5 álbuns que marcaram Cláudio David, do Overdose, incluindo a "bíblia do thrash metal"
Por Emanuel Seagal
Postado em 06 de fevereiro de 2026
Não tem como falar de metal nacional sem falar no Overdose, uma das bandas mais antigas do gênero em atividade. O grupo mineiro apresentou uma nova formação em 2024, lançando os singles "Século XXI", "João Sem Terra" e "Blind Words".

Conversamos com o guitarrista Cláudio David, único membro da formação original, que revelou que a banda - uma das atrações confirmadas do Bangers Open Air 2026 - segue produzindo novas músicas, com planos de lançar um EP ou álbum completo futuramente.
Enquanto aguardamos os lançamentos e o vindouro show dos mineiros, Cláudio contou ao Whiplash.Net um pouco dos seus primeiros contatos com a música e listou os álbuns que mudaram sua vida. Pegue seu fone de ouvido, aumente o volume e confira as escolhas.
"Eu sempre ouvi muita música, desde 'nascença'. Meu pai gostava muito, ouvia vários tipos diferentes. Mas, em relação ao rock, teve um primo meu, chamado Nelson Canaan, que morou na Inglaterra no final dos anos 60. Viu Jimi Hendrix, Deep Purple no começo, Black Sabbath começando… e diz a lenda que ele trouxe pro Brasil 3 mil vinis só de rock! A maioria não tinha saído no Brasil, porque na época não saía nada aqui. Ele montou uma loja chamada Pop Rock em 1971, que foi uma das pioneiras no país.
"Ele sempre dava disco de rock pra mim e pro meu irmão de presente de aniversário. A gente começou a ouvir esses discos na época em que foram lançados, graças a esse meu primo. Tinha outros primos que gostavam de progressivo, mas o rock mais pesado - isso eu com 5 ou 6 anos de idade - conheci por causa dele."
1 - Kiss - "Dressed To Kill" (1975)
"É uma missão quase impossível selecionar cinco discos. Eu ouço rock desde os anos 70, mas, como primeiro, vou colocar o 'Dressed To Kill', do Kiss. Foi a primeira vez que me apaixonei por uma banda de rock. Eu já conhecia rock, tinha coisas de que eu gostava, mas a primeira vez que eu falei 'Adoro essa banda!', foi o 'Dressed To Kill', com músicas maravilhosas. 'Room Service' eu acho muito legal; 'Rock Bottom', 'C'mon and Love Me'… 'She' é uma das que eu mais gosto, fora a própria 'Rock and Roll All Nite'. Então, eu apaixonei com o vocal do Paul e do Gene, com as guitarras do Kiss.
"Tinha aquela coisa da capa, que me impressionava um pouco. Gene Simmons, né? Eu ficava um pouco impressionado, era criança, mas apaixonei com o disco. Foi o primeiro disco que me 'chapou' assim, que comecei a ter noção de gostar de uma banda, de um estilo musical, de uma banda específica."

2 - Black Sabbath - "Sabotage" (1975)
"Eu era primo dos donos da Pop Rock, que é uma das lojas históricas aqui em BH nos anos 70, e ele sempre me dava disco de presente. O do Kiss foi presente. Um dos presentes foi o 'Sabotage', do Black Sabbath. Aí eu pirei, surtei. 'Hole in the Sky'... eu pirei com a 'Symptom of the Universe', até hoje acho ela muito foda, e esse disco é meu predileto do Sabbath até hoje.
"Pelo vocal do Ozzy eu me apaixonei, as guitarras pesadas, os timbres, o tipo de riff do Tony Iommi. O metal estava começando ainda, ali em 75 e tal. Foi o segundo com que me apaixonei e comecei a curtir Black Sabbath."

3 - Judas Priest - "British Steel" (1980)
"Pirei também com Judas Priest! O 'British Steel', quando saiu… foi o primeiro que saiu aqui no Brasil. Achei muito diferente do que eu estava acostumado a ouvir. Pelo Rob Halford… o estilo de guitarra do Judas é muito afiado, muito cravado, diferente do Black Sabbath. Sempre a mesma coisa: vocal sempre conta muito pra mim, e guitarra. A dupla de guitarra que eu mais gosto até hoje… Judas Priest, especificamente de metal, é minha banda predileta até hoje. Quando ouvi esse disco, os solos, bases… o vocal do Rob Halford. É, pra mim, um dos melhores vocalistas de todos os tempos."

4 - Metallica - "Master of Puppets" (1986)
"Eu já conhecia Metallica, já gostava muito do 'Kill 'Em All' e do 'Ride The Lightning', mas quando saiu o 'Master of Puppets' eu caí pra trás. Achei ali o manual do thrash metal, que era um estilo que eu já curtia. Slayer e Anthrax também têm discos que são memoráveis, mas o 'Master of Puppets' foi aquele disco que eu falei 'nó!'. Chegou no limite, chegou no máximo do thrash metal. Uma verdadeira bíblia do thrash metal. As bases, os vocais do James também são muito bons. Foi também ali no 'Master of Puppets' que eu meio que caí pra trás, falei: 'nó! Isso é bom demais!'."

5 - Pantera - "Cowboys From Hell" (1990)
"Na época, também quebrou um certo paradigma. É thrash metal, mas não é parecido com Metallica; começou a onda do groove metal, um outro tipo de thrash metal. Que, aliás, até coincide na época com o Overdose, que estava fazendo um som mais groovado. Teve até quem acusasse a gente de ser cópia de Pantera, mas foi coincidência, a gente já estava com o 'Circus of Death' pronto quando eu ouvi pela primeira vez. Eu conhecia o Pantera lá, antigo, desde o primeiro ('Metal Magic', de 1983), mas essa mudança, o 'Cowboys From Hell', nó! Eu pirei também, apaixonei com o Pantera. Vocais do Phil Anselmo muito fodas, os riffs do Dimebag, um puta guitarrista. As músicas em si, mais quebradas, mais groovadas… surtei quando ouvi o 'Cowboys'."

Clique no player abaixo para ouvir todos esses discos em uma playlist no Spotify e confira também o clipe do Overdose para a faixa "João Sem Terra".
Álbuns que Marcaram
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Prika Amaral anuncia consultoria para artistas novos e independentes
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
5 álbuns que marcaram Cláudio David, do Overdose, incluindo a "bíblia do thrash metal"
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"

Os álbuns que marcaram Fausto Mucin, fundador da Die Hard, ícone da Galeria do Rock
Guns N' Roses: os dez álbuns que mudaram a vida de Dizzy Reed
Edu Falaschi: 10 discos que marcaram a vida do vocalista
Corey Taylor: os 10 discos que mudaram a vida dele
Dave Mustaine: os dez álbuns que mudaram a sua vida
Jason Becker: os 10 discos que mudaram a vida dele
Duff McKagan: dez álbuns que marcaram a vida do baixista
Dave Lombardo: dez álbuns que marcaram a vida do baterista
Kiko Loureiro: os cinco discos de rock que marcaram sua vida
Rush: Os álbuns favoritos do baixista Geddy Lee
Malefactor: Os discos que marcaram Lord Vlad
Andreas Kisser: os álbuns que marcaram o guitarrista
Eddie Trunk: os álbuns que marcaram o apresentador
Aquiles Priester: os álbuns que marcaram o baterista
Bruno Maia: os álbuns que marcaram o líder do Tuatha de Danann
Rodrigo Simas: os álbuns que marcaram o redator do Whiplash.Net
5 álbuns que marcaram Chaene da Gama, do Black Pantera


