Kurt Cobain: empresário rezou para que morte tivesse sido assassinato
Por Fernando Portelada
Fonte: Classic Rock Magazine
Postado em 30 de janeiro de 2014
Um empresário de Londres afirma ter inventado uma história sobre ingressos do NIRVANA serem artigos colecionáveis após da morte do vocalista do grupo, Kurt Cobain, para evitar perder £250,000 pelos shows cancelados.
E ele admite também ter rezado para que o frontman tivesse sido assassinado ao invés de ter cometido suicídio, para que seu investimento estivesse protegido pelo seguro.
Simon Parkers agendou uma aparição do NIRVANA por quatro noites na Brixton Academy. Ele também organizou um festival chamado "In Bloom", que seria liderado pela banda.
Mas ele encarou o desastre da morte de Cobain em 8 de abril em 1994, e conta como colocou a cabeça no lugar para não ter um prejuízo gigantesco.
Parker escreveu em seu livro: "Lá estava, história de capa em cada canal: 'Kurt Cobain, vocalista do NIRVANA foi achado morto em sua casa com uma bala na cabeça'".
"Eu já tinha comprometido o dinheiro da bilheteria no festival 'In Bloom'. Se tivéssemos que ressarcir cada ingresso, isso seria mais de £250,000. Este era o perigo nativo de meu empreendimento. Tudo tinha ido muito bem até então, colocando a Academy bem a frente da concorrência, mas isso significava que quando a merda atingisse o ventilador, as paredes iam ficar realmente sujas."
Parker esperou quase sem respirar pelo desenvolvimento da trágica história - porque seu seguro só iria cobrir as perdas se Cobain tivesse sido assassinado. Ele se agarrou aos relatórios - mais tarde corrigidos - de que a esposa de Cobain, Courtney Love, havia puxado o gatilho, e admite: "Mesmo eu me vi um tanto quanto chocado quando comecei a rezar: 'Meu querido Deus, por favor diga que Courtney o matou.'"
Foi somente quando ele pediu a palavra na Radio 1 que Parker criou o plano para escapar de sua crise financeira: "Eu me peguei dizendo: 'Bem, isso é absolutamente extraordinário. Nós tivemos fãs de todo o mundo tentando comprar ingressos para esse show. As pessoas estão oferecendo mais de £100 por um ingresso do NIRVANA como um pedaço da história.'"
Essa história foi rapidamente repetida através da mídia e foi ajudada com anúncios de Parker, procurando por ingressos e oferecendo preços altamente inflacionados por eles: "Nós estávamos inventando um mercado", disse. "Se há uma coisa que a indústria da música lhe ensina, é como achar as oportunidades."
Algumas pessoas realmente ligaram para oferecer £150 pelos ingressos parados. Parker acredita que menos de 50 pessoas pediram o dinheiro de volta e adicionou: "Nós ficávamos felizes de ressarcir os £13.50 pelos ingressos, e logo depois os vendíamos por £100."
"Não somente nós não ficamos com o prejuízo com a morte de Kurt, mas acabamos bizarramente recebendo um lucro desses quatros shows que nunca aconteceram."
O livro de Parker, " Live at the Brixton Academy: A Riotous Life in the Music Business" foi publicado pela Serpent's Tail.
Morte de Kurt Cobain
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps