Damageplan: Globo explora negativamente morte de Darrell
Postado em 10 de dezembro de 2004
Como era de se esperar, a morte de Dimebag Darrell se tornou a bola da vez da imprensa sensacionalista. Entre tantas outras emissoras e veículos a rede Globo se destacou com uma cobertura sensacionalista e preconceituosa da morte do ex-guitarrista do Pantera.
Na reportagem levada adiante no Jornal Nacional pelo correspondente Willian Wack, Dimebag (a esta hora não mais uma vítima) foi mostrado como um usuário de drogas (devido ao apelido, que traduzido, significa "trouxa de maconha") pregador do ódio e violência. Houveram ainda insinuações de que acidentes do tipo em shows de heavy metal se tornam mais comuns a cada dia.
Logo a seguir, o comentarista Arnaldo Jabor apresentou um editorial intitulado "Não Sobrou Nada" (título disponível no site da Globo) igualmente equivocado e preconceituoso. Leia na íntegra:
"O rock começou como canto à alegria e à liberdade, música de esperança numa era de utopias e flores. Aos poucos, a ilusão foi passando. Em 68, a esperança jovem foi sendo detida pela reação da caretice mundial. Os ídolos começaram a morrer: Janis Joplin, Jimmy Hendrix sumiram juntos.
Na década de 70, o que era novo e belo se transforma nos embalos de sábado à noite e começa o tempo da brilhantina. Junto com a caretice dos Beegees, o que era liberdade cai na violência. Em Altamont, no show dos Stones, a morte aparece. Charles Manson é o hippie assassino e o heavy metal o punk vão glorificar o barulho e o ódio.
Com a pressão do mercado mais sólida e invencível, a falsa violência comercial, sem meta, nem ideologia, fica mais louca e ridícula. Os shows de rock viram missas negras que lembram comícios fascistas. É musica péssima, sem rumo e sem ideal. A revolta se dissolve e só fica o ódio e o ritual vazio. Hoje, chegamos a isso, a essas mortes gratuitas. A cultura e a arte foram embora e só ficou a porrada."
O que seria óbvio para tantos fugiu à percepção de Jabor e da Globo: se fosse alguma faceta da música em questão o que levasse um fã demente a assassinar o seu ídolo, John Lennon, assassinado em um outro 8 de dezembro, ainda estaria vivo.
Como era de se esperar, uma massa gigantesca de emails foi enviada à Rede Globo por fãs indignados com a cobertura da emissora sobre a morte de Darrell.
Um funcionário da emissora respondeu a uma das mensagens, dando detalhes possíveis sobre a reportagem e a relação do heavy metal dentro da emissora. Seu nome não será revelado.
"Antes de mais nada devo confessar que não acompanhei a cobertura, assim não tenho condições para comentar. Agora, uma coisa é a matéria jornalística, outra é a opinião livre do Jabor. E, mesmo nesse caso, aposto que se ele pisou na bola foi por absoluta falta de conhecimento. Há algum tempo eu tive que dar umas "aulas" por aqui para explicar que "hip-hop" não era apologia do tráfico. Vou comentar com a moçada, mas esse episódio serve para mostrar que as pessoas aqui agem e eventualmente erram com independência, ou preconceito pessoal, uma vez que ninguém pode imaginar que existe uma recomendação editorial contra heavy-metal... Grato pelo toque. Abraço."
Cartas podem ser enviadas à Rede Globo clicando aqui. Mensagens com esclarecimentos e razões de sentimentos indignados e mesmo particulares sobre a reportagem apresentada pela emissora são importantes e têm valor. Agressões NÃO!
Agradecimentos a Thiago Corrêa Sarkis e Rodrigo Cardoso Giannella.
Morte de Dimebag Darrell
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Guns N' Roses anuncia show em Campo Grande (MS) para 2026
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Atribuir criação do melodic death metal ao Carcass é uma bobagem, segundo Jeff Walker
Yngwie Malmsteen afirma que ex-vocalistas estão "tentando se aproveitar" da sua marca
Ex-esposa de Paulo Miklos consegue medida protetiva contra o artista
Em 08/12/2004: Dimebag Darrel é assassinado a tiros durante show
Nathan "Nate" Gale: O assassino de Dimebag Darrell
Phil Anselmo: Namorada de Dimebag diz que "ele foi o rei da mentira!"
Gene Simmons: "Mandei o último caixão do Kiss para Dimebag!"
Pantera: lutador do UFC viu Dimebag morrer no palco



