Vale a pena conhecer: puerignis, Ondastral e Hagbard
Por André Garcia
Postado em 18 de maio de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: puerignis (symphonic black metal), Ondastral (rap rock tropical) e Hagbard (folk metal viking).
puerignis
É um projeto literalmente solo, composto exclusivamente pelo músico e professor Nelson Rodrigues Garcia.
Seu som é um metal trevoso com um pé no black e outro no symphonic. Gostei da forma como combina o drama gótico do Type O Negative e as melodias grandiosas do Parkway Drive. Suas letras, em inglês, abordam o eterno conflito entre o bem e o mal, de uma perspectiva mais distópica — mais Black Mirror do que bíblica ou tolkieniana. Indicado a quem quer ouvir um metal com um pézinho no extremo death, mas sem abrir mão da riqueza melódica da música clássica — e a quem curte as trilhas sonoras da série Castlevania.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta por seu álbum de estreia "Sons of Abomination" (2023); bem como os singles "Infested by Possession" (2020), "The Wolves and Snakes Reunion" (2022) e "Virtual Luxury" (2023).
Onde encontrar:
https://instagram.com/puerignis
Ondastral
Formado em Lages/SC em 2015, é atualmente composto por Gabs Matias (guitarra e vocal), JC Matias (bateria), Mateus Rosa (guitarra) e Vitor Sousa (baixo).
Seu som é um rap rock noventista e tropical, inspirado em Charlie Brown Jr., O Rappa e Red Hot Chili Peppers. Sempre com uma (good) vibe de nomes do reggae nacional como Natiruts e Tribo de Jah. Suas letras, em português, retratam o eterno conflito de quem busca uma vida leve entre os dentes das engrenagens de uma máquina de produzir desigualdade e injustiça. Indicado a quem está em busca de um som que sopre as fúnebres nuvens do dia a dia para ensolarar a vida.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta por seu álbum de estreia, "Pare de Noiar" (2023); bem como os nove singles, os mais recentes "Avenida, Pt. 2" e "MALAMAN" (2022 ambos).
Onde encontrar:
https://instagram.com/ondastral
Hagbard
Formado em Juiz de Fora/MG em 2009, é atualmente composto por Igor Rhein (vocal), Victor Castro (guitarra), Tiago Gonçalves (baixo), Gabriel Soares (teclado), Everton Moreira (bateria).
Seu som é um épico e melódico folk metal, que eventualmente navega pelos extremos mares do death. Há também elementos do lado folk celta do Angra e do Blind Guardian; mas sem descambar para o prog metal — estruturalmente está mais para Dio do que Dream Theater. Suas letras, em inglês, substituem a habitual fantasia medieval inspirada no imaginário de Tolkien pela mitologia nórdica. Indicado a quem quer ouvir um folk metal pesado, principalmente aos que buscam de umas faixas novas para a playlist do RPG.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelos álbuns "Rise of the Sea King" (2013) e "Vortex to an Iron Age" (2016); bem como os singles "Static Denial" (2019) e "Disbelief" (2020).
Onde encontrar:
https://heylink.me/Hagbard/
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Como Slayer influenciou o nascimento de um grupo histórico do hip-hop
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



