Vale a pena conhecer: Excêntrica, Posers e Os Trutas
Por André Garcia
Postado em 22 de setembro de 2022
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Excêntrica, Posers e Os Trutas.
Excêntrica
Formada por Henrique Filho (guitarra e vocal) e Douglas Gomez (bateria), que já se conheciam de outros projetos no underground de Juiz de Fora/MG. Em 2019, eles decidiram somar forças com o baixista Maycon Alves para formar a Excêntrica, banda dedicada a construir um novo repertório com influência de hard rock, mas com letras em português.
Já está disponível nas plataformas de streaming o single "A Orelha de Eurídice", regravação de um clássico do Cazuza. A música foi gravada em parceria com Ricardo Palmeira, guitarrista do próprio Cazuza.
Onde encontrar:
http://www.linktr.ee/excentricabanda
Posers
Formada em 2008, entrou em hiato em 2012, e, com a pandemia, retornou em 2020 fazendo regulares lançamentos de singles e clipes. Composto pelo duo Guilherme Colosio (guitarra e vocal) e Pedro Miranda (bateria e synth), faz um rock industrial inspirado em Rammstein e Marilyn Manson com letras em português ácidas e sombrias.
Já está disponível nas plataformas de streaming o EP "Posers, Too" (2016), bem como os singles "Lixo", "Soldado" e "Companhia Agradável", todos lançados de 2021 para cá. O destaque vai para o terceiro, recém lançado, que mistura Depeche Mode e Nine Inch Nails.
Onde encontrar:
http://www.linktr.ee/posers
Os Trutas
Formado em Visconde de Mauá/MG, é composto por Pedro Gracindo (guitarra e vocal), Leandro Souto Maior (guitarra), Fabiano Soares (baixo e vocal) e Keila Gomes (bateria). Com uma bela produção e letras em português, sua sonoridade mistura o rock caipira do Creedence Clearwater Revival com a brasilidade de Zé Ramalho e a mineirice do Clube da Esquina.
Já está disponível nas plataformas de streaming o álbum "Gosto Daqui" (2019), composto por 10 faixas — três delas lançadas como single no mesmo ano, "Gosto Daqui", "Por Aí" e "Mauá". Está disponível também o single "Bicho", lançado no último 9 de setembro.
Onde encontrar:
http://www.found.ee/1-Bicho
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps