Vale a pena conhecer: Spidrax, Complexo de Vira-Lata e Gran Cine Bardot
Por André Garcia
Postado em 09 de setembro de 2022
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Spidrax (horror punk), Complexo de Vira-Lata (pop rock cabeça) e Gran Cine Bardot (rock alternativo nacional).
Complexo de Vira-Lata
Complexo de Vira-Lata é uma banda de São Paulo composta por Júlio Vieira (guitarra e vocal), Yuri Pietragalla (bateria) e Eder Brito (baixo, violão e vocal). Seu som é um pop rock trintão que mescla o lirismo cabeça de Renato Russo e a irreverência e brasilidade de Chico Science — com um toque do concretismo de Arnaldo Antunes.
Já está disponível nas plataformas de streaming o álbum "Homem Sensato" (2020), com 11 faixas 100% autorais. Em 2022, a banda lançou quatro singles: "Choro Blues", "Memórias", "Papo Cabeça" e "Antes do Fim Chegar".
Onde encontrar:
http://www.linktr.ee/complexo.de.vira.lata
Spidrax
Spidrax é uma banda formada à meia-noite em uma encruzilhada de São Paulo em 2014, ano de uma única sexta-feira 13. Atualmente é (de)composto por Rick Spidrax (vocal), André Leite (bateria), Rafa Romanelli (guitarra) e Rebecca Prado (baixo). Inspirado em bandas como Misfits, Samhain e Type O Negative, faz com letras em português um horror punk mais realista e perturbador — mais Lovecraft.
Já está disponível nas plataformas de streaming os álbuns "Spidrax 1" (2015) e "Obituário" (2020); bem como os EPs "Spidrax" (2017), "Spidrax 3" (2018), "Mutante Live Fest (Live)" (2018) e "Envisceração" (2021). Completa a discografia o single "Badaroska Live Sessions: Spidrax (Live Sessions)" (2020).
Onde encontrar:
http://www.linktr.ee/spidrax
Gran Cine Bardot
Surgido de uma garagem no interior do Rio de Janeiro, Gran Cine Bardot este ano passou por uma reformulação em sua formação, atualmente composta por Anansi Del Naja (guitarra e vocal), Pedro Terra (guitarra), Charlie Carvalho (teclado e vocal), Taylor Jasmim (baixo) e Jonathan Vasconcelos (bateria). Com letras em português, tem influências que vão de Radiohead a Gonzaguinha, passando por Ludovic; e faz uma moderna combinação de neo MPB e indie rock com um toque de Fresno.
Já está disponível nas plataformas de streaming o álbum "Manual para o Desencantamento do Homem Servil, Volume 1: Expurgo" (2020). Pelo selo Dès Vu Records, a banda está para lançar novidades com a nova sonoridade da nova formação. Fique de olho!
Onde encontrar:
.grancinebardot.com.br
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy

Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



