Kurt Cobain: empresário rezou para que morte tivesse sido assassinato
Por Fernando Portelada
Fonte: Classic Rock Magazine
Postado em 30 de janeiro de 2014
Um empresário de Londres afirma ter inventado uma história sobre ingressos do NIRVANA serem artigos colecionáveis após da morte do vocalista do grupo, Kurt Cobain, para evitar perder £250,000 pelos shows cancelados.
E ele admite também ter rezado para que o frontman tivesse sido assassinado ao invés de ter cometido suicídio, para que seu investimento estivesse protegido pelo seguro.
Simon Parkers agendou uma aparição do NIRVANA por quatro noites na Brixton Academy. Ele também organizou um festival chamado "In Bloom", que seria liderado pela banda.
Mas ele encarou o desastre da morte de Cobain em 8 de abril em 1994, e conta como colocou a cabeça no lugar para não ter um prejuízo gigantesco.
Parker escreveu em seu livro: "Lá estava, história de capa em cada canal: 'Kurt Cobain, vocalista do NIRVANA foi achado morto em sua casa com uma bala na cabeça'".
"Eu já tinha comprometido o dinheiro da bilheteria no festival 'In Bloom'. Se tivéssemos que ressarcir cada ingresso, isso seria mais de £250,000. Este era o perigo nativo de meu empreendimento. Tudo tinha ido muito bem até então, colocando a Academy bem a frente da concorrência, mas isso significava que quando a merda atingisse o ventilador, as paredes iam ficar realmente sujas."
Parker esperou quase sem respirar pelo desenvolvimento da trágica história - porque seu seguro só iria cobrir as perdas se Cobain tivesse sido assassinado. Ele se agarrou aos relatórios - mais tarde corrigidos - de que a esposa de Cobain, Courtney Love, havia puxado o gatilho, e admite: "Mesmo eu me vi um tanto quanto chocado quando comecei a rezar: 'Meu querido Deus, por favor diga que Courtney o matou.'"
Foi somente quando ele pediu a palavra na Radio 1 que Parker criou o plano para escapar de sua crise financeira: "Eu me peguei dizendo: 'Bem, isso é absolutamente extraordinário. Nós tivemos fãs de todo o mundo tentando comprar ingressos para esse show. As pessoas estão oferecendo mais de £100 por um ingresso do NIRVANA como um pedaço da história.'"
Essa história foi rapidamente repetida através da mídia e foi ajudada com anúncios de Parker, procurando por ingressos e oferecendo preços altamente inflacionados por eles: "Nós estávamos inventando um mercado", disse. "Se há uma coisa que a indústria da música lhe ensina, é como achar as oportunidades."
Algumas pessoas realmente ligaram para oferecer £150 pelos ingressos parados. Parker acredita que menos de 50 pessoas pediram o dinheiro de volta e adicionou: "Nós ficávamos felizes de ressarcir os £13.50 pelos ingressos, e logo depois os vendíamos por £100."
"Não somente nós não ficamos com o prejuízo com a morte de Kurt, mas acabamos bizarramente recebendo um lucro desses quatros shows que nunca aconteceram."
O livro de Parker, " Live at the Brixton Academy: A Riotous Life in the Music Business" foi publicado pela Serpent's Tail.
Morte de Kurt Cobain
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O Megadeth tentou um guitarrista mas ele não sabia solar, então contrataram o professor dele
"Kurt nunca deveria ter se matado", diz Krist Novoselic, baixista do Nirvana
Doc Martens: Rockstars mortos em propaganda de sapatos
Dave Grohl: "sempre soube que Kurt não viveria muito"
Courtney Love: "Antes de morrer, Kurt odiava o Nirvana"
Kurt Cobain, do Nirvana, tentou se matar três vezes antes de conseguir
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain
Kurt Cobain: carta de suicídio afetou Neil Young
Polícia de Seattle libera novas fotos do corpo de Cobain, vocalista do Nirvana
Dave Mustaine: por que Kurt Cobain se matou?
Gene Simmons: Kurt Cobain ao menos se matou e não ficou torturando ninguém
Como uma brincadeira entre Michael Stipe e Kurt Cobain foi parar em sucesso do R.E.M.
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Como Kurt Cobain teve a ideia de escrever "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
A curiosa diferença entre Nirvana e Soundgarden no começo da carreira
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter


