Vale a pena conhecer: In The Rosemary Dreams, Pavio e Lalo Oliveira
Por André Garcia
Postado em 28 de maio de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: In The Rosemary Dreams, Pavio e Lalo Oliveira
In the Rosemary Dreams
Formado em 2014 em Piraquara/PR, é atualmente composto por Anderson de Lima (guitarra e vocal), Alexander Medina (bateria) e César Matos (baixo).
Seu som, de difícil definição, une uma excêntrica combinação de influências: o grave e dramático vocal post punk do Joy Division e do Sisters of Mercy; melodias e distorções fantasmagóricas do grunge do Alice in Chains e Soundgarden; e na guitarra o groove do rock n roll de Jimi Hendrix e do Led Zeppelin. Suas letras, em inglês, tem um pé sempre fincado no gótico, e fazem o estilo rock trevoso caraterísticos do post punk, do grunge e do Nine Inch Nails. Indicado a quem curte um rock trevoso das antigas, mas não tem saco para o trabalho de mímese do post punk revival.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelo álbum "Itrd" (2019), bem como os singles "Death United Us" (2020), "Pure Sacrifice" (2021), "Teleincision" (2022) e "All These Thorns" (2023).
Onde encontrar:
https://instagram.com/itrdband
Pavio
Formado em 2018 no Rio de Janeiro/RJ, é atualmente composto por Marcelo Gonçalves (vocal),
Pedro Xavier (guitarra), João Paulo Mugrabi (baixo), Cynthia Tsai (bateria).
Seu som é um metálico hardcore raiz, bem trilha sonora de roda punk, inspirado em clássicos como Biohazard e Madball. Já seu lado metal adota referências mais modernas — está mais para nomes como Hatebreed e Lamb of God. Suas letras, em português, seguem bem a linha hardcore, com letras diretas repletas de ácidas críticas sociais contra o sistema e o fascismo. Indicado a quem curte o hardcore noventista e heavy metal do século XXI, mas que já se cansou dos clássicos e agora quer "carne nova".
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelos EPs "Execução Sumária", "O Jogo Vai Virar" e "Cidadão de Bem" (os dois primeiros de 2019, o último de 2022).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/Paviohc
Lalo Oliveira
Formado em 2021 em Florianópolis/SC, é um projeto (literalmente) solo composto exclusivamente pelo multi-instrumentista Lalo Oliveira.
Seu som é um hardão à la Motörhead, sem frescuras ou firulas. Suas linhas vocais me remeteram ao melódico hardcore do Bad Religion, e as palhetas abafadas da guitarra me lembraram o clássico heavy metal de Dio. Suas letras, em português, pendem ao engajamento característico do hardcore, mas sem cair no panfletarismo ou no radicalismo. Indicado a quem quer ouvir um rockão pesado sem ser extremo, e mensagens que fazem valer a pena prestar atenção no que é cantado.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta por diversos singles, quatro deles lançados apenas em 2023: "Promessa", "The Urge For Control", "Das Sombras" e "1968".
Onde encontrar:
https://linktr.ee/laloliveira82
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores álbuns de metal dos anos 90 pela Metal Hamme
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra

Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



