Vale a pena conhecer: Asteroides Trio, Rajada Metal Club e D3NVER
Por André Garcia
Postado em 26 de novembro de 2022
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground (nacional ou não) que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Asteroides Trio (punkabilly), Rajada Metal Club (rap metal) e D3NVER (indie/pop rock).
Asteroides Trio
Formado em 2006 em Arujá/SP, é composto por Leandro Franco (bateria e vocal), Cláudio Formiga (guitarra e vocal) e Weasel Rocker (baixo acústico e vocal).
O som deles é um punkabilly que mistura Stray Cats com The Clash e o lado nerd das bandas horror punk. Suas letras, em português, me lembraram Titãs das antigas, da época de faixas como "Insensível" e "Televisão". Se em 2022 você não ouviu falar da banda… deveria! Afinal de contas, este ano ela não só lançou um tributo punkabilly ao Ratos de Porão como formou com seu vocalista o João Gordo & Asteroides Trio.
Já está disponível nas plataformas de streaming a discografia do Asteroides Trio, composta pelos singles "Direito de Fumar" (2020) e "Verônica Biônica" (2022); os EPs "Geração Drosophila Melanogaster" (2018) e "Sigam os Asteroides" (2022); e os álbuns "Punkabilly (Tributo Rockabilly ao Punk Nacional)" (2013), "Tributo Punkabilly aos 40 anos do Ratos de Porão" e "João Gordo & Asteroides Trio no Estúdio Showlivre" (ambos de 2022).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/asteroides_trio
Rajada Metal Club
Também conhecido como RMC, foi formado em São Paulo em 2013, e é composto por Jhon Insano (vocal), Vitor Carlini (guitarra), Rafael Fiphers (guitarra), Vinicius Guaxinim (baixo) e Alex Chesther (bateria). Adorei os nome!
Seu som é um rap metal muito influenciado pelo rap rock noventista, de nomes tipo Planet Hemp, bem como Raimundos e Charlie Brown Jr. das antigas. O diferencial fica por conta de uma sonoridade mais pesada, mais influenciada pelo metal, principalmente Sepultura na época do "Roots" (1996). Suas letras, em português, falam sobre as hipocrisias dos cidadãos de bem que vestem amarelo e gritam o nome de Deus em manifestações fascistas.
Já está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, composta por cinco singles, quatro deles lançados só agora em 2022: "RMC", "Insanidade", "Pobre Hipócrita" e "Asfixia". Para o ano que vem, tem planos de cair na estrada para promover seu material e comemorar seu décimo aniversário.
Encontre em:
https://linktr.ee/rajadametalclub
D3NVER
Formado em 2020 no Rio de Janeiro, é composto por Tiago Mainenti (guitarra e vocal), Fabrício Mainenti (baixo e vocal) e Felipe Ré (guitarra).
Seu som é um indie rock moderno, bem século XXI, influenciado por nomes como Coldplay, Panic At The Disco e Imagine Dragons. A produção é arrojada, com a sobreposição de camadas sonoras bem mixadas. A melodia vocal, por algum motivo, me lembrou as usadas no sertanejo, talvez pela intensidade emocional ou o timbre da voz, não sei. Confira no vídeo à cima e tire suas conclusões se isso faz sentido ou é viagem minha.
Já está disponível nas plataformas de streaming seu debut, o promissor single "Morreria Sem Você" (2022), lançado no último mês de maio. Siga o trio nas redes sociais para não ficar de fora das novidades que virão em breve!
Onde encontrar:
https://www.instagram.com/oficiald3nver/
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps