Vale a pena conhecer: Os Vulcânicos, Echoes of Madness e Guto Goody
Por André Garcia
Postado em 01 de fevereiro de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground (nacional ou não) que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Os Vulcânicos (rock alternativo), Echoes of Madness (heavy metal/prog metal) e Guto Goody (rock nacional).
Os Vulcânicos
Formado em 2008 na Lapa, Rio de Janeiro, é atualmente composto por Alam Ribeiro (guitarra e vocal), Filipe "Ratão" Proença (baixo e vocal), Dony Escobar (guitarra) e Zozio Leão (bateria).
Seu som é de difícil classificação, um psychobilly misturado com rock de garagem e a sujeira sonora de Frank Zappa, Captain Beefheart e Tom Waits. Há ainda um toque de horrorpunk, algo que me remete a Misfits e Alice Cooper das antigas. Já em seu primeiro EP "El Truco", fazia um som mais voltado para o surf rock e indie com pegada punk, como White Stripes e The Hives. Recomendo a quem quer ouvir algo paradoxal — ao mesmo tempo antigo e moderno, diferente e familiar, e que desafie seus conceitos musicais.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, constituída pelos EPs "El Truco" (2013) e "Deus Monstro" (2020).
Onde encontrar:
https://osvulcanicos.bandcamp.com
Echoes of Madness
Formado em São Paulo capital durante a pandemia, em 2020, nasceu como projeto solo do multi instrumentista Edgard Jr. e se tornou um duo com a entrada do vocalista Maurício Melendez.
Seu som é uma combinação do metal clássico de nomes como Dio e Judas Priest, com um toque mais moderno e uma pitada de prog metal. Suas composições são arrojadas sem ser pretensiosas — melodias, harmonia, seções musicais e mudanças de compasso vão surgindo de forma orgânica, jamais colocando a virtuosidade em primeiro lugar. Recomendo a quem curte Dio e Judas Priest, e também curta a sonoridade de Angra e Dream Theater, principalmente se esses dois últimos soarem excessivos para você.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, composta pelo álbum "Indepth Mind" (2022) e 10 singles — os mais recentes são "A New Breathing" e "Cyclic", ambos de 2022.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/EchoesOfMadness
Guto Goody
Na ativa desde o final dos anos 90, o veterano Guto Goody dá nome à sua banda solo, onde toca todos os instrumentos.
Seu som é o clássico rock nacional do começo dos anos 80, praticado por nomes como Barão Vermelho, Lobão e Paralamas do Sucesso. Há também influências dos maiores dos mestres do classic rock, como Rolling Stones e AC/DC. Suas letras, em português, são irreverentes e despretensiosas, que me lembram Raul Seixas, Rita Lee, com um toque da anarquia fora da casinha de Serguei e Jupiter Maçã. Recomendo a quem curte as bandas citadas e sinta falta da época que o rock nacional era mais espontâneo, direto e divertido.
Está disponível nas plataformas sua discografia, composta pelo álbum "Há Cores" (1998), bem como 10 singles — os mais recentes "Matar e Morrer" e "De Novo" (2022).
Onde encontrar:
https://www.instagram.com/gutogoody
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



