Vale a pena conhecer: Baudolino, Rádio Monstro e Landfall
Por André Garcia
Postado em 24 de janeiro de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Baudolino (pop rock progressivo), Rádio Monstro (rock de garagem) e Landfall (hard rock melódico).
Baudolino
Formado no final de 2020, em Teresópolis/RJ, é composto por Robson Pacheco (guitarra, violão e vocal), Márcio Pombo (piano, sintetizadores e vocal), Denis Lopes (baixo) e Rodrigo Veiga (bateria).
Não me agrada o rótulo de art rock, mas ele caberia muito bem ao rock sofisticado praticado pela banda. Com letras em português, segue a linha das viajantes experimentações sonoras características do Pink Floyd e King Crimson entre o fim dos anos 60 e começo dos anos 70 — só que com estruturas musicais mais simples, menos progressivas. Há também elementos do jazz rock do The Doors e de Rick Wakeman. Por sua atmosfera introspectiva e melancólica, é indicado para ouvidos que buscam algo mais maduro, oriundo do friozinho da serra.
Já está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento, constituída pelo EP autointitulado e os singles "O Poeta e a Bailarina: Trilogia", "Ao vivo no Estúdio Pombo" e "E choveu aqui" — todos lançados em 2022.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/baudolino
Rádio Monstro
Formado em 2020, em Santo Ângelo/RS, é composto por Everton Freitas (guitarra, baixo e vocal), Francisco Marquardt (guitarra, baixo e vocal) e Elias Guimarães (bateria).
Seu som é um rock de garagem inspirado em bandas proto-punk, como Iggy Pop, MC5 e New York Dolls. Com letras em português, fala em suas músicas sobre temas como relacionamento e bebedeira, passando por alienação social e até mesmo futebol. Há também elementos que me remeteram ao new wave com atitude punk do The Jam, só que mais irreverente. Recomendado a quem busca algo mais direto e despretensioso, principalmente a quem curtia o som do Forgotten Boys.
Já está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até aqui composta pelos álbuns "PANDEMONSTRO" e "Pandemonstro (Ao Vivo No Cine Cisne)" (ambos de 2021). Em 2022, foi lançado o single "Aeromoça", em que fez participação especial com o R. Salapata & Banda de Los Lobos Perdidos.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/radiomonstro
Landfall
Formado em 2018, em Curitiba/PR, é composto por Gui Oliver (vocal), Marcelo Gelbck (guitarra), Thiago Forbeci (baixo), e Felipe Souzza (bateria).
Seu som é bem inspirado nos pioneiros do metal britânico, como Deep Purple e Led Zeppelin, bem como referências mais oitentistas, como Whitesnake, Def Leppard, Sammy Hagar e Europe. Muito me agradaram os momentos de guitarras mais ásperas, que me remeteram ao AC/DC. Por mais que soe como uma verdadeira declaração de amor ao gênero que representa, habilmente evitou cair na armadilha de ser um mero exercício de saudosismo mostrando personalidade própria. Recomendo a quem curte heavy metal bem clássico e busca algo melodic hard rock sem ser mela-cueca, e com um toque adult contemporary sem soar yatch rock.
Já está disponível nas plataformas de streaming seu mais novo álbum "Elevate" (2022) — recém-lançado pela Frontiers Music, saiu do forno em dezembro último. Completa a discografia seu álbum de estreia, "The Turning Point" (2020).
Onde encontrar:
https://landfall.com.br
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps