Tomas Haake admite que às vezes erra enquanto toca "Bleed"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de março de 2026
Faixa do álbum "Obzen" (2008), "Bleed" é a música mais conhecida do Meshuggah. A composição se destaca pelo alto grau de complexidade rítmica, especialmente no trabalho de bateria executado por Tomas Haake.
Ao longo dos 7 minutos e 20 segundos da música, Haake demonstra muita técnica e precisão. A resistência também faz parte dessa equação, como o baterista relatou durante entrevista à Modern Drummer, repercutida pela Metal Hammer.
Meshuggah - Mais Novidades
"Quando se trata de resistência, tudo se resume a ensaiar até conseguirmos tocar [as músicas] ao vivo. Quando começamos a ensaiar ['Bleed'], todos estavam com dores e reclamando das cãibras nos membros. Eventualmente, superamos isso e conseguimos tocar a música inteira."
Com o passar dos anos, Haake executou "Bleed" centenas de vezes ao vivo. Ainda assim, ele admite que eventualmente comete erros durante a execução, algo compreensível diante do nível de dificuldade envolvido.
"Ainda erro às vezes!. Se você perde seu lugar em 'Bleed', é muito difícil recuperá-lo. Você só tem que sorrir e esperar e então... pronto, estou de volta! Tento manter a calma. Mas se eu errar, tenho que continuar tocando e fingir que a culpa é dos outros caras."
Embora tenha se tornado um "cartão de visitas" do grupo sueco, "Bleed" não figura entre as favoritas de Tomas Haake. Leia mais sobre o assunto na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Schmier (Destruction) critica falta de identidade visual no metal contemporâneo
O real significado do verso "amor com jeito de virada" de "Pintura Íntima" do Kid Abelha
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"

O baterista que não gosta da música mais famosa de sua banda; "Gostaria de nunca ter tocado"
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Tomas Haake admite que às vezes erra enquanto toca "Bleed"
Dave Mustaine: Comparando bandas antigas de metal com as atuais


