Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1991
Por Diego Camara
Fonte: About Heavy Metal
Postado em 19 de fevereiro de 2010
Chad Bowar, do About Heavy Metal, colocou no ar uma lista contendo os 10 melhores álbuns lançados em 1991. "O ano de 1991 foi marcante para o metal. Se por um lado o SKID ROW se tornou a primeira banda de metal a alcançar o nº1 nas paradas da Billboard, em contrapartida um novo gênero chamado grunge emergiu do NIRVANA, PEARL JAM e SOUNDGARDEN em 1991. Esse gênero iria matar as hair bands e causar sérios danos a todas as bandas de metal. Mas o heavy metal ainda fez muito bem com o sucesso comercial monstruoso do METALLICA. Um monte de bandas mais extremas, como SEPULTURA, DEATH e MORBID ANGEL fizeram também a lista final em 1991. Aqui está a opinião de uma pessoa sobre os melhores CDs lançados neste ano", comentou ele. Confira abaixo a lista completa e seus comentários:
1. METALLICA - "Metallica"
Melhores e Maiores - Mais Listas
O álbum auto-intitulado do METALLICA é mais conhecido como "The Black Album". Comercialmente este foi o álbum de maior sucesso do grupo, com hits como "Enter Sandman", "Nothing Else Matters" e "The Unforgiven". Foi um retorno ao básico do grupo, e isso funcionou. As músicas foram mais simples e menos experimentais do que os álbuns anteriores, e esse foco trouxe algumas músicas marcantes.
2. SEPULTURA - "Arise"
Apesar deste álbum ter vendido um décimo das cópias vendidas pelo METALLICA, o "Arise" do SEPULTURA é tão bom quanto, e realmente sobreviveu bem no decorrer dos anos. O estilo de thrash da banda brasileira é brutal e imperdoável, com um monte de influências do death metal e os vocais ríspidos de Max Cavalera. Em adição ao extremo deles o SEPULTURA também mostrou um monte de criatividade e versatilidade neste álbum.
3. DEATH - "Human"
Quando o tema é death metal, simplesmente não há nada muito melhor do que isso. O DEATH é uma das bandas mais influentes na história do gênero, e "Human" é um clássico. Eles atingiram potência total com grande musicalidade, composições aprimoradas, letras perpicazes e um vocal excelente de Chuck Schuldiner. Esse é um álbum essencial se você é um fã de death metal.
4. OZZY OSBOURNE - "No More Tears"
O "No More Tears" teve OZZY OSBOURNE em colaboração com Lemmy do MOTORHEAD em diversas músicas. A parceria deles, juntamente com os grandes trabalhos de guitarra de Zakk Wylde levaram o álbum ao topo das paradas e a multi-platina. O álbum também teve o hit "Mama I'm Coming Home". As músicas eram bastante comerciais, mas também realmente cativantes.
5. MORBID ANGEL - "Blessed Are The Sick"
O "Altars of Madness" foi meu álbum número um de 1989, e apesar de "Blessed Are The Sick" estar algumas posições abaixo, a competição em 1991 para o MORBID ANGEL estava mais aguerrida e ele é tão bom quanto o álbum anterior. Trey Azagthoth retalhou bem nas guitarras, e os vocais de David Vincent estão novamente muito bons. Esse álbum está cheio de músicas potentes.
6. CARCASS - "Necroticism: Descanting the Insalubrious"
No seu terceiro álbum as músicas do CARCASS ficaram mais longas e longas. O álbum de estreia tinha mais de 20 músicas, a maioria de 1 ou 2 minutos. "Necroticism: Descanting the Insalubrious", por outro lado, teve músicas muito mais compridas, com uma possuindo mais de 7 minutos. Eles não perderam nada da intensidade, apenas expandiram as amarras do grindcore dentro do thrash e death metal, o que tornou o som muito mais interessante.
7. CORONER - "Mental Vortex"
Iniciando como roadies do CELTIC FROST, a banda suíça CORONER lançou alguns bons álbuns antes de desaparecer no início da década de 90. O melhor deles era o "Mental Vortex", que combinava influências do thrash tradicional com elementos mais complexos e progressivos. O álbum termina com um cover da música "I Want You (She's So Heavy)" dos BEATLES. O CORONER tinha um som e abordagem únicos e são relativamente desconhecidos e merecem ser ouvidos.
8. SKID ROW - "Slave To The Grind"
Para um álbum de heavy metal estrear no topo das paradas da Billboard no meio da explosão grunge foi um grande passo. Não tão extremo, "Slave to the Grind" era um álbum pesado e mais cru do que os anteriores da banda. Músicas como "Monkey Business" ainda são parte da rádio e MTV, mas têm alguma intensidade. Esse também foi o último grito das bandas de hair metal, pelo menos no sucesso das paradas.
9. OVERKILL - "Horrorscope"
Apesar deles fazerem parte do "segundo nível" do thrash, o OVERKILL tem uma longa carreira e lançou álbuns muito bons. "Horrorscope" está cheio de músicas poderosas que são memoráveis e alguns riffs e refrões bastante cativantes. Bobby "Blitz" Ellsworth tem uma voz bastante particular que é bem polarizadora, mas sempre gostei do seu estilo. O OVERKILL nunca teve um sucesso comercial e é uma banda de thrash bastante underground.
10. CORROSION OF CONFORMITY - "Blind"
O CORROSION OF CONFORMITY foi uma das primeiras bandas "crossover" que uniram heavy metal com punk. "Blind" foi um dos melhores álbuns do grupo. Em adição às suas letras cheias de política, o COC mixou as coisas com musicalidade, indo do metal de vanguarda até as músicas orientadas no punk e até mesmo ao instrumental. Esse é um álbum bastante diverso que realmente é uma pancada.
Heavy Metal - Os melhores álbuns segundo o About.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps