Jon Schaffer: ele assume culpa por duas acusações ligadas à invasão ao Capitólio
Por Igor Miranda
Postado em 16 de abril de 2021
Jon Schaffer declarou-se culpado de duas das seis acusações que enfrenta em função da invasão ao Capitólio americano, ocorrida no último dia 6 de janeiro. O guitarrista do Iced Earth está preso desde o dia 17 do mesmo mês, quando entregou-se às autoridades.
De acordo com o site Blabbermouth, Schaffer reconheceu sua culpa pelas acusações de obstruir um procedimento oficial no Capitólio e invadir áreas restritas do Capitólio enquanto porta arma perigosa ou mortal. O primeiro crime tem pena máxima de 20 anos de prisão, enquanto o segundo pode chegar a 10 anos de reclusão.
Antes, o músico havia sido acusado de seis crimes ao todo, incluindo participação consciente em ato de violência física em área restrita e invasão violenta e desordeira ao Capitólio.
Na Justiça dos Estados Unidos, o réu pode se declarar culpado ou inocente antes de um julgamento. Caso o acusado declare inocência e seja julgado culpado, sua pena pode aumentar.
Como há imagens comprovando a presença de Jon Schaffer na invasão, seria praticamente impossível que o guitarrista deixasse de assumir culpa por pelo menos uma das acusações.
Além disso, o músico declarou-se culpado porque, de acordo com a imprensa americana, ele deve estabelecer um acordo de cooperação com as autoridades. Conforme publicado anteriormente pelo BuzzFeed News e traduzido pelo Whiplash.Net, procurador-geral adjunto Ahmed Baset, que trabalha no caso, disse que a colaboração de Schaffer "pode revelar a existência, escopo e a direção da investigação confidencial que está em andamento".
Consequências para a carreira
O envolvimento de Jon Schaffer na invasão ao Capitólio, promovida por apoiadores do agora ex-presidente americano Donald Trump que não aceitavam o resultado das eleições, trouxe consequências para a carreira do músico, que lidera o Iced Earth e possui o projeto paralelo Demons & Wizards, com o vocalista Hansi Kürsch (Blind Guardian).
Três integrantes deixaram o Iced Earth nas últimas semanas: o vocalista Stu Block, o baixista Luke Appleton e o guitarrista Jake Dreyer. O já mencionado Kürsch também confirmou que estaria deixando o Demons & Wizards. Ambas as bandas não constam mais no site da gravadora Century Media, indicando que elas podem ter perdido seus contratos com a empresa.
Invasão do capitólio americano
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
Banda de guitarrista do Judas Priest anuncia segundo disco e divulga música nova
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
Iced Earth: vazam documentos indicando que Jon Schaffer pode cooperar com o governo
Protestos: Rockers reagem à invasão do Capitólio nos EUA
Sebastian Bach: questionando Ace Frehley, Kid Rock e outros por apoiarem Trump
Ted Nugent: Ele inocenta Trump e culpa Antifas e BLM por invasão violenta do Capitólio
Dee Snider: "Jon Schaffer é um pedaço de m*rda que envergonha a comunidade metal"
Seguidores do Demônio: as 10 bandas mais perigosas do mundo
Sílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa
Rogério Skylab usa Megadeth para explicar o grande problema de Regis Tadeu
Saiba tamanho da fortuna de John Deacon, do Queen - e quanto ele ganha sem sair de casa


