Matérias Mais Lidas

David Gilmour: surpreendendo ao revelar sua música favorita de todos os temposDavid Gilmour
Surpreendendo ao revelar sua música favorita de todos os tempos

Metallica: com foto usando calça a vácuo, Lars parabeniza Jason por aniversárioMetallica
Com foto usando calça "a vácuo", Lars parabeniza Jason por aniversário

Myles Kennedy: um dos guitarristas favoritos dele é brasileiroMyles Kennedy
Um dos guitarristas favoritos dele é brasileiro

Alexi Laiho: causa da morte é revelada e envolve álcool e remédiosAlexi Laiho
Causa da morte é revelada e envolve álcool e remédios

8 ou 80: cinco subgêneros do metal que ou você ama ou você detesta8 ou 80
Cinco subgêneros do metal que ou você ama ou você detesta

Chorão: quando o vocalista do Charlie Brown Jr tretou com Hermes e RenatoChorão
Quando o vocalista do Charlie Brown Jr tretou com Hermes e Renato

David Gilmour: Bis terá programação especial neste sábado, 75° aniversário deleDavid Gilmour
Bis terá programação especial neste sábado, 75° aniversário dele

Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à bandaMötley Crüe
A ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda

Dream Theater: mais barbudo que nunca, Petrucci está muito empolgado com o próximo discoDream Theater
Mais barbudo que nunca, Petrucci está muito empolgado com o próximo disco

Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloideMamonas Assassinas
A história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

Baterista: quem é o mais injustiçado entre Ringo Starr e Peter Criss?Baterista
Quem é o mais injustiçado entre Ringo Starr e Peter Criss?

Iron Maiden: como soaria se Enter Sandman, do Metallica, fosse deles? VejaIron Maiden
Como soaria se "Enter Sandman", do Metallica, fosse deles? Veja

Women In Metal: de Lita Ford até Tarja, 10 clássicos do metal cantados por mulheresWomen In Metal
De Lita Ford até Tarja, 10 clássicos do metal cantados por mulheres

Epica: Simone Simons virou a rainha do lar durante a pandemiaEpica
Simone Simons virou a rainha do lar durante a pandemia

Álbuns ao vivo: 10 grandes registros da história do rockÁlbuns ao vivo
10 grandes registros da história do rock


Flavio Maranhao

Jon Schaffer: nomes do Iced Earth e Demons & Wizards somem do site da gravadora

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

Os nomes do Iced Earth e Demons & Wizards, bandas do guitarrista Jon Schaffer, foram removidos do site da gravadora alemã Century Media Records, que trabalhava com ambos os projetos. Schaffer foi preso, no domingo (17), por ter participado da invasão ao Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos, no último dia 6.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O site MetalSucks apontou, inicialmente, nesta terça-feira (19), que o nome do Iced Earth não aparecia mais na seção de artistas na página oficial da Century Media. Menos de uma hora depois, a matéria foi atualizada, informando que o Demons & Wizards também não estava mais por lá.

A Century Media trabalha com o Iced Earth desde o primeiro álbum da banda, autointitulado e lançado em 1990. Dos 12 discos de estúdio produzidos pelo grupo, apenas três não saíram pela gravadora em questão: "The Glorious Burden" (2004), "Framing Armageddon: Something Wicked Part 1" (2007) e "The Crucible of Man: Something Wicked Part 2" (2008), todos divulgados pela Steamhammer/SPV.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Também foi responsabilidade da Century Media lançar "III" (2020), o terceiro e mais recente álbum do Demons & Wizards, projeto paralelo de Jon Schaffer com o vocalista Hansi Kürsch (Blind Guardian). A Steamhammer/SPV divulgou os outros dois discos do grupo, "Demons & Wizards" (2000) e "Touched by the Crimson King" (2005).

Dessa forma, Jon Schaffer tinha contrato ativo com a Century Media por ambas as bandas. Apesar da gravadora ter atualizado seu site, nenhum comunicado sobre a atual situação de Schaffer foi divulgado. O MetalSucks procurou um representante do selo para falar sobre o caso, mas o porta-voz não quis comentar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jon Schaffer preso

No último domingo (17), Jon Schaffer se entregou às autoridades e foi preso, em Columbus, Indiana, por participar da invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, no dia 6 de janeiro. Um grupo de apoiadores do presidente Donald Trump entrou sem permissão no local, cometendo uma série de crimes e alegando, sem provas, assim como Trump, que a eleição presidencial vencida por Joe Biden foi objeto de fraude.

No último dia 8, dois dias após a invasão, o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) divulgou fotos de várias pessoas envolvidas na entrada ilegal ao Capitólio, que resultou em violência. Foram registrados diversos atos de vandalismo e relatos de tiros dentro do prédio - quatro pessoas foram mortas, em circunstâncias que ainda não foram totalmente esclarecidas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em meio às fotos, estava Jon Schaffer, que usava um chapéu da Oath Keepers, uma milícia antigovernamental de extrema-direita. Ele estava ao lado de outros manifestantes e, na imagem, aparecia dentro do prédio.

Estima-se que pelo menos 170 pessoas estão sendo investigadas pelo FBI por terem feito parte da invasão. Ao menos 54 cidadãos já foram acusados criminalmente pelo ato.

O músico é acusado de seis crimes:

- Entrar ou permanecer, de forma consciente, em um edifício ou terreno restrito sem autoridade legal;
- Perturbar a conduta de ordem da rotina governamental;
- Participar, de forma consciente, de um ato de violência física contra qualquer pessoa ou propriedade em qualquer edifício ou terreno restrito;
- Entrar, de forma violenta e desordeira, em um edifício do Capitólio;
- Envolver-se em um ato de violência física em um edifício do Capitólio;
- Realizar desfile, manifestação ou piquete em um edifício do Capitólio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em nota, o FBI declarou: "Jon Schaffer, de Columbus, Indiana, foi preso devido à conexão com o incidente de 6 de janeiro no Capitólio dos Estados Unidos. Schaffer enfrenta seis acusações, incluindo envolvimento em um ato de violência física no prédio do Capitólio. Schaffer, supostamente, estava entre os desordeiros que dispararam 'spray de urso' (uma variação mais forte do spray de pimenta, usada para conter ursos; imagens abaixo) no policiamento no Capitólio".

Iced Earth: Jon Schaffer se entrega e é preso por estar em invasão ao CapitólioIced Earth
Jon Schaffer se entrega e é preso por estar em invasão ao Capitólio

Iced Earth: veja as seis acusações que Jon Schaffer enfrenta por invadir CapitólioIced Earth
Veja as seis acusações que Jon Schaffer enfrenta por invadir Capitólio

Iced Earth: fotos mostram Jon Schaffer segurando spray de urso no CapitólioIced Earth
Fotos mostram Jon Schaffer segurando spray de urso no Capitólio

A invasão ao Capitólio

Um grupo de apoiadores de Donald Trump invadiu o Capitólio e entrou em confronto com a polícia, no dia 6 de janeiro, em meio à contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral americano nas eleições presidenciais, do último mês de novembro. Na ocasião, Joe Biden venceu Trump, que buscava continuar no cargo, e está prestes a se tornar o próximo presidente dos Estados Unidos.

Com o ato dos manifestantes, a contagem oficial foi interrompida, bem no momento em que eram avaliadas objeções ao resultado no estado do Arizona, onde Joe Biden ganhou de Donald Trump. O atual presidente americano afirma, sem apresentar provas, que a eleição de Biden foi fraudada, provocando a vitória do candidato democrata - por isso, ele não aceita o resultado apresentado pelo Colégio Eleitoral.

De acordo com a Agência Brasil, antes da invasão, Trump fez um discurso de cerca de três horas para a multidão na praça do obelisco de Washington. Ao discursar, ele voltou a dizer que venceu as eleições. "Você não cede quando há roubo envolvido. Nosso país está farto e não vamos aguentar mais", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após diversos atos de vandalismo e relatos de tiros dentro do prédio - quatro pessoas foram mortas, em circunstâncias que ainda não foram totalmente esclarecidas -, o Congresso dos Estados Unidos precisou ser bloqueado por agentes da Guarda Nacional.

Jon Schaffer: ele afirma que bandidos e criminosos sequestraram os Estados UnidosJon Schaffer
Ele afirma que bandidos e criminosos sequestraram os Estados Unidos

Músicos do Iced Earth e Hansi Kürsch se manifestam sobre invasão

O vocalista Stu Block, o baixista Luke Appleton, o guitarrista Jake Dreyer e o baterista Brent Smedley, quatro dos cinco integrantes do Iced Earth, divulgaram um comunicado sobre a invasão ao Capitólio no fim de semana após o ocorrido.

publicidade

No texto, que não teve participação de Jon Schaffer, os músicos dizem que não apoiam a violência registrada em meio ao protesto e disseram que confiam na investigação da Justiça sobre os atos.

"Queremos agradecer a todos que enviaram palavras de apoio nos últimos dias. Alguns de vocês estão preocupados com nosso silêncio, o que entendemos. Precisávamos de algum tempo para processar adequadamente as informações e apurar alguns fatos antes de fazermos uma declaração", diz a nota, inicialmente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em seguida, os músicos declaram: "Em primeiro lugar, NÃO toleramos nem apoiamos os motins ou atos de violência em que os manifestantes estiveram envolvidos em 6 de janeiro no edifício do Capitólio dos Estados Unidos. Esperamos que todos os envolvidos naquele dia sejam levados à justiça para serem investigados e responder por suas ações".

