Vale a pena conhecer: In The Rosemary Dreams, Pavio e Lalo Oliveira
Por André Garcia
Postado em 28 de maio de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: In The Rosemary Dreams, Pavio e Lalo Oliveira
In the Rosemary Dreams
Formado em 2014 em Piraquara/PR, é atualmente composto por Anderson de Lima (guitarra e vocal), Alexander Medina (bateria) e César Matos (baixo).
Seu som, de difícil definição, une uma excêntrica combinação de influências: o grave e dramático vocal post punk do Joy Division e do Sisters of Mercy; melodias e distorções fantasmagóricas do grunge do Alice in Chains e Soundgarden; e na guitarra o groove do rock n roll de Jimi Hendrix e do Led Zeppelin. Suas letras, em inglês, tem um pé sempre fincado no gótico, e fazem o estilo rock trevoso caraterísticos do post punk, do grunge e do Nine Inch Nails. Indicado a quem curte um rock trevoso das antigas, mas não tem saco para o trabalho de mímese do post punk revival.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelo álbum "Itrd" (2019), bem como os singles "Death United Us" (2020), "Pure Sacrifice" (2021), "Teleincision" (2022) e "All These Thorns" (2023).
Onde encontrar:
https://instagram.com/itrdband
Pavio
Formado em 2018 no Rio de Janeiro/RJ, é atualmente composto por Marcelo Gonçalves (vocal),
Pedro Xavier (guitarra), João Paulo Mugrabi (baixo), Cynthia Tsai (bateria).
Seu som é um metálico hardcore raiz, bem trilha sonora de roda punk, inspirado em clássicos como Biohazard e Madball. Já seu lado metal adota referências mais modernas — está mais para nomes como Hatebreed e Lamb of God. Suas letras, em português, seguem bem a linha hardcore, com letras diretas repletas de ácidas críticas sociais contra o sistema e o fascismo. Indicado a quem curte o hardcore noventista e heavy metal do século XXI, mas que já se cansou dos clássicos e agora quer "carne nova".
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelos EPs "Execução Sumária", "O Jogo Vai Virar" e "Cidadão de Bem" (os dois primeiros de 2019, o último de 2022).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/Paviohc
Lalo Oliveira
Formado em 2021 em Florianópolis/SC, é um projeto (literalmente) solo composto exclusivamente pelo multi-instrumentista Lalo Oliveira.
Seu som é um hardão à la Motörhead, sem frescuras ou firulas. Suas linhas vocais me remeteram ao melódico hardcore do Bad Religion, e as palhetas abafadas da guitarra me lembraram o clássico heavy metal de Dio. Suas letras, em português, pendem ao engajamento característico do hardcore, mas sem cair no panfletarismo ou no radicalismo. Indicado a quem quer ouvir um rockão pesado sem ser extremo, e mensagens que fazem valer a pena prestar atenção no que é cantado.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta por diversos singles, quatro deles lançados apenas em 2023: "Promessa", "The Urge For Control", "Das Sombras" e "1968".
Onde encontrar:
https://linktr.ee/laloliveira82
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
O inesperado baterista mais influente dos últimos 30 anos, segundo Billy Corgan
Por que Yngwie Malmsteen não é tão difícil quanto dizem, segundo Zakk Wylde
A opinião contundente de Amy Lee sobre a IA; "A coisa mais horrível que você possa imaginar"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



