Matérias Mais Lidas

imagemPaul McCartney lista os cinco músicos que formariam sua banda dos sonhos

imagemMarcello Pompeu, em busca de emprego, pede ajuda a seguidores

imagemGene Simmons faz passagem de som antes de show do Kiss com roupa inusitada

imagemRegis Tadeu explica porque o vinil e o Spotify vão despencar e o CD vai bombar

imagemJames Hetfield se emociona profundamente no show de BH e é amparado pelos amigos e fãs

imagemMax Cavalera e o conselho dado por Ozzy Osbourne: "ambos nos sentimos traídos"

imagemBill Hudson comenta sobre falta de público de Angra e outras bandas nos EUA

imagemDave Mustaine mostra a forma curiosa como se aquece antes de um show do Megadeth

imagemDez grandes músicas do Iron Maiden escritas pelo vocalista Bruce Dickinson

imagemConheça a "melhor banda com as melhores músicas" para Robert Smith, do The Cure

imagemMax Cavalera é criticado por ucranianos pelo apoio a Rússia em 2014

imagemQueen e a artimanha infantil de Roger Taylor pra ganhar mais dinheiro que os outros

imagemAbba e a imensa importância do Deep Purple na sonoridade de suas músicas clássicas

imagemBlind Guardian divulga capa, nomes e duração das faixas de seu novo álbum

Marcello Pompeu: ele conta por que não se posiciona politicamente, apesar de cobranças


Stamp

Jon Schaffer: nomes do Iced Earth e Demons & Wizards somem do site da gravadora

Por Igor Miranda
Em 19/01/21

Os nomes do Iced Earth e Demons & Wizards, bandas do guitarrista Jon Schaffer, foram removidos do site da gravadora alemã Century Media Records, que trabalhava com ambos os projetos. Schaffer foi preso, no domingo (17), por ter participado da invasão ao Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos, no último dia 6.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O site MetalSucks apontou, inicialmente, nesta terça-feira (19), que o nome do Iced Earth não aparecia mais na seção de artistas na página oficial da Century Media. Menos de uma hora depois, a matéria foi atualizada, informando que o Demons & Wizards também não estava mais por lá.

A Century Media trabalha com o Iced Earth desde o primeiro álbum da banda, autointitulado e lançado em 1990. Dos 12 discos de estúdio produzidos pelo grupo, apenas três não saíram pela gravadora em questão: "The Glorious Burden" (2004), "Framing Armageddon: Something Wicked Part 1" (2007) e "The Crucible of Man: Something Wicked Part 2" (2008), todos divulgados pela Steamhammer/SPV.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Também foi responsabilidade da Century Media lançar "III" (2020), o terceiro e mais recente álbum do Demons & Wizards, projeto paralelo de Jon Schaffer com o vocalista Hansi Kürsch (Blind Guardian). A Steamhammer/SPV divulgou os outros dois discos do grupo, "Demons & Wizards" (2000) e "Touched by the Crimson King" (2005).

Dessa forma, Jon Schaffer tinha contrato ativo com a Century Media por ambas as bandas. Apesar da gravadora ter atualizado seu site, nenhum comunicado sobre a atual situação de Schaffer foi divulgado. O MetalSucks procurou um representante do selo para falar sobre o caso, mas o porta-voz não quis comentar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jon Schaffer preso

No último domingo (17), Jon Schaffer se entregou às autoridades e foi preso, em Columbus, Indiana, por participar da invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, no dia 6 de janeiro. Um grupo de apoiadores do presidente Donald Trump entrou sem permissão no local, cometendo uma série de crimes e alegando, sem provas, assim como Trump, que a eleição presidencial vencida por Joe Biden foi objeto de fraude.

No último dia 8, dois dias após a invasão, o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) divulgou fotos de várias pessoas envolvidas na entrada ilegal ao Capitólio, que resultou em violência. Foram registrados diversos atos de vandalismo e relatos de tiros dentro do prédio - quatro pessoas foram mortas, em circunstâncias que ainda não foram totalmente esclarecidas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em meio às fotos, estava Jon Schaffer, que usava um chapéu da Oath Keepers, uma milícia antigovernamental de extrema-direita. Ele estava ao lado de outros manifestantes e, na imagem, aparecia dentro do prédio.

Estima-se que pelo menos 170 pessoas estão sendo investigadas pelo FBI por terem feito parte da invasão. Ao menos 54 cidadãos já foram acusados criminalmente pelo ato.

O músico é acusado de seis crimes:

- Entrar ou permanecer, de forma consciente, em um edifício ou terreno restrito sem autoridade legal;
- Perturbar a conduta de ordem da rotina governamental;
- Participar, de forma consciente, de um ato de violência física contra qualquer pessoa ou propriedade em qualquer edifício ou terreno restrito;
- Entrar, de forma violenta e desordeira, em um edifício do Capitólio;
- Envolver-se em um ato de violência física em um edifício do Capitólio;
- Realizar desfile, manifestação ou piquete em um edifício do Capitólio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em nota, o FBI declarou: "Jon Schaffer, de Columbus, Indiana, foi preso devido à conexão com o incidente de 6 de janeiro no Capitólio dos Estados Unidos. Schaffer enfrenta seis acusações, incluindo envolvimento em um ato de violência física no prédio do Capitólio. Schaffer, supostamente, estava entre os desordeiros que dispararam 'spray de urso' (uma variação mais forte do spray de pimenta, usada para conter ursos; imagens abaixo) no policiamento no Capitólio".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Iced Earth: Jon Schaffer se entrega e é preso por estar em invasão ao Capitólio

Iced Earth: veja as seis acusações que Jon Schaffer enfrenta por invadir Capitólio

Iced Earth: fotos mostram Jon Schaffer segurando spray de urso no Capitólio

A invasão ao Capitólio

Um grupo de apoiadores de Donald Trump invadiu o Capitólio e entrou em confronto com a polícia, no dia 6 de janeiro, em meio à contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral americano nas eleições presidenciais, do último mês de novembro. Na ocasião, Joe Biden venceu Trump, que buscava continuar no cargo, e está prestes a se tornar o próximo presidente dos Estados Unidos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com o ato dos manifestantes, a contagem oficial foi interrompida, bem no momento em que eram avaliadas objeções ao resultado no estado do Arizona, onde Joe Biden ganhou de Donald Trump. O atual presidente americano afirma, sem apresentar provas, que a eleição de Biden foi fraudada, provocando a vitória do candidato democrata - por isso, ele não aceita o resultado apresentado pelo Colégio Eleitoral.

De acordo com a Agência Brasil, antes da invasão, Trump fez um discurso de cerca de três horas para a multidão na praça do obelisco de Washington. Ao discursar, ele voltou a dizer que venceu as eleições. "Você não cede quando há roubo envolvido. Nosso país está farto e não vamos aguentar mais", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após diversos atos de vandalismo e relatos de tiros dentro do prédio - quatro pessoas foram mortas, em circunstâncias que ainda não foram totalmente esclarecidas -, o Congresso dos Estados Unidos precisou ser bloqueado por agentes da Guarda Nacional.

Jon Schaffer: ele afirma que bandidos e criminosos sequestraram os Estados Unidos

Músicos do Iced Earth e Hansi Kürsch se manifestam sobre invasão

O vocalista Stu Block, o baixista Luke Appleton, o guitarrista Jake Dreyer e o baterista Brent Smedley, quatro dos cinco integrantes do Iced Earth, divulgaram um comunicado sobre a invasão ao Capitólio no fim de semana após o ocorrido.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No texto, que não teve participação de Jon Schaffer, os músicos dizem que não apoiam a violência registrada em meio ao protesto e disseram que confiam na investigação da Justiça sobre os atos.

"Queremos agradecer a todos que enviaram palavras de apoio nos últimos dias. Alguns de vocês estão preocupados com nosso silêncio, o que entendemos. Precisávamos de algum tempo para processar adequadamente as informações e apurar alguns fatos antes de fazermos uma declaração", diz a nota, inicialmente.

Em seguida, os músicos declaram: "Em primeiro lugar, NÃO toleramos nem apoiamos os motins ou atos de violência em que os manifestantes estiveram envolvidos em 6 de janeiro no edifício do Capitólio dos Estados Unidos. Esperamos que todos os envolvidos naquele dia sejam levados à justiça para serem investigados e responder por suas ações".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por fim, eles afirmam: "Com o coração partido, destinamos nosso amor e compaixão a todos que sentiram a dor dos acontecimentos de 6 de janeiro. Estamos muito tristes e nossos sentimentos estão com as famílias das vidas perdidas naquele dia. Não há palavras adequadas para consolá-los. Apenas saibam que estamos com vocês em seu estarrecimento, tristeza e dor. Muito amor a todos vocês. Stu, Luke, Jake, Brent".

Hansi Kürsch, vocalista do Blind Guardian que trabalha com Jon Schaffer no Demons & Wizards, também emitiu uma nota condenando os atos registrados no Capitólio.

"Estamos profundamente chocados e nossos pensamentos estão com os familiares da falecida. Nos distanciamos expressamente de qualquer tipo de violência, independentemente se aplicada contra instituições ou pessoas. Os incidentes serão investigados exaustivamente e os responsáveis serão levados à justiça Pedimos que entendam que, tendo em vista a situação das notícias de última hora, não faremos mais comentários no momento", afirmou Kürsch.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Acredite se quiser: Iced Earth lançou novo álbum; ouça A Narrative SoundscapeAcredite se quiser: Iced Earth lançou novo álbum; ouça "A Narrative Soundscape"

Ex-Iced Earth Matt Barlow continua em contato com Jon Schaffer apesar de toda polêmicaEx-Iced Earth Matt Barlow continua em contato com Jon Schaffer apesar de toda polêmica

Ex-Iced Earth Matt Barlow lança novo disco do Ashes of Ares; ouça Emperors and FoolsEx-Iced Earth Matt Barlow lança novo disco do Ashes of Ares; ouça "Emperors and Fools"

Túnel do tempo: 20 álbuns de rock e heavy metal que já passaram dos 20 anos - Parte 1

Iced Earth: ex-vocalista prega união e diz que devemos ser menos críticos com os outrosIced Earth: ex-vocalista prega união e diz que devemos ser menos críticos com os outros

Tim Ripper Owens foi aconselhado por Wendy Dio a cair fora do Iced EarthTim "Ripper" Owens foi aconselhado por Wendy Dio a cair fora do Iced Earth

Tim Ripper diz que Wendy Dio o aconselhou a sair do Iced EarthTim Ripper diz que Wendy Dio o aconselhou a sair do Iced Earth

Tim Ripper Owens diz que Jon Schaffer pisou na bola e vai pagar por muito tempoTim "Ripper" Owens diz que Jon Schaffer pisou na bola e vai "pagar por muito tempo"

Guia: de Dream Theater até Sepultura, 10 músicas que completaram 10 anos em 2021

Jon Schaffer e membros de grupos extremistas são processados por invasão ao CapitólioJon Schaffer e membros de grupos extremistas são processados por invasão ao Capitólio

Kiss: 10 bandas de metal que gravaram covers do quartetoKiss: 10 bandas de metal que gravaram covers do quarteto

Ashes of Ares: banda de ex-membros do Iced Earth lança clipe para "By My Blade"

Maiores de idade: do emo ao metal, playlist com músicas que farão 18 anos em 2022Maiores de idade: do emo ao metal, playlist com músicas que farão 18 anos em 2022


Iced Earth: "Dar vida às músicas não é algo que gira em torno do vocalista!"

Tim "Ripper" Owens foi aconselhado por Wendy Dio a cair fora do Iced Earth

Iced Earth: Schaffer responde por que a banda não se tornou grande



Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda.