Iced Earth: Jon Schaffer é transferido de prisão no dia de seu aniversário
Por Igor Miranda
Postado em 15 de março de 2021
Jon Schaffer, guitarrista do Iced Earth, foi transferido da prisão onde estava desde que se entregou às autoridades, no condado de Marion, em Indiana, Estados Unidos. Curiosamente, a mudança ocorreu nesta segunda-feira (15), data em que ele completou seu 53° aniversário.
A informação é do jornalista Jorday Morey, do site The Republic, após contato com representantes da prisão onde o músico estava. O portal Blabbermouth republicou o fato.
Schaffer permanecia detido na mesma prisão desde o dia 17 de janeiro, 11 dias após ser acusado de envolvimento pela invasão ao Capitólio, o Congresso americano. Na mesma semana em que o músico se entregou, um juiz de Indiana determinou que ele seria extraditado para Washington, capital federal, onde seria julgado - o que não aconteceu nas semanas seguintes.
Não há informações sobre o local para onde Jon Schaffer foi transferido. Um agente do Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) disse ao The Republic que o guitarrista do Iced Earth ainda estava em Indiana na manhã desta segunda (15).
Por que a transferência de Jon Schaffer é importante
A transferência de Schaffer foi realizada poucos dias após seus advogados de defesa entrarem com um pedido formal para que as acusações contra ele sejam anuladas. A solicitação foi realizada com base em um termo presente no Código de Leis dos Estados Unidos, chamado Speedy Trial Act (algo como "ato de julgamento rápido"), que estabelece prazos máximos para diferentes estágios de um processo criminal em âmbito federal.
No caso do guitarrista do Iced Earth, o governo dos Estados Unidos deveria ter apresentado uma acusação ou alguma informação no prazo de 30 dias após a detenção. Isso acabou não acontecendo.
Um artigo divulgado no site Politico indica que a demora do governo americano para tomar alguma atitude relacionada aos presos pela invasão ao Capitólio está relacionada, justamente, à grande quantidade de casos. A publicação aponta que o gabinete da Procuradoria-Geral dos Estados Unidos está cuidando de 250 acusações relacionadas à invasão.
A prisão de Jon Schaffer
Um grupo de apoiadores do então presidente americano Donald Trump entrou sem permissão no Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos, cometendo uma série de crimes. Eles alegavam, sem provas, assim como Trump, que a eleição presidencial vencida por Joe Biden no fim de 2020 foi objeto de fraude.
No dia 8 de janeiro, dois dias após a invasão, o FBI divulgou fotos de várias pessoas envolvidas na entrada ilegal ao Capitólio, que resultou em violência. Foram registrados diversos atos de vandalismo e relatos de tiros dentro do prédio - quatro pessoas foram mortas, em circunstâncias que ainda não foram totalmente esclarecidas.
Em meio às fotos, estava Jon Schaffer, que usava um chapéu da Oath Keepers, uma milícia antigovernamental de extrema-direita. Ele estava ao lado de outros manifestantes e, na imagem, aparecia dentro do prédio.
O músico é acusado de seis crimes:
- Entrar ou permanecer, de forma consciente, em um edifício ou terreno restrito sem autoridade legal;
- Perturbar a conduta de ordem da rotina governamental;
- Participar, de forma consciente, de um ato de violência física contra qualquer pessoa ou propriedade em qualquer edifício ou terreno restrito;
- Entrar, de forma violenta e desordeira, em um edifício do Capitólio;
- Envolver-se em um ato de violência física em um edifício do Capitólio;
- Realizar desfile, manifestação ou piquete em um edifício do Capitólio.
Em nota, o FBI declarou: "Jon Schaffer, de Columbus, Indiana, foi preso devido à conexão com o incidente de 6 de janeiro no Capitólio dos Estados Unidos. Schaffer enfrenta seis acusações, incluindo envolvimento em um ato de violência física no prédio do Capitólio. Schaffer, supostamente, estava entre os desordeiros que dispararam 'spray de urso' (uma variação mais forte do spray de pimenta, usada para conter ursos; imagens abaixo) no policiamento no Capitólio".
Consequências para a carreira
O caso trouxe consequências também para a carreira de Jon Schaffer, que lidera o Iced Earth e possui o projeto paralelo Demons & Wizards, com o vocalista Hansi Kürsch (Blind Guardian).
Três integrantes deixaram o Iced Earth nas últimas semanas: o vocalista Stu Block, o baixista Luke Appleton e o guitarrista Jake Dreyer. O já mencionado Kürsch também confirmou que estaria deixando o Demons & Wizards. Ambas as bandas não constam mais no site da gravadora Century Media, indicando que elas podem ter perdido seus contratos com a empresa.
Invasão do capitólio americano
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os 4 álbuns de rock clássico que permaneceram mais tempo nas paradas
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Protestos: Rockers reagem à invasão do Capitólio nos EUA
Sebastian Bach: questionando Ace Frehley, Kid Rock e outros por apoiarem Trump
Ted Nugent: Ele inocenta Trump e culpa Antifas e BLM por invasão violenta do Capitólio
Jon Schaffer: semanas após a prisão, ele ainda está vendo o Sol nascer quadrado
Dee Snider: "Jon Schaffer é um pedaço de m*rda que envergonha a comunidade metal"
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Max Cavalera: triste ver uma banda tão importante virar uma merda
Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas
Thin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"
Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, fala sobre sua conversão ao cristianismo


