Vale a pena conhecer: Concreto Armado, Luzout e Lean Braga
Por André Garcia
Postado em 21 de fevereiro de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Concreto Armado (rap rock), Luzout (rock alternativo) e Lean Braga (pop teatral).
Concreto Armado
Formado em 2010 em Niterói e São Gonçalo/RJ, é atualmente composto por Julius Brito (vocal), Luiz Augusto (guitarra), Mayco Barroso (guitarra), Felipe Gonçalves (baixo) e Raphael Teixeira (bateria).
Seu som é um rap rock bem noventista, lembrando o Rage Against The Machine e os primeiros trabalhos de bandas como O Rappa, Planet Hemp, Charlie Brown Jr. e Tihuana. Sua sonoridade me remeteu também aos Raimundos no "Lapadas do Povo", ao Sepultura no "Chaos A.D." e o Slipknot das antigas. Suas letras em português fazem duras críticas sociais da perspectiva urbana, bem na linha dos clássicos do hardcore. Indicado a quem sente falta de bandas como Biohazard e Madball, e a quem busque algo que poderia muito bem ser trilha sonora de Tony Hawks Pro Skater.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelo EP "Insustentável" (2019), bem como os singles "Quem Quer Manter a Ordem" (2015), "Cicatrizes" (2019), "Errar de Novo", "Não Seja um Lambe Botas" (ambos de 2020), e "Livrai-Me" (2022).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/concretoarmadooficial
Luzout
Formado em 2017 em Brasília/DF, é atualmente composto por Albert Gustavo (guitarra e vocal), Lucas Santana (guitarra) e Rafael William (bateria).
Seu som é um moderno hardão indie, com um pé no Foo Fighters e outro no Motörhead, passando também pelo stoner rock quebrado do Queens of the Stone Age. Com um vocal inspirado em Ozzy Osbourne, Josh Homme e Jack White, canta letras em português intimistas sobre deslocamento social e conflitos interiores, alicerçadas no cristianismo. Indicado a quem quer ouvir um rock pesado e encorpado, que fuja à mesmice com letras que, em vez de emergir nas trevas, busca a luz para iluminar o dia de quem ouvir.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelos singles "Acredite" (2021) e "O Que Recebi" (2022). Se você estiver lendo isto após fevereiro de 2023, seu mais novo trabalho já estará no ar!
Onde encontrar:
https://instagram.com/luzoutoficial
Lean Braga
Ator formado pela UNIRIO, Lean Braga durante a pandemia, em 2021, aproveitou sua bagagem em musicais para se lançar na música em carreira solo como cantor.
Seu som é um sofisticado MPB rock, como aquele feito à maestria por Ney Matogrosso em seus dias de Secos & Molhados. Há também elementos das divas do jazz e do gospel, como Billie Holiday e Nina Simone. A produção, arrojada e moderna, tem elementos que vão de "Pet Sounds" a Coldplay, que torna a música acessível a um grande público. Ao mesmo tempo, molda sua massa sonora como um cênico fundo musical para as sensíveis e introspectivas letras e a interpretação vocal, sempre em destaque à frente e ao centro. Indicado a quem curte a teatralidade emotiva do Queen em seus primeiros trabalhos e o Pet Shop Boys.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelo álbum "Cães" (2021), e pelo single da faixa-título, lançado no mesmo ano.
Onde encontrar:
https://instagram.com/leanbraga
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda de rock alternativo que conseguiu juntar lado agressivo e delicado segundo André Barcinski
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine

Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



