Vale a pena conhecer: Verdes & Valterianos, Alex Meister e Realidade Alterada
Por André Garcia
Postado em 28 de fevereiro de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Verdes & Valterianos, Alex Meister e Realidade Alterada.
Verdes & Valterianos
Formada em 2015 em Recife/PE, cidade de onde surgiu o saudoso Chico Science, a banda é composta atualmente por Nivea Maria (teclados e vocal), Pedro Gregorio (guitarra e vocal), Diego Gonzaga (baixo) e Thiago Paes (bateria).
O som da banda é um rock nacional com influências britânicas, muito inspirado em nomes sessentistas como Beatles, Rolling Stones e The Who. Há também um toque do MPB rock dos Secos e Molhados nos bons e velhos tempos de Ney Matogrosso. As letras, em português, mesclam a irreverência lúdica à moda d'Os Mutantes com o existencialismo intelectual de Humberto Gessinger. Indicado a àqueles que sentem falta de bandas como Cachorro Grande, Faichecleres, Júpiter Maçã.
A discografia da banda está disponível em plataformas de streaming, e inclui até o momento o EP "The Same People with the Same Faces" (2016), bem como os singles "Relógio Supersônico" (2019), "Descrucifix" (2020) e "Família Margarina" (2022).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/verdesevalterianos
Alex Meister
Na estrada desde 1993, Alex Meister vem se dedicando ao rock, atuando no underground carioca como guitarrista, vocalista e produtor. Atualmente, é acompanhado pelos músicos convidados Cris Gavioli (baixo), Mark Santana (baixo), Sidney Sohn (teclados), LA Tilly (bateria) e Adriano Morais (bateria).
Seu som é fortemente influenciado pelo hard rock dos anos 80, seguindo os ensinamentos de mestres do gênero, como Bon Jovi, Def Leppard, Kiss (desmascarado), Whitesnake e Mötley Crüe. No entanto, seu estilo musical traz uma abordagem mais madura — mais à la Van Halen com Sammy Hagar do que sexo, drogas e rock n roll. Sua produção musical reverencia suas influências, mas sem se curvar a elas, e sem abrir mão dos recursos modernos. Recomendado para quem deseja passar uma noite imerso em um mundo onde o Nirvana não existiu e o glam rock não morreu.
Já está disponível em plataformas de streaming sua discografia, composta pelo álbum "Rock And A Hard Place" (2022), o EP "My Way" (2011) e singles como "Just Thinkin' About You" (2019), "Hard to Say Goodbye" (2021) e "Lonely Is The Night" (2022).
Onde encontrar:
https://instagram.com/alexmeisterofficial
Realidade Alterada
Formado em 2020, com a indesejada chegada da pandemia, é um duo composto por Waldir Neves (baixo e vocal) e Max Ribeiro (guitarra e bateria). Ao vivo, formam um trio com o apoio de um músico convidado na bateria.
Seu som é um rock pesado bem noventista, de sonoridade grave e robusta, bem inspirada em Rage Against the Machine, Black Label Society e o lado mais metal do Faith no More. Tem uma pegada rap rock, mas sem o rap — algo que me subverteu as expectativas. Suas letras, em português, mais declamadas do que cantadas, são reflexivas, pessoais e subjetivas. Indicado a quem sente saudades da época em que o rock era mais pesado, direto ao ponto, e valia mais a pena prestar atenção no que dizia.
Está no ar sua discografia, composta pelo EP "Insônia" (2022), bem como os singles "Desencontros", "Os Dias São Eternos", "Lucidez Perigosa" (2021), "Mundo Binário" e "Estado Selvagem" (2022).
Onde encontrar:
https://tratore.ffm.to/estadoselvagem
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"
Dirk Verbeuren relembra como foi seu primeiro contato com o Megadeth
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
O clássico imortal do Aerosmith que fez Steven Tyler chorar
Esposa de Gene Simmons mostra "suspeito" levando presentes de Natal na porta de casa
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O dia em que Romário foi assistir a um show do U2 - e não gostou do que viu
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



