Vale a pena conhecer: Difuse, On Crash e Volver
Por André Garcia
Postado em 11 de junho de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground, que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Difuse (Curitiba/PR), On Crash (Rio Claro/SP) e Volver (Recife/PE).
Difuse
Formado em Curitiba/PR em 2021, é um duo composto por Iuri Fenassi (baixo e vocal) e Roger Assis (bateria e backing vocal).
Seu som é um rock alternativo bem garageiro, inspirado em Jack White, Queens of the Stone Age e Black Keys. De tempos em tempos, me remeteu também ao post grunge do Silverchair. Suas letras, em português, são pessoais e introspectivas, que pintam paisagens mentais apreciáveis mesmo quando soam despretensiosas ou surreais. Indicado a quem curte indie, mas está cansado de bandas que soam derivadas de outra, e está atrás de algo com personalidade própria.
Está disponível nas plataformas de streaming seu álbum de estreia "Referência Circular" (2022) — composto por 10 faixas, das quais oito foram disponibilizadas também como single.
One encontrar:
https://linktr.ee/difuse
On Crash
Formado em 2016 em Rio Claro/SP, é atualmente composto por Julio (vocal), Victor (guitarra), Regis (baixo) e Gabriel (bateria).
Seu som é um assombrado hardcore clássico, bem começo dos anos 90, com um pé no horrorpunk do Misfits. Suas músicas, sempre no 220, possuem estruturas louvavelmente dinâmicas, que não fazem uma mesma coisa por tempo o bastante para cansar o ouvinte. Suas letras, em português, ficam entre os contos de terror b de Glenn Danzig e as críticas sociais de Jello Biafra. Indicado a quem curte um som porrada e berrado, mas cansou de bandas que soam iguais, e está em busca de algo com personalidade própria.
Está disponível nas plataformas de streaming seu álbum de estreia, "Do Absurdo" (2022). Composto por sete faixas, é direto e reto, durando 19 minutos de puro tapa na cara.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/OnCrash
Volver
Formado em Recife/PE em 2003, é atualmente composto por Bruno Souto (guitarra e vocal), Thiago Régis (guitarra), Fernando Barreto (baixo e backing vocal) e Zeca Viana (bateria e backing vocal).
Seu som é um indie rock com um pé nas melodias dos Beatles em seus primeiros álbuns (até o "HELP!"). Há também elementos do post punk e do rock alternativo do Smashing Pumpkins e Radiohead (mas sem a depressão). Suas letras, em português, são poemas românticos e introspectivos, no estilo Los Hermanos — assim como o vocal. Indicado a quem curte indie, mas está cansado de ouvir bandas derivadas de outras bandas, e está em busca de algo com personalidade própria; e uma vibe leve.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelos álbuns "Canções Perdidas Num Canto Qualquer" (2005), "Acima da Chuva" (2008) e "Próxima Estação" (2011); bem como o recentemente lançado single "Volver De Novo" (2023).
Onde encontrar:
https://instagram.com/volverneles
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
Lucifer anuncia agenda pela América do Sul com mais shows no Brasil
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Registro ao vivo do Pink Floyd ganhará relançamento em Blu-ray 4K Ultra HD
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião

Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



