Vale a pena conhecer: Verdes & Valterianos, Alex Meister e Realidade Alterada
Por André Garcia
Postado em 28 de fevereiro de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Verdes & Valterianos, Alex Meister e Realidade Alterada.
Verdes & Valterianos
Formada em 2015 em Recife/PE, cidade de onde surgiu o saudoso Chico Science, a banda é composta atualmente por Nivea Maria (teclados e vocal), Pedro Gregorio (guitarra e vocal), Diego Gonzaga (baixo) e Thiago Paes (bateria).
O som da banda é um rock nacional com influências britânicas, muito inspirado em nomes sessentistas como Beatles, Rolling Stones e The Who. Há também um toque do MPB rock dos Secos e Molhados nos bons e velhos tempos de Ney Matogrosso. As letras, em português, mesclam a irreverência lúdica à moda d'Os Mutantes com o existencialismo intelectual de Humberto Gessinger. Indicado a àqueles que sentem falta de bandas como Cachorro Grande, Faichecleres, Júpiter Maçã.
A discografia da banda está disponível em plataformas de streaming, e inclui até o momento o EP "The Same People with the Same Faces" (2016), bem como os singles "Relógio Supersônico" (2019), "Descrucifix" (2020) e "Família Margarina" (2022).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/verdesevalterianos
Alex Meister
Na estrada desde 1993, Alex Meister vem se dedicando ao rock, atuando no underground carioca como guitarrista, vocalista e produtor. Atualmente, é acompanhado pelos músicos convidados Cris Gavioli (baixo), Mark Santana (baixo), Sidney Sohn (teclados), LA Tilly (bateria) e Adriano Morais (bateria).
Seu som é fortemente influenciado pelo hard rock dos anos 80, seguindo os ensinamentos de mestres do gênero, como Bon Jovi, Def Leppard, Kiss (desmascarado), Whitesnake e Mötley Crüe. No entanto, seu estilo musical traz uma abordagem mais madura — mais à la Van Halen com Sammy Hagar do que sexo, drogas e rock n roll. Sua produção musical reverencia suas influências, mas sem se curvar a elas, e sem abrir mão dos recursos modernos. Recomendado para quem deseja passar uma noite imerso em um mundo onde o Nirvana não existiu e o glam rock não morreu.
Já está disponível em plataformas de streaming sua discografia, composta pelo álbum "Rock And A Hard Place" (2022), o EP "My Way" (2011) e singles como "Just Thinkin' About You" (2019), "Hard to Say Goodbye" (2021) e "Lonely Is The Night" (2022).
Onde encontrar:
https://instagram.com/alexmeisterofficial
Realidade Alterada
Formado em 2020, com a indesejada chegada da pandemia, é um duo composto por Waldir Neves (baixo e vocal) e Max Ribeiro (guitarra e bateria). Ao vivo, formam um trio com o apoio de um músico convidado na bateria.
Seu som é um rock pesado bem noventista, de sonoridade grave e robusta, bem inspirada em Rage Against the Machine, Black Label Society e o lado mais metal do Faith no More. Tem uma pegada rap rock, mas sem o rap — algo que me subverteu as expectativas. Suas letras, em português, mais declamadas do que cantadas, são reflexivas, pessoais e subjetivas. Indicado a quem sente saudades da época em que o rock era mais pesado, direto ao ponto, e valia mais a pena prestar atenção no que dizia.
Está no ar sua discografia, composta pelo EP "Insônia" (2022), bem como os singles "Desencontros", "Os Dias São Eternos", "Lucidez Perigosa" (2021), "Mundo Binário" e "Estado Selvagem" (2022).
Onde encontrar:
https://tratore.ffm.to/estadoselvagem
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"

Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



