Vale a pena conhecer: Doctor Velvet, Jova e Sound Bullet
Por André Garcia
Postado em 17 de outubro de 2022
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground, nacionais ou não, que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Doctor Velvet (garage rock), Jova (synthpop) e Sound Bullet (indie rock).
Doctor Velvet
Banda revelação de Amsterdã, Doctor Velvet foi formado pelos amigos de escola David (teclado e vocal) e Jerome (guitarra) – Sam (saxofone), Cesar (baixo) e Joe (bateria) completam a formação. O quinteto faz um rock de garagem bem retrô influenciado por Link Wray e The Sonics, trilha sonora ideal para quem quiser beber, dançar e curtir como fizeram os baby boomers no começo dos anos 60.
Já está disponível nas plataformas de streaming o single "Put The Hurt on Me" (2022), composto pela faixa-título e "Snake Pit". A banda faz sua primeira turnê pelo Brasil entre os dias 8 e 15 de outubro, quando passa por São Paulo, Brasília e Goiânia.
Onde encontrar:
http://www.linktr.ee/doctorvelvet
Jova
Jova é o alter-ego artístico de Diego Jovanholi, músico e designer fluminense residente em São Paulo. Com introspectivas letras em português, ele faz uma mistura de rock alternativo com post punk e synthpop. Mostrando personalidade, reverencia a influências de New Order a Radiohead passando por Pet Shop Boys sem soar como uma cópia.
Já está disponível nas plataformas de streaming os EPs "Músicas para Ouvir Perdido na Floresta" (2020), "Nada É Fixo" e "Emergir" (ambos de 2021); além dos singles "Onde Tudo Foi", "Primeiro Andar", "Ao Meu Lado", "Melancolia" e "A fantasmagórica fantástica história de amor de Adoniran e Nair (FFHAAN)" — todos de 2022 exceto o primeiro, de 2021.
Onde encontrar:
http://www.instagram.com/eusoujova
Sound Bullet
Formada em 2009 no Rio de Janeiro por Guilherme Gonzalez (guitarra e vocal), é composto por ele mais Fred Mattos (baixo), Rodrigo Tak-ming (guitarra), Henrique Wuensch (guitarra e synth), Bruno Castro (bateria). Seu som é um indie indefinido, inclassificável, de tantas diferentes referências que mistura — vai de Red Hot Chili Peppers e Radiohead a Coldplay e Imagine Dragons, passando por neo mpb e as atuais tendências do pop. Suas letras poéticas são cada hora em um idioma diferente. É uma banda, como diria Seu Madruga, troglodita!
Já está disponível nas plataformas de streaming uma extensa discografia composta por quase 15 lançamentos: os álbuns "Terreno" (2017) e "Home Ghosts" (2020); o EP "Ninguém Está Sozinho" (2013); e 11 singles, os mais recentes "I Was in Lisbon, you were in Paris (decasa.)" (2020) e "PIENSO EN TU MIRÁ" (2022).
Onde encontrar:
http://www.soundbullet.com.br
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps