Vale a pena conhecer: Banda Tempo Rei, FLA MINGO e Black Moon Burst
Por André Garcia
Postado em 05 de janeiro de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Banda Tempo Rei (rock nacional), FLA MINGO (glam punk) e Black Moon Burst (post grunge).
Banda Tempo Rei
Formado em 2015 por veteranos da cena underground carioca, é composto por Aprigio Bertholdo (vocal), André Barros (guitarra), Maurício Figueiredo (baixo), Reinaldo Pestana (bateria e percussão) e Renato Catharino (teclado e piano).
Seu som é brasileiríssimo, mas, passando longo de qualquer elitismo, bebe na fonte do que há de mais popular em nossa música. "Brasileirinho pelo sotaque, mas de língua internacional", como canta Gilberto Gil. E tem muita coisa de música estrangeira também. É jazz e blues; é samba e axé; é rock e pop; é frevo e forró; é Tom Zé e Frank Zappa; é Beatles e Mutantes. Recomendado a quem quer ouvir música brasileira autêntica e que não fede da naftalina.
Já está disponível nas plataformas de streaming seu álbum de estreia, "Eternidade é Tempo Algum" (2019). Entre suas 12 faixas, todas autorais e em português, destaco "Certeza do Mundo", que tem uma vibe que me lembrou a Nação Zumbi em sua era de ouro, nos tempos do eterno Chico Science.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/temporei_5
FLA MINGO
Fla Mingo é o alter-ego e projeto solo do vocalista paraibano Flaviano André. Atualmente, ele tem a seu lado Pedro Lauletta (bateria e vocal), Pedro Zanchetta (guitarra solo), Alexandre Lopes (guitarra e vocal) e Rafael Plaza (baixo e vocal).
Seu som é uma mistura de difícil classificação, que se destaca por um glam rock com diversas outras referências. Chama atenção seu performático vocal, bem livre-leve- e-solto, com os falsetes de Justin Hawkins e o glamour da fase mais afrontosa de Ney Matogrosso e David Bowie. Não é por acaso que a música "Homem do Espaço" é uma homenagem ao Camaleão do Rock de ponta a ponta: do salto plataforma ao mega hair. Por esbanjar bowieolagem, é contraindicado para homofóbicos e caretas em geral, mas é recomendado a quem curte The Rocky Horror Picture Show.
Já está disponível nas plataformas de streaming seu álbum de estreia, "Esquina" (2022). De suas sete faixas, destaco, além de "Homem do Espaço", a irreverente "A Super - Tra" — que me lembra "Rapture" (Blondie) pela despojada mistura de new wave com disco music.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/flamingoglamrock
Black Moon Burst
Formado durante a pandemia, é composto por Gui Guerriero (vocal), Kauan Caliari (guitarra), Kaique Caliari (baixo) e Caetano Benetti (bateria).
Seu som é um post grunge inspirado em nomes como Stone Temple Pilots e Silverchair; mas sem se esquecer dos clássicos, como Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains. O diferencial fica por conta de elementos inesperados, como influências do progressivo do Rush, o funk rock do Red Hot Chili Peppers e o lado stoner do Black Sabbath.
Já está disponível nas plataformas de streaming seu álbum de estreia, autointitulado, lançado no segundo semestre de 2022. Minha música preferida é a psicodélica e semi-acústica "Mr. Silence", que possui aquele que considero o melhor refrão do álbum.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/blackmoonburst
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
A música do Dream Theater inspirada em atrocidades que civis sofrem na Arábia Saudita
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A capa de disco do Iron Maiden que "enlouqueceu" Derek Riggs
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Os indicativos de que o show do AC/DC no Brasil pode estar mesmo confirmado
Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



