não só sua carreira como músico, mas também como fã de rock e música em geral.
"Poderia ter citado uns 100 discos de metal aqui, mas, mesmo tendo apenas dez posições na lista, fiz questão de colocar algumas das minhas muitas influências diversas. A razão de ter feito isso é que o verdadeiro objeto da minha admiração é a música. Vou de Pantera à Jobim, de Carcass à Mahler, nos mesmos 30 minutos! E devo dizer que isso só me aproximou mais do metal, ele tem o que só ele tem, nunca achei isso em qualquer outro gênero, e quando minha alma pede algo assim, sei onde buscar!" – Gustavo Scaranelo
10 - Nevermore – "Dreaming Neon Black"
Umas das coisas mais ácidas que já escutei! O som pesado da banda, os vocais sombrios do Warrel Dane e a guitarra azeda do Jeff Loomis trouxeram uma novidade para as minhas audições. Banda incrível, disco incrível!
9 - Pat Metheny – "Secret Story"
O Pat Metheny é um ícone! Difícil escolher um único trabalho, pois ele transita com muita habilidade em diversas praias da música instrumental e do jazz. "Secret Story" é um disco que privilegia a música, muito acima da guitarra, e a música é a verdadeira razão de eu ter me tornado músico, não a guitarra.
8 - Sepultura – "Arise"
Esse disco foi a minha porta de entrada definitiva no metal. Quando o ouvi pela primeira vez, aos nove ou dez anos de idade, senti que estava iniciando um caminho sem volta. Assim foi! "Desperate Cry" é até hoje umas das faixas mais cativantes que eu já ouvi!
7 - Guinga – "Suite Leopoldina"
O Guinga pra mim é um grande mestre! Estudei muito a sua obra, passei incontáveis horas com o violão de nylon, estudando suas composições. Ainda hoje faço isso. Ouvir seu trabalho me ensinou a pensar música de uma outra forma. Esse disco tem algumas das mais incríveis melodias desse compositor, sem falar nos arranjos.
6 - Queen – "A Night At The Opera"
Apesar de ser um disco de grandes clássicos, o que mais me chama atenção são as faixas menos populares como "Prophet Song" e "Death On Two Legs". Mas o álbum todo é demais!
5 - Pantera – "Far Beyond Driven"
O melhor soco na cara que alguém pode receber! Se é que se pode pensar dessa forma. (risos). Quando ouço esse disco, sou capaz de carregar o dobro do meu peso! É energizante! Ainda não existe um som substituto para o silêncio que o Pantera deixou.
4 - Joe Pass – "For Django"
Todo guitarrista deveria sentar-se com sua guitarra e transcrever os solos do Joe Pass. A fluência com que ele lança boas ideias é um insulto! Acho que o universo musical de qualquer guitarrista, seja metaleiro ou não, seria ampliado ao se aproximar do trabalho desse gênio.
3 - John Coltrane – "Blue Train"
Esse disco é uma aula de linguagem e "malícia" musical no jazz, o equilíbrio é perfeito! Apesar da genialidade do Coltrane, vale dizer que a atuação do Lee Morgan é um dos pontos altos do disco na minha opinião.
2 - Accept – "Metal Heart"
Se existe um guitarrista escrevendo aqui agora, a culpa é do Wolf Hoffmann. Quando escutei os solos e os trabalhos de guitarra nos discos do Accept, interrompi imediatamente as aulas de órgão que tinha quando moleque e comecei a estudar guitarra. As composições são demais, uma energia que só identifico nessa banda.
1 - Helloween – "Walls Of Jericho"
Esse disco marcou a minha vida! Ele é forte e único, nem o próprio Helloween voltou a soar dessa forma nos discos seguintes. Não sei explicar o que eu sinto quando o ouço, é emocionante. Parei! (risos)
Álbuns que Marcaram
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps