Vale a pena conhecer: Os Excluídos, Mazzeron e Emphuria
Por André Garcia
Postado em 03 de maio de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground (nacional ou não) que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Os Excluídos (punk rock), Mazzeron (rock n roll) e Emphuria (rap rock/nu metal).
Os Excluídos
Veterana do underground paulista, a banda foi formada em 1998, e é atualmente composta por Ronaldo Lopes (vocal e guitarra), André Larcher (guitarra), Caio Klasing (baixo) e Raphael Menuzzo (bateria).
Seu som é um despojado punk rock clássico que não abre mão da melodia, inspirado em Buzzcocks, The Addicts e Toy Dolls. Embora não se limite a seguir a cartilha dos Ramones, não deixa passar uma oportunidade de reverenciar a eles, os pais do gênero. Suas letras, em português, são cantadas à la Jello Biafra, mas geralmente seguem uma linha mais The Clash e The Jam, abordando de forma crítica a vida na cidade — a vida entre os dentes das engrenagens de uma verdadeira máquina de produzir exclusão. Indicado a quem curte punk rock clássico, mas está cansado de ouvir as mesmas bandas de sempre.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, composta pelos álbuns "Apostando Tudo" (2000), "Antes de Tudo" (2002), "Meus Dilemas" (2014), "Filhos da Desilusão" (2022) e "Excluídos no Estúdio Showlivre" (2023) — além de seis singles, os mais recentes "Ar de Liberdade" (2021) e "Filhos da Desilusão" (2022).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/excluidos.77
Mazzeron
Formado no Rio de Janeiro em 2008, é atualmente composto por Mazzera (vocal e guitarra), Pedro "The Rock" (baixo), e Rike Frainer (bateria).
Em seu lançamento mais recente, seu som é um moderno rockão na linha do que Dave Grohl fez com Lemmy Kilmister no Probot, no começo dos anos 2000. Em seu material mais antigo, fazia algo mais voltado para melodias vocais pop e uma sonoridade mais pop rock nacional oitentista/noventista. Suas letras, em português, pintam melancólicas e introspectivas paisagens desencantadas do dia a dia na cidade. Indicado a quem curte um rock nacional como não se faz mais, com um toque sombrio que não se ouve nas rádios.
Sua discografia é, até o momento, composta pelos álbuns "Os Tolos Não Entendem" (2017) e "Clube do Rock (Ao Vivo)" (2019), bem como seu recente single "Beijos" (2023).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/Mazzeron
Emphuria
Formado em São Paulo pouco antes da pandemia, em 2019, é atualmente composto por Guilherme Buxini (vocal), Gabriel Buxini (guitarrista), Lucas Tamelini (guitarrista), Di Souzas (baixo), Cadu Ribeiro (DJ e samples) e Mateus Hortencio (baterista).
Seu som é um rap rock quase nu metal, aquele característico do final dos anos 90 e começo da década seguinte — antes do gênero descambar para a ostentação e misoginia. Sua sonoridade por vezes me remete a Rage Against the Machine e Linkin Park das antigas. Suas letras, em português, ao invés de olhar para fora com críticas sociais, olha para dentro com reflexões sobre a realidade violenta de viver em uma sociedade que não tem lugar para você. Indicado a cresceu ouvindo a trilha sonora de Tony Hawk's Pro Skater todo dia no Playstation, com um pé no sombrio do Korn e o melancólico do Deftones.
Está no ar sua discografia, até o momento composta pelo álbum "Você Conhece a Verdade?" (2021), e os singles "Prelúdio", "Reis do Amanhã", "A Caça" (2021), "Ecos" (2022) e "Espelhos" (2023).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/emphuria
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A estrela do heavy metal que recusou a chance de cantar com Lemmy Kilmister
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



