Vale a pena conhecer: Excêntrica, Posers e Os Trutas
Por André Garcia
Postado em 22 de setembro de 2022
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!

Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Excêntrica, Posers e Os Trutas.
Excêntrica
Formada por Henrique Filho (guitarra e vocal) e Douglas Gomez (bateria), que já se conheciam de outros projetos no underground de Juiz de Fora/MG. Em 2019, eles decidiram somar forças com o baixista Maycon Alves para formar a Excêntrica, banda dedicada a construir um novo repertório com influência de hard rock, mas com letras em português.
Já está disponível nas plataformas de streaming o single "A Orelha de Eurídice", regravação de um clássico do Cazuza. A música foi gravada em parceria com Ricardo Palmeira, guitarrista do próprio Cazuza.
Onde encontrar:
http://www.linktr.ee/excentricabanda
Posers
Formada em 2008, entrou em hiato em 2012, e, com a pandemia, retornou em 2020 fazendo regulares lançamentos de singles e clipes. Composto pelo duo Guilherme Colosio (guitarra e vocal) e Pedro Miranda (bateria e synth), faz um rock industrial inspirado em Rammstein e Marilyn Manson com letras em português ácidas e sombrias.
Já está disponível nas plataformas de streaming o EP "Posers, Too" (2016), bem como os singles "Lixo", "Soldado" e "Companhia Agradável", todos lançados de 2021 para cá. O destaque vai para o terceiro, recém lançado, que mistura Depeche Mode e Nine Inch Nails.
Onde encontrar:
http://www.linktr.ee/posers
Os Trutas
Formado em Visconde de Mauá/MG, é composto por Pedro Gracindo (guitarra e vocal), Leandro Souto Maior (guitarra), Fabiano Soares (baixo e vocal) e Keila Gomes (bateria). Com uma bela produção e letras em português, sua sonoridade mistura o rock caipira do Creedence Clearwater Revival com a brasilidade de Zé Ramalho e a mineirice do Clube da Esquina.
Já está disponível nas plataformas de streaming o álbum "Gosto Daqui" (2019), composto por 10 faixas — três delas lançadas como single no mesmo ano, "Gosto Daqui", "Por Aí" e "Mauá". Está disponível também o single "Bicho", lançado no último 9 de setembro.
Onde encontrar:
http://www.found.ee/1-Bicho
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
Alex Van Halen anuncia "Van Halen", nova antologia bibliográfica da banda
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
"Alison Hell", o clássico do thrash metal inspirado em uma história perturbadora
Nergal, do Behemoth, assiste show do Guns N' Roses ao lado do palco
Andrew Freeman se manifesta sobre sua demissão do Last in Line
Greta Van Fleet retoma atividades e mostra trecho de nova música
Dimmu Borgir ignorou o "efeito TikTok" e recusou exigência de gravadora
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls


