Vale a pena conhecer: O Abelha & Banda Ilusão Sonora, Trash no Star e Mad Monkees
Por André Garcia
Postado em 01 de outubro de 2022
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: O Abelha & Banda Ilusão Sonora (axé rock), Trash no Star (rock alternativo/punk) e Mad Monkees (hard rock).
O Abelha & Banda Ilusão Sonora
É um projeto do belorizontino Mauro Novaes, que faz uma inusitada mistura de rock e axé. O resultado ele define como música brasileira de garagem; brilhantemente sintetizada como "The Clash com banana". O músico ao vivo é acompanhado da Banda Ilusão Sonora, composta por Vinikov de Morais (guitarra), Pedro Vasseur (baixo), Pedro Biata (bateria) e Claudão Pilha (percussão).
Já está disponível nas plataformas de streaming os singles "Vermelho Pede Vingança", "Maletinha" (ambos de 2021), "Chuva" e "Lágrima de Crocodilo" (ambos de 2022) — com letras ao mesmo tempo irreverentes e sérias, com ácidos comentários sociais.
Onde encontrar:
https://ffm.bio/abelha
Trash no Star
Surgido do underground da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Trash no Star é foi formado em 2010 pelo casal e amigos de adolescência Letícia Lopes e Felipe Santos, ambos na guitarra e vocal. Completa a banda Pedro Millecco (bateria) e Mara Chantre (baixo). Com influência de L7, faz um som que mistura os riffs punks do Ramones com o barulho e o lo-fi do Sonic Youth.
Já está disponível nas plataformas de streaming o single "Single Ladies" (2013) e o EP "Stay Creepy (No) Summer Hits" (2014) — composto por seis faixas, entre elas "Winona Ride", a mais ouvida no Deezer. A banda está para lançar novidade em breve pelo selo Efusiva Records e o coletivo Lança.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/trashnostar
Mad Monkees
Formado em 2015 em Fortaleza/CE, é atualmente composto por Felipe Cazaux (guitarra e vocal), Klaus Senna (baixo), Netto de Sousa (bateria/baixo), Capoo Polacco (guitarra) e PH Barcellos (bateria). Juntos eles fazem um som inspirado em mestres do hardão setentista como AC/DC e Motörhead,e um toque mais moderno de Foo Fighters e Queens of the Stone Age. Com letras ácidas em português e inglês, falam sobre o caos nosso de cada dia.
Está disponível nas plataformas de streaming os EPs "Mad Monkees" e "Live@Magnolia"(ambos de 2015), os álbuns "Mad Monkees" (2017) e "Mad Monkees No Estúdio Showlivre (Ao Vivo)" (2019). Seus lançamentos mais recentes foram os singles: "Monkee Business" (2017), "Are You Going Mad" (2018), "Guerra" (2019), "Sem Reação" e "Procure Saber" (ambos de 2021).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/mad.monkees
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps