O que significa "Mi'Raj", novo álbum de Edu Falaschi, que não tem nada a ver com miragem
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de março de 2026
Edu Falaschi confirmou à Rolling Stone Brasil os detalhes de seu novo álbum de estúdio, "Mi'Raj", encerramento da trilogia iniciada com "Vera Cruz" (2021) e continuada em "Eldorado". O título, segundo o cantor, não deve ser confundido com "miragem".
Edu Falaschi - Mais Novidades
"'Mi'raj' significa, em árabe, 'ascensão espiritual', 'evolução espiritual'. Nada a ver com miragem!", afirmou em entrevista a Igor Miranda. A palavra remete à tradição islâmica que descreve a ascensão espiritual do profeta Maomé, e serve como eixo conceitual para o desfecho da jornada do personagem Jorge, criada em parceria com Fábio Caldeira.
Ambientado em 1519, em territórios otomanos, o novo capítulo leva o protagonista ao Oriente Médio para concluir sua trajetória espiritual, em meio a conflitos entre a Cruz de Nero e a Ordem de Cristo. "Agora, em Mi'Raj, volta para Europa, onde tudo começou. O Jorge precisa ir para o Oriente Médio, onde tudo se conclui", explicou o músico.
A ambientação histórica influencia diretamente a sonoridade. "Adotamos muitos elementos musicais do Oriente Médio, enquanto a letra conclui a trama", disse Falaschi. Ele também destacou a conexão com a cultura brasileira: "A música nordestina vem muito dos mouros, e é a cultura do Oriente Médio. Temos isso em nossa brasilidade."
Musicalmente, o disco amplia o leque explorado nos trabalhos anteriores. "De fato é um disco que navega muito pelo rock progressivo dos anos 1970 e 1980", afirmou, citando referências como Yes, Rush, Marillion, Supertramp e Genesis. Ele acrescenta que incluiu elementos de fusion e até influências mais modernas, como o djent.
O cantor define o álbum como menos focado em velocidade e virtuosismo. "Dos três álbuns, é o menos virtuoso em questão de velocidade. Há mais balanço rítmico e melódico. Até o comparo um pouco com 'Rebirth', por ser balanceado", disse, em referência ao clássico do Angra lançado em 2001.
Com mixagem e masterização de Dennis Ward e produção assinada por Falaschi ao lado de Thiago Bianchi, "Mi'Raj" terá nove faixas, incluindo "Intuição", primeira música inédita em português lançada pelo cantor em 24 anos. O lançamento está previsto para junho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
A música do Pink Floyd que fez Roger Waters mudar de discurso sobre ex-colega de banda
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
"Rebirth", do Angra, é citado em lista de álbuns essenciais do prog metal
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
ShamAngra lança performance ao vivo de "Make Believe"
Paul Simon escolhe o maior vocalista de todos os tempos e diz que ninguém chegou perto
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
Vocalista fala sobre desafios do Moonspell sendo uma banda portuguesa
Axl Rose revela problema de saúde que tornou show do Guns N' Roses um desafio
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu

Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia

Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
Edu Falaschi lança videoclipe de "Echoes of Vows" com cenas gravadas em castelo medieval
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Edu Falaschi revela detalhes da composição de "Nova Era", clássico do Angra
Por que Edu Falaschi não colocou "Rebirth" do Angra no seu novo Blu-Ray? Ele explica


