Vale a pena conhecer: Concreto Armado, Luzout e Lean Braga
Por André Garcia
Postado em 21 de fevereiro de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Concreto Armado (rap rock), Luzout (rock alternativo) e Lean Braga (pop teatral).
Concreto Armado
Formado em 2010 em Niterói e São Gonçalo/RJ, é atualmente composto por Julius Brito (vocal), Luiz Augusto (guitarra), Mayco Barroso (guitarra), Felipe Gonçalves (baixo) e Raphael Teixeira (bateria).
Seu som é um rap rock bem noventista, lembrando o Rage Against The Machine e os primeiros trabalhos de bandas como O Rappa, Planet Hemp, Charlie Brown Jr. e Tihuana. Sua sonoridade me remeteu também aos Raimundos no "Lapadas do Povo", ao Sepultura no "Chaos A.D." e o Slipknot das antigas. Suas letras em português fazem duras críticas sociais da perspectiva urbana, bem na linha dos clássicos do hardcore. Indicado a quem sente falta de bandas como Biohazard e Madball, e a quem busque algo que poderia muito bem ser trilha sonora de Tony Hawks Pro Skater.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelo EP "Insustentável" (2019), bem como os singles "Quem Quer Manter a Ordem" (2015), "Cicatrizes" (2019), "Errar de Novo", "Não Seja um Lambe Botas" (ambos de 2020), e "Livrai-Me" (2022).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/concretoarmadooficial
Luzout
Formado em 2017 em Brasília/DF, é atualmente composto por Albert Gustavo (guitarra e vocal), Lucas Santana (guitarra) e Rafael William (bateria).
Seu som é um moderno hardão indie, com um pé no Foo Fighters e outro no Motörhead, passando também pelo stoner rock quebrado do Queens of the Stone Age. Com um vocal inspirado em Ozzy Osbourne, Josh Homme e Jack White, canta letras em português intimistas sobre deslocamento social e conflitos interiores, alicerçadas no cristianismo. Indicado a quem quer ouvir um rock pesado e encorpado, que fuja à mesmice com letras que, em vez de emergir nas trevas, busca a luz para iluminar o dia de quem ouvir.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelos singles "Acredite" (2021) e "O Que Recebi" (2022). Se você estiver lendo isto após fevereiro de 2023, seu mais novo trabalho já estará no ar!
Onde encontrar:
https://instagram.com/luzoutoficial
Lean Braga
Ator formado pela UNIRIO, Lean Braga durante a pandemia, em 2021, aproveitou sua bagagem em musicais para se lançar na música em carreira solo como cantor.
Seu som é um sofisticado MPB rock, como aquele feito à maestria por Ney Matogrosso em seus dias de Secos & Molhados. Há também elementos das divas do jazz e do gospel, como Billie Holiday e Nina Simone. A produção, arrojada e moderna, tem elementos que vão de "Pet Sounds" a Coldplay, que torna a música acessível a um grande público. Ao mesmo tempo, molda sua massa sonora como um cênico fundo musical para as sensíveis e introspectivas letras e a interpretação vocal, sempre em destaque à frente e ao centro. Indicado a quem curte a teatralidade emotiva do Queen em seus primeiros trabalhos e o Pet Shop Boys.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento composta pelo álbum "Cães" (2021), e pelo single da faixa-título, lançado no mesmo ano.
Onde encontrar:
https://instagram.com/leanbraga
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps