Matérias Mais Lidas

Tawny Kitaen: modelo famosa pelos videoclipes do Whitesnake morre aos 59 anosTawny Kitaen
Modelo famosa pelos videoclipes do Whitesnake morre aos 59 anos

Rolling Stones: show histórico de Copacabana será lançado; confira capa e tracklistRolling Stones
Show histórico de Copacabana será lançado; confira capa e tracklist

Inglaterra: 25 grandes bandas de rock e metal que não são de LondresInglaterra
25 grandes bandas de rock e metal que não são de Londres

Mötley Crüe: primeiras fotos da série sobre sex tape de Tommy Lee e Pamela AndersonMötley Crüe
Primeiras fotos da série sobre sex tape de Tommy Lee e Pamela Anderson

Nirvana: FBI torna público documento relacionado à investigação da morte de Kurt CobainNirvana
FBI torna público documento relacionado à investigação da morte de Kurt Cobain

Whitesnake: David Coverdale se manifesta sobre a morte de Tawny KitaenWhitesnake
David Coverdale se manifesta sobre a morte de Tawny Kitaen

Legião Urbana: Será que é uma vingança pessoal contra o pai, diz Dado Villa-LobosLegião Urbana
"Será que é uma vingança pessoal contra o pai", diz Dado Villa-Lobos

Mayhem: banda lançará EP em julho, com cover do Ramones; confira capa e tracklistMayhem
Banda lançará EP em julho, com cover do Ramones; confira capa e tracklist

Punk Britânico: A história do estilo em 23 músicas, segundo a Kerrang!Punk Britânico
A história do estilo em 23 músicas, segundo a Kerrang!

Metallica: James Hetfield está cético sobre vacina e é contra passaporte vacinadoMetallica
James Hetfield está cético sobre vacina e é contra "passaporte vacinado"

Marilyn Manson: modelo Ashley Morgan Smithline diz que ele a fez beber sangue em pactoMarilyn Manson
Modelo Ashley Morgan Smithline diz que ele a fez beber sangue em "pacto"

Sepultura: Iggor explica como criou bateria de Refuse/Resist, unindo metal e sambaSepultura
Iggor explica como criou bateria de "Refuse/Resist", unindo metal e samba

Alice In Chains: para Nancy Wilson era óbvio que Layne perderia a luta contra as drogasAlice In Chains
Para Nancy Wilson era óbvio que Layne perderia a luta contra as drogas

Yngwie Malmsteen: guitarrista anuncia novo álbum Parabellum e libera single; ouçaYngwie Malmsteen
Guitarrista anuncia novo álbum "Parabellum" e libera single; ouça

Kiss: as cirurgias às quais Paul Stanley precisou ser submetido devido às turnêsKiss
As cirurgias às quais Paul Stanley precisou ser submetido devido às turnês


Korzus
Edu Falaschi - Vera Cruz
Pentral

On The Road: Chuva de Guitarras; Total domínio do instrumento e um feeling absurdo

Por Cláudio Vigo
Em 02/03/01

Quando na sexta-feira avisei meus amigos colecionadores que passaria o Carnaval em casa e não havia comprado um mísero cd para encarar a empreitada, o desespero se estampou naqueles semblantes, e entre um "assim não dá" e um "isso é inconcebível", ficou combinado que receberia um estoque regulador, que criasse um cordão sanitário, anti-Alalaô e que me fizesse escapar de um eminente atropelamento do Bonde do Tigrão.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No sábado pela manhã, um pacote de dezenove cds estava na minha portaria, trazendo de tudo um pouco: progressivo polonês, shows piratas do Tempest, até uma interminável chuva de guitarras, de todos os tipos, que me fizeram refletir nesta meia dúzia de temas que discuto por aqui com vocês.

Não adianta negar, de todos os instrumentos que participam de uma banda de rock, a guitarra elétrica é o alvo maior de todos os fetiches. O vocalista pode ser o gostosão, o baterista o alucinado, o tecladista o genial, mas quando sola o guitarrista, todo mundo faz biquinho, fecha os olhos, balança a cabeça e se põe a tocar uma guitarra imaginária, desesperadamente. Já vimos isso em show, em casa de amigo e nós mesmos quantas vezes já nos pegamos mandando "aquele" solo do Johnny Winter, na solidão do quarto, num delicioso mico sem testemunhas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Isto me lembrou uma historinha seventies hilária, que eu conto agora para dar um clima no contexto. Sempre tive muitos amigos músicos, e era figurinha fácil em inúmeros ensaios de varias bandas. Muita gente que hoje é profissional já me atormentou muito a alma e os ouvidos com cover de "Smoke on the Water" e "We're an American Band". Eu era uma espécie de roadie, ou seja, carregava umas caixas, plugava uns pedais e fazia inacreditáveis gravações piratas, que eram o desespero dos graves e agudos. Mas tinha pose (hoje se diria atitude), rock'n'roll e estava em todas.

Num destes intermináveis ensaios, sempre numa minúscula garagem cheia de caixa de ovo pra "dar acústica", apareceu um antigo colega de escola, que eu não via tinha uns trocentos anos me surpreendendo tanto pela ausência da merendeira como pela companhia de uma faiscante Gibson Les Paul (a galera local estava toda a bordo de Gianinnis) numa marra digna, no mínimo, de um John Mclaughlin.

Depois dos carambas e dos quanto tempos ajudei o ex-coleguinha a montar a inacreditável pedaleira, comprada pelo pai milico no exterior (assim como a Les Paul) e depois de uma meia dúzia de caras e bocas, o compadre mandou um solo que fez a garagem tremer e todo mundo emudecer de espanto. Parecia que iria liderar a própria Mahavishnu, uma rapidez absurda e uma precisão estonteante. Ficou todo mundo babando.

O convite para uma jam session foi imediato. Corri para registrar o momento histórico nas minhas cassetes assassinas. Todos a postos, o couro comeu. "Smoke on the Water" já tinha rolado e eu achado o solo um pouco parecido, mas podia ser impressão né? Veio "We're an American Band" e já estava bem desconfiado. Tentaram "Black Dog" e nada. Quando se partiu para um blues bem improvisado, a conclusão foi inevitável: o solo era genial, mas era sempre o mesmo, inacreditável, independendo da musica ou do gênero (fox, mambo, tango etc...) o nosso herói mandava sempre o mesmo, fantástico, mas único, solo de guitarra. Foi constrangedor, depois que o rapaz pôs literalmente a Les Paul no saco e se retirou. O baixista comentou que ele treinava muito sozinho e portanto não tinha conjunto. Na mesma hora comparei o guitar hero com um fã enlouquecido da Rita Cadilac que depois de passar longas temporadas em solitários treinos homenageantes quando visse a "pantera" cara a cara (ou quase isso) negaria fogo por falta de conjunto.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entre os cds que vieram pro auxílio momesco estava o show da trinca de valetes: Joe Satriani, Eric Johnson e Steve Vai. Onde, guardadas as devidas proporções, acontece um problema semelhante ao rapaz da Les Paul. Infelizmente só nasceu um Jeff Beck e este povo junto com mais uma galera enorme ainda não percebeu isso. A técnica é absurdamente perfeita. Estão lá todos os truques, escalas e surpresas, fazendo os fãs, de biquinho e olhinho fechado, tocar horas e horas de guitarras imaginárias. Só que lá pela terceira música o espetáculo da bola no focinho da foca começa a cansar. Fico imaginando Santana, Eric Clapton e Hendrix tocando juntos. Duvido que imediatamente não reconhecêssemos quem estava tocando o quê. Por que? Porquê além de uma técnica extraordinária, os caras tinham uma história e uma visão de mundo que passavam em cada música, em cada solo. Experimentem ouvir um solo do Santana seguido de um de Clapton ou Hendrix e vejam que passam emoções e evocações completamente distintas. Querem outro exemplo? Keith Richards e Pete Townshend são bons guitarristas? Eu mesmo respondo: ótimos, apesar da falta de malabarismos e mágicas de circo. Existe um riff igual a "Brown Sugar" ou "Jumping Jack Flash"? Pois é. O papo é por aí.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tive a sorte de assistir inúmeros desses heróis da guitarra tocando ao vivo (com a óbvia e triste exceção de Hendrix). De Clapton a Santana, passando por tantos e tantos outros. Posso dizer que o que mais me impressionou foi Jeff Beck, de quem sou fã absoluto. Total domínio do instrumento (volume, microfonias, efeitos etc...) e um feeling absurdo. Estava junto de um amigo (guitarrista de mão cheia) que pensa bastante parecido comigo, neste aspecto, e ficamos bestificados com a simplicidade e a beleza das idéias do mestre. Talvez por isso mesmo, por paradoxal que pareça, seja o mais invejado e imitado pelos tiradores de coelho da cartola. A crítica andou espinafrando o último álbum de Jeff Beck, já procurei e não consegui encontrar, portanto ainda me recuso a admitir o ocaso.

Seria injusto, para não dizer ingrato, com meus amigos se não dissesse que a grande maioria dos cds era excepcional. Só para ficar nas guitarras, lembro que vieram coisas do calibre de Roy Buchanan e Pete Haycock (ex-Clímax Blues Band). Meu carnaval que perigava ser uma tempestade de bundas de TV, uma ventania de thuchucas preparadas, acabou se transformando numa chuva de guitarras, com muito suor e cerveja.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


MOPD
Arte Musical
Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Edgard Scandurra: Os cinco guitarristas que mais me influenciaram (vídeo)Edgard Scandurra
"Os cinco guitarristas que mais me influenciaram" (vídeo)

Jeff Beck Group: muito melhores que o Led Zeppelin no início, diz Gene SimmonsJeff Beck Group
Muito melhores que o Led Zeppelin no início, diz Gene Simmons

Ian Paice: Ritchie Blackmore apresentou pra ele o maior guitarrista de todos os temposIan Paice
Ritchie Blackmore apresentou pra ele o maior guitarrista de todos os tempos


Ases das seis cordas: Guitarristas e suas assinaturasAses das seis cordas
Guitarristas e suas assinaturas

Rod Stewart: o grande vocalista que o rock perdeuRod Stewart
O grande vocalista que o rock perdeu

Vegetarianismo: Nomes do Rock e do Metal que não comem carneVegetarianismo
Nomes do Rock e do Metal que não comem carne


Iron Maiden: Fã em cadeira de rodas emociona Bruce em Belo HorizonteIron Maiden
Fã em cadeira de rodas emociona Bruce em Belo Horizonte

Dead Fish: A proposta mais indecente que a banda já recebeu pelo FacebookDead Fish
A proposta mais indecente que a banda já recebeu pelo Facebook


Sobre Cláudio Vigo

Da safra de 62 , Claudio Vigo ganha a vida com a poesia, o jazz e o rock n roll. Paga as contas como arquiteto.

Mais matérias de Cláudio Vigo no Whiplash.Net.