Vale a pena conhecer: Asteroides Trio, Rajada Metal Club e D3NVER
Por André Garcia
Postado em 26 de novembro de 2022
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground (nacional ou não) que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Asteroides Trio (punkabilly), Rajada Metal Club (rap metal) e D3NVER (indie/pop rock).
Asteroides Trio
Formado em 2006 em Arujá/SP, é composto por Leandro Franco (bateria e vocal), Cláudio Formiga (guitarra e vocal) e Weasel Rocker (baixo acústico e vocal).
O som deles é um punkabilly que mistura Stray Cats com The Clash e o lado nerd das bandas horror punk. Suas letras, em português, me lembraram Titãs das antigas, da época de faixas como "Insensível" e "Televisão". Se em 2022 você não ouviu falar da banda… deveria! Afinal de contas, este ano ela não só lançou um tributo punkabilly ao Ratos de Porão como formou com seu vocalista o João Gordo & Asteroides Trio.
Já está disponível nas plataformas de streaming a discografia do Asteroides Trio, composta pelos singles "Direito de Fumar" (2020) e "Verônica Biônica" (2022); os EPs "Geração Drosophila Melanogaster" (2018) e "Sigam os Asteroides" (2022); e os álbuns "Punkabilly (Tributo Rockabilly ao Punk Nacional)" (2013), "Tributo Punkabilly aos 40 anos do Ratos de Porão" e "João Gordo & Asteroides Trio no Estúdio Showlivre" (ambos de 2022).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/asteroides_trio
Rajada Metal Club
Também conhecido como RMC, foi formado em São Paulo em 2013, e é composto por Jhon Insano (vocal), Vitor Carlini (guitarra), Rafael Fiphers (guitarra), Vinicius Guaxinim (baixo) e Alex Chesther (bateria). Adorei os nome!
Seu som é um rap metal muito influenciado pelo rap rock noventista, de nomes tipo Planet Hemp, bem como Raimundos e Charlie Brown Jr. das antigas. O diferencial fica por conta de uma sonoridade mais pesada, mais influenciada pelo metal, principalmente Sepultura na época do "Roots" (1996). Suas letras, em português, falam sobre as hipocrisias dos cidadãos de bem que vestem amarelo e gritam o nome de Deus em manifestações fascistas.
Já está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, composta por cinco singles, quatro deles lançados só agora em 2022: "RMC", "Insanidade", "Pobre Hipócrita" e "Asfixia". Para o ano que vem, tem planos de cair na estrada para promover seu material e comemorar seu décimo aniversário.
Encontre em:
https://linktr.ee/rajadametalclub
D3NVER
Formado em 2020 no Rio de Janeiro, é composto por Tiago Mainenti (guitarra e vocal), Fabrício Mainenti (baixo e vocal) e Felipe Ré (guitarra).
Seu som é um indie rock moderno, bem século XXI, influenciado por nomes como Coldplay, Panic At The Disco e Imagine Dragons. A produção é arrojada, com a sobreposição de camadas sonoras bem mixadas. A melodia vocal, por algum motivo, me lembrou as usadas no sertanejo, talvez pela intensidade emocional ou o timbre da voz, não sei. Confira no vídeo à cima e tire suas conclusões se isso faz sentido ou é viagem minha.
Já está disponível nas plataformas de streaming seu debut, o promissor single "Morreria Sem Você" (2022), lançado no último mês de maio. Siga o trio nas redes sociais para não ficar de fora das novidades que virão em breve!
Onde encontrar:
https://www.instagram.com/oficiald3nver/
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O trabalho desajeitado de Jimmy Page na guitarra que conquistou Robert Plant
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada

Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