Por fim, eles afirmam: "Com o coração partido, destinamos nosso amor e compaixão a todos que sentiram a dor dos acontecimentos de 6 de janeiro. Estamos muito tristes e nossos sentimentos estão com as famílias das vidas perdidas naquele dia. Não há palavras adequadas para consolá-los. Apenas saibam que estamos com vocês em seu estarrecimento, tristeza e dor. Muito amor a todos vocês. Stu, Luke, Jake, Brent".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Hansi Kürsch, vocalista do Blind Guardian que trabalha com Jon Schaffer no Demons & Wizards, também emitiu uma nota condenando os atos registrados no Capitólio.

"Estamos profundamente chocados e nossos pensamentos estão com os familiares da falecida. Nos distanciamos expressamente de qualquer tipo de violência, independentemente se aplicada contra instituições ou pessoas. Os incidentes serão investigados exaustivamente e os responsáveis serão levados à justiça Pedimos que entendam que, tendo em vista a situação das notícias de última hora, não faremos mais comentários no momento", afirmou Kürsch.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Stamp
publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Jon Schaffer: semanas após a prisão, ele ainda está vendo o Sol nascer quadradoJon Schaffer
Semanas após a prisão, ele ainda está vendo o Sol nascer quadrado

Iced Earth: Depois de vocalista e baixista, é a vez do guitarrista picar a mulaIced Earth
Depois de vocalista e baixista, é a vez do guitarrista picar a mula

Jon Schaffer: em novas filmagens divulgadas, músico aparece invadindo CapitólioJon Schaffer
Em novas filmagens divulgadas, músico aparece invadindo Capitólio

Iced Earth: Stu Block e Luke Appleton deixam a banda após prisão de Jon SchafferIced Earth
Stu Block e Luke Appleton deixam a banda após prisão de Jon Schaffer

Caneta & Walkman: episódio especial sobre "Night of the Stormrider" do Iced Earth

Jon Schaffer: músico ficou sem votar por 12 anos antes das últimas eleiçõesJon Schaffer
Músico ficou sem votar por 12 anos antes das últimas eleições

Demons & Wizards: Hansi Kürsch confirma saída da banda após prisão de Jon SchafferDemons & Wizards
Hansi Kürsch confirma saída da banda após prisão de Jon Schaffer

Iced Earth: Schaffer será extraditado para Washington; não há decisão sobre fiançaIced Earth
Schaffer será extraditado para Washington; não há decisão sobre fiança

Nerd Metal: Jon Schaffer - É possível separar a banda do artista? (vídeo)

Iced Earth: promotores pedem que Jon Schaffer não seja solto sob fiançaIced Earth
Promotores pedem que Jon Schaffer não seja solto sob fiança

Jon Schaffer: nomes do Iced Earth e Demons & Wizards somem do site da gravadoraJon Schaffer
Nomes do Iced Earth e Demons & Wizards somem do site da gravadora

Iced Earth: fotos mostram Jon Schaffer segurando spray de urso no CapitólioIced Earth
Fotos mostram Jon Schaffer segurando spray de urso no Capitólio

Iced Earth: veja as seis acusações que Jon Schaffer enfrenta por invadir CapitólioIced Earth
Veja as seis acusações que Jon Schaffer enfrenta por invadir Capitólio

Iced Earth: Jon Schaffer se entrega e é preso por estar em invasão ao CapitólioIced Earth
Jon Schaffer se entrega e é preso por estar em invasão ao Capitólio

Iced Earth: Fãs que apoiaram vaquinha de Schaffer querem dinheiro de voltaIced Earth
Fãs que apoiaram vaquinha de Schaffer querem dinheiro de volta


Iced Earth: muitas bandas de power metal são bregas, diz Jon SchafferIced Earth
Muitas bandas de power metal são "bregas", diz Jon Schaffer

Kiss: as dez mais pesadas releituras de músicas da bandaKiss
As dez mais pesadas releituras de músicas da banda

Ripper Owens: A origem do apelido, Judas Priest, Iced Earth e mais"Ripper" Owens
A origem do apelido, Judas Priest, Iced Earth e mais


Rodolfo: 100% arrependido das letras dos RaimundosRodolfo
100% arrependido das letras dos Raimundos

Raul Seixas: 10 importantes obras do Maluco BelezaRaul Seixas
10 importantes obras do Maluco Beleza


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.