Vinnie Paul - Pelo legado de Dimebag Darrell

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago Sarkis
Enviar correções  |  Comentários  | 

Profissionalismo, está aí uma coisa que não se pode abrir mão, mas que demanda sérios cuidados. Nada mais comum na atualidade, principalmente no que diz respeito à imprensa, do que vermos esse “termo mágico” ser usado como justificativa para trabalhos frios, secos, e totalmente desprovidos do mínimo de sensibilidade e respeito aos limites de um ser humano.

5000 acessosU2: as 10 melhores músicas de todos os tempos da banda5000 acessosMarilyn Manson: é do cantor o vídeo mais assustador


Talvez os paparazzi, em grande parte, sejam o melhor exemplo disso. Em outras palavras, certas situações demandam do profissional algo além de seu profissionalismo. Matérias como essa que ilustra a capa da atual Roadie Crew enquadram-se justamente aí.

Após a morte de Dimebag Darrell Abbott em 8 de dezembro de 2004, seu irmão e companheiro de banda, Vinnie Paul, tornou-se uma das personalidades mais procuradas de todo o meio musical, não só do Heavy Metal. Àquele momento, uma única frase dele já cairia bem à grade de programação de qualquer emissora, ou aos mapas de revistas, jornais, sites, inclusive os não especializados em artes e que sequer sabiam da existência de sua música. A questão não residia aí, mas sim no ponto do estúpido assassinato de Dimebag ser uma boa saída para que todos esse veículos arrecadassem mais, seja em dinheiro ou nos famosos índices de audiência, os “números do IBOPE”.

É inegável que a curiosidade atinge níveis altíssimos em episódios tão extremos e, conseqüentemente, algumas vezes, na febre de acharmos aquilo que o público procura, e/ou o que nós mesmos buscamos, tropeçamos em nossas próprias pernas. Isto posto, doses “mínimas” de controle, juízo, reflexão, e consideração, fazem muito bem nestes momentos.


Voltando no tempo, 2004 acabou da maneira que nenhum de nós desejava, e 2005 chegou trazendo esperança, sabe-se lá como ou porquê, de dias melhores. Aqueles que partiram já não voltavam mais, e os que ficaram precisaram escolher maneiras de tocarem suas vidas. Vinnie Paul decidiu se isolar. Ninguém o encontrava, e notícias relacionadas a ele, seus projetos, antigas bandas, etc., praticamente se resumiam a rumores, ou boletins policiais que atualizavam os fãs sobre o desenrolar das investigações da morte de Dimebag. Neste tempo, e é preciso enfatizar isso, os veículos relacionados à música tiveram uma postura brilhante. Nada de fotos, invasões de privacidade, ligações, etc. Fãs, jornalistas, e até paparazzis, entraram num consenso de que era preciso “dar tempo ao tempo”. Como resultado, Vinnie voltou à mídia por conta própria, no segundo semestre de 2005, quase final do ano passado, quando sentiu que tinha condições. Contudo, ainda falando pouco... apenas deixando pistas de que seu retorno se aproximava. Não tardou, e ele surgiu com a gravadora Big Vin Records, anunciando o CD “Rebel Meets Rebel” e o DVD “Dimevision”.

Uma declaração aqui, outra ali, e de repente Vinnie estava efetivamente na imprensa, sendo entrevistado, conversando com repórteres, colunistas, etc. Obviamente ele sabia, assim como qualquer um de nós, que todas essas pautas abordariam não só seus novos lançamentos, como também o que havia ocorrido a ele, seu processo de recuperação até o regresso à cena, e os acontecimentos do fatídico 8 de dezembro de 2004.


Como nos velhos tempos, quando E-mail, Skype, MSN, AIM, etc., ainda não facilitavam os contatos, preparei um pacote incluindo uma carta assinada, e uma revista Roadie Crew (Ed. #86). Enviei o material, contudo, sempre tive a consciência de que o foco de divulgação da Big Vin Records era a América do Norte, e que uma data para imprensa no Brasil não seria algo fácil de se arrumar. Duas semanas depois, qual não foi a surpresa quando, ao conferir meus e-mails, deparei-me com uma mensagem da assessoria do músico perguntando quando e como queríamos realizar a entrevista.

Vinnie viajaria ao Canadá dias depois, e sua equipe logo nos notificou sobre isso, questionando inclusive se não queríamos que Mitch Lafon, nosso correspondente por lá, fosse ao encontro deles. Apesar de sabermos que isso diminuiria os custos do trabalho consideravelmente, e também que Mitch traria um material soberbo, prontamente respondemos: “NÃO!”.

A paixão por Pantera e Damageplan e a morte de Dimebag foram vivenciadas pelos brasileiros de uma maneira bem particular, e dificilmente conseguiríamos transmitir isso através de alguém que não houvesse sentido ou participado daquele movimento incrível que nos mobilizou após alguns absurdos televisivos que todos se lembram muito bem (aproveito a chance e agradeço a Maurício Ricardo do Charges.com.br pelo apoio dado na época).


Tudo deu certo, e exatamente um ano e meio após o falecimento de Dimebag, falávamos novamente com Vinnie Paul. Em poucos segundos de ligação, ele já expressava a felicidade em poder se comunicar com seus fãs no Brasil novamente. ”Eu estava ansioso por isso, fiquei muito contente em receber a carta e a revista. É um prazer falar com os brasileiros de novo”. Começamos então a abordar a criação, os objetivos da Big Vin Records, e o que ele procurava em termos artísticos para a sua gravadora. Independentemente do que tratávamos, a menção de Vinnie ao irmão, chamando-o de “Dime”, surgia. Algo recorrente, ininterrupto... não importava tópico, ritmo de conversa, e se tratávamos de algo engraçado, triste, animado, melancólico.

Apesar de guardar lembranças muito positivas de Dimebag, e de se referir a ele com orgulho a todo o momento, as memórias da tragédia, a terrível “presença da falta”, e os assuntos relativos a 8 de dezembro apareciam com mais e mais freqüência. Chegamos a um ponto em que precisamos parar, e isso é retratado fielmente na revista. A paralisação com ambos os lados embargados nas vozes veio após a descrição de Vinnie de seus últimos momentos com o irmão. Reproduzimos abaixo o trecho final desta parte da entrevista:

”(...) Antes de entrar no palco, olhei para Dime, e ele se aquecia na guitarra. Andei na direção dele e disse: ‘Van Halen’, ao que ele respondeu: ‘Van-fucking-Halen’. Um minuto e meio depois, e eu nunca mais falaria com meu irmão de novo. Van Halen era o nosso código, pois os considerávamos a maior banda de todos os tempos no palco. Quando falávamos aquilo, sabíamos que era hora de detonar. Van Halen foi a última coisa que ouvi meu irmão dizer, e é inacreditável pensar isso.”


Passamos a falar de Zakk Wylde, dos planos de lançamentos futuros com material inédito de Pantera, Damageplan, e do próprio Dimebag, também percorremos as polêmicas com Phil Anselmo, e as críticas de Ted Nugent à versão de “Cat Scratch Fever” gravada pelo Pantera. Enfim, resumimos alguns detalhes que restavam, mas já era hora de acabar. Não dava mais. Desliguei o gravador, conversamos um pouco, e Vinnie ressaltou a luta que tem pela frente para conduzir o legado deixado pelo irmão (N. do E.: o que inspirou o título da matéria), e agradeceu por todo o amor e carinho dos brasileiros em relação a Dimebag, e pelo apoio e espaço dado à Big Vin Records e a seus novos projetos.

Dias depois chegava a nós um pacote do próprio Vinnie Paul, algo que realmente nos orgulha, e comprova que cumprimos nosso papel integralmente. Do começo, quando nos revoltamos e protestamos contra o sensacionalismo Global, reunimos músicos, e prestamos homenagens a Dimebag, ao fim, com a devida resposta aos Arnaldos Jabors do mundo, dada pelo próprio Vinnie.



Depois de duas publicações, e muitas sugestões (obrigado!), decidimos dedicar o Roadie Crew Report apenas e tão somente à matéria de capa da revista. Novas idéias são muito bem vindas, pois estamos construindo a coluna com vocês, leitores da Roadie Crew, e também do Whiplash!. Sendo assim, encorajamos todos a continuarem nos enviando suas sugestões, críticas, idéias, deixando-nos saber aquilo que gostariam de ter por aqui. Para isto, basta clicar neste link.


Agradecimentos finais: Janie Hoffman, Chad Lee (www.rockconcertfotos.com), Talita Carvalhais Lauar, Frederico Prates.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Morte de Dimebag Darrell

5000 acessosA este "mundo maravilhoso"5000 acessosMetal: estilo musical ou semeador da violência?5000 acessosMetal mortal ou ignorância descomunal?5000 acessosO Heavy Metal e a panela de pressão5000 acessosEm 09/12/2004: Dimebag Darrel é assassinado a tiros durante show5000 acessosNathan "Nate" Gale: O assassino de Dimebag Darrell5000 acessosDamageplan: Globo explora negativamente morte de Darrell3998 acessosAquiles Priester comenta morte de Dimebag3513 acessosOzzy 'chocado' com assassinato de Darrell2040 acessosAssassino de Dimebag seria paranóico1782 acessosLeia alguns dos depoimentos sobre Darrell3554 acessosLars Ulrich comenta a morte de Darrel703 acessosFuneral de Darrell será cerimônia privada591 acessosDepoimento sobre morte de Darrell em áudio2638 acessosSebatian Bach homenageia Dimebag Darrel2229 acessosDarrell será enterrado em um caixão do KISS4137 acessosCharge critica editorial de Arnaldo Jabor5000 acessosPhil Anselmo comenta morte de Dimebag5000 acessosAnselmo não foi ao enterro de Dimebag3992 acessosJornal americano desclassifica Dimebag2570 acessosPhil Anselmo: 'Não tive chance de dizer adeus do modo certo'753 acessosTecladista do Deep Purple lembra Darrell571 acessosDon Dokken comenta a morte de Dimebag1379 acessosAnthrax: Scott Ian comenta sobre armas e Dimebag Darrell1860 acessosBuckethead: Ouça homenagem do guitarrista a Dimebag2961 acessosTony Iommi comenta morte de Dimebag2206 acessosCapdown ironiza morte de Dimebag3290 acessosRoadies comentam assassinato de Dimebag1031 acessosLinha de roupas em tributo a Dimebag866 acessosRoupas em tributo a Dimebag Darrell4636 acessosMãe do assassino de Dimebag fala na TV2597 acessosBlack Label Society grava videoclipe tributo a Dimebag4769 acessosClipe do Black Label Society presta homenagem a Dimebag5000 acessosCanção nova do Nickelback tem solo inédito de Dimebag1725 acessosVinnie Paul comenta videoclipe em homenagem a Dimebag776 acessosOuça tributo de bandas italianas para Dimebag Darrell2873 acessosBanda de Country grava tributo a Dimebag Darrell Abbott700 acessosTributo a Dimebag reúne grandes nomes do Metal nacional5000 acessosPhil Anselmo fala sobre Dimebag Darrell900 acessosFamília de Dimebag processará casa de shows5000 acessosBandas evitam local onde Dimebag morreu5000 acessosFã de Dimebag Darrell se encrenca na escola668 acessosMegatributo a Dimebag será realizado nos EUA422 acessosProjeto inacabado de Dimebag sai em abril5000 acessosOficial que matou assassino de Dimebag louvado609 acessosÁlbum póstumo de Dimebag Darrell chega em maio593 acessosAssista trailer de tributo a Dimebag Darrel3101 acessosBlaze presta homenagem a Dimebag e Cobain2712 acessosChuck, Dimebag: homenagem em muro no Canadá2855 acessosMorte de Dimebag não será tema de reencenação5000 acessosZakk Wylde: sempre nos lembraremos de Dimebag2948 acessosVinnie Paul: orgulho de Dimebag Darrel5000 acessosDimebag: mensagem do além em anúncio de série britânica5000 acessosVinnie: "Dimebag gostaria do Rebel Meets Rebel"1307 acessosMachine Head falará sobre Dimebag Darrell5000 acessosBlack Label Society: a falta que faz Dimebag Darrel1378 acessosDimebag: Vítimas de tiroteio são relembradas5000 acessosFãs processam clube pela morte de Dimebag3810 acessosOzzy e Frehley no "Dimebag Art Tribute"5000 acessosLivro detalha a morte de Dimebag Darrell5000 acessosDimebag: Autor de livro tece comentários sobre o assassinato3124 acessosTim "Ripper" Owens fala sobre Dimebag Darrell2174 acessosDimebag: fotos do show-tributo no NAMM1705 acessosExplicações do autor de livro sobre Dimebag3282 acessosSingle do Nickelback em homenagem a Dimebag2728 acessos"Livro não é uma biografia sobre Dimebag"2028 acessosDimebag Darrell na Calçada da Fama do Rock5000 acessosMachine Head: "Dimebag não era humano"3015 acessosKiss: Ace leiloa guitarra em tributo a Dimebag705 acessosMeldrum presta homenagem ao vivo a Dimebag5000 acessosPhilip Anselmo: "Houve apenas um Dimebag"5000 acessosDimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico5000 acessosVinnie Paul: "Dimebag estaria orgulhoso de nós"2134 acessosVinnie Paul sobre Dimebag: "a melhor química"5000 acessos"Anselmo, o rei da mentira", diz namorada de Dime5000 acessosEm 08/12/2004: Dimebag Darrel é assassinado durante show1572 acessosVinnie Paul diz que Dimebag está com ele no HellYeah5000 acessosPantera: "Phil Anselmo é um canalha", diz ex de Dimebag3635 acessosLivro sobre assassinato de Dimebag está online5000 acessosPantera: namorada de Dimebag fala mais sobre Anselmo2273 acessosTim Ripper Owens participa de tributo a Dimebag2520 acessosOuça tributo a Dimebag com "Ripper" Owens e Ellefson1122 acessosGod Forbid: título de CD veio da morte de Dimebag4028 acessosMúsicos se juntam em tributo a Dimebag Darrell5000 acessosPhil Anselmo: drogas, Dimebag e relação de Pantera e Slayer3319 acessosVinnie Paul: lucrando indevidamente com legado de Dimebag?5000 acessosQuando shows dão errado: 25 apresentações desastrosas5000 acessosCharges: Maurício Ricardo fala sobre Jabor, Dimebag, emos5000 acessosPantera: mãe do assassino de Dimebag em programa de TV3159 acessosKisser: "Dimebag, um gigante que não vai ser esquecido"187 acessosDimebag: Rodrigo Y Gabriela dedicam música ao guitarrista5000 acessosDown: "por que não culpar o cara que matou Dimebag?"5000 acessosGene Simmons: "Mandei o último caixão do Kiss para Dimebag!"3883 acessosDimebag Darrell: pintura retratando morte será leiloada5000 acessosZakk Wylde: cover do Pantera para tributo a Dimebag2104 acessosDimebag Darrell: confira faixas de tributo ao guitarrista2968 acessosDimebag Darrell: revista lança CD em tributo ao guitarrista1581 acessosMachine Head: homenagem para Dimebag Darrell3627 acessosDimebag Darrell: ouça prévia de todos os covers do tributo1100 acessosUnearth: música do pantera em tributo a Dimebag Darrell5000 acessosPantera: Anselmo fala sobre Dimebag Darrell4387 acessosAnselmo sobre Dimebag: "A cada ano fica mais difícil"4301 acessosPhil Anselmo: "Nunca mais conhecerei alguém como Dimebag"3828 acessosMustaine: comparando "stagedivers" com assassino de Dimebag5000 acessosDimebag Darrell: guitarra de Van Halen num caixão do Kiss5000 acessosPhilip Anselmo: "nunca houve um guitarrista como Dimebag"5000 acessosDave Grohl: "Dimebag era o cara mais legal do mundo!"3200 acessosVinnie Paul: inspiração do espirito e energia de Dimebag4738 acessosDimebag Darrell: vídeo do tributo com convidados no Kansas5000 acessosPantera: "todos nós éramos alvos do assassino de Dimebag"3539 acessosRobb Flynn: a morte de Dimebag e o comportamento da Internet3033 acessosPantera: Perfil oficial comenta morte de Christina Grimmie5000 acessosDimebag: Rede de TV libera fotos inéditas da cena do crime5000 acessosDimebag: ex-produtor enojado com TV que publicou fotos da cena do crime2619 acessosDimebag: Dono do local onde guitarrista foi morto relembra momentos de terror0 acessosTodas as matérias sobre "Morte de Dimebag Darrell"

0 acessosTodas as matérias da seção Entrevistas0 acessosTodas as matérias sobre "Morte de Dimebag Darrell"0 acessosTodas as matérias sobre "Pantera"0 acessosTodas as matérias sobre "Damageplan"

U2U2
As 10 melhores músicas de todos os tempos da banda

Marilyn MansonMarilyn Manson
Segundo a Billboard, é dele o vídeo mais assustador

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
A vida dele fazia Keith Richards parecer uma menininha

5000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson revela sua "canção de merda"5000 acessosDossiê Guns N' Roses: A versão de Slash para os fatos5000 acessosBon Scott, o eterno Rocker...5000 acessosU2: as 10 melhores músicas de todos os tempos da banda5000 acessosSlash: aborrecido com paródia onde vira cão de Axl Rose4700 acessosJason Newsted: Ele acha que Lemmy de certa forma o salvou

Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online