Os 5 álbuns que mais marcaram Tony Kakko, do Sonata Arctica — um deles é do Nightwish
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de abril de 2025
Tony Kakko, vocalista e principal compositor do Sonata Arctica, revelou os cinco álbuns que mais influenciaram sua vida e sua trajetória musical. Em entrevista recente ao jornalista Gustavo Maiato, o cantor finlandês compartilhou com entusiasmo as obras que o marcaram desde a infância até momentos de redescoberta musical. A lista vai de clássicos do rock a nomes locais da Finlândia, e inclui um disco do Nightwish, contemporâneos e parceiros de cena do Sonata.
Sonata Arctica - Mais Novidades

1. Queen – "Live Magic"
Foi o primeiro álbum que Tony teve. Ainda em formato de fita cassete, veio como brinde ao se inscrever em um clube de música na Finlândia. "Esse disco me atingiu em cheio. Eu poderia facilmente preencher toda a lista só com álbuns do Queen", disse. "Live Magic" foi, segundo ele, um verdadeiro divisor de águas.
2. Midnight Oil – "Diesel and Dust"
A banda australiana marcou profundamente o cantor, especialmente com este álbum. Kakko explica que tem uma espécie de "trindade sagrada" do Midnight Oil, que inclui também "Blue Sky Mine" e "Earth and Sun and Moon", mas "Diesel and Dust" ficou com o lugar na lista. "Ouvi muito esse disco. Foi essencial na formação do meu gosto musical."

3. Stratovarius – "Visions"
Aqui entra a influência direta sobre a criação do Sonata Arctica. "O Sonata provavelmente nem existiria se não fosse ‘Visions’", admitiu Kakko. O álbum de 1997, considerado um marco do power metal melódico, serviu de inspiração estética e sonora para o início da banda.
4. Nightwish – Oceanborn
Lançado em 1998, esse álbum do Nightwish surgiu na mesma época do surgimento do Sonata e foi mais uma confirmação de que Kakko e seus colegas estavam no caminho certo. "’Oceanborn’ empurrou tudo ainda mais. Foi como se dissesse: ‘Sim, é aqui que pertencemos.’"
5. Jukka Karjalainen – Lännen-Jukka
A escolha mais inusitada da lista é um álbum folk finlandês, com sonoridade americana e voz rouca. Kakko revelou que essa obra salvou seu amor pela música durante um período de esgotamento. "Passei quase um ano sem ouvir música. Estava exausto, queimado de tanto trabalho com o Sonata. Esse disco me trouxe de volta."

Depois de vê-lo em uma entrevista na TV, Tony comprou o álbum na hora — e ainda comprou mais duas cópias para presentear amigos. "Foi como um renascimento. A partir dali, mergulhei em Ray Charles, jazz, coisas antigas... Abriu um novo mundo para mim."
Sonata Arctica no Bangers Open Air
No fim da entrevista, Tony deixou um recado especial ao público brasileiro que verá a banda no Bangers Open Air em São Paulo. "Estamos indo para a América Latina. Se estivermos perto de você, venha nos ver. Não acontece todo dia. Vai ter ‘Wolf and the Raven’, ‘San Sebastian’ e muitas outras. Se cuidem. Amamos vocês. Até breve!"

Confira a entrevista completa abaixo.

Álbuns que Marcaram
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps