Max Cavalera e o vergonhoso incidente que o fez deixar de usar drogas e beber
Por Bruce William
Postado em 19 de junho de 2022
Max Cavalera esteve recentemente no podcast "Hardcore Humanism With Dr. Mike", onde contou, em detalhes, como acontecia sua guinada para fora do mundo das drogas e do álcool. A transcrição foi feita pelo Blabbermouth.
Sepultura - Mais Novidades
"Meu caminho para o straight edge é meio bizarro, porque eu fui completamente louco", começa Max. "Tenho algumas histórias do Brasil. Eu me lembro de uma vez em que tocamos em Manaus - isso é, na Floresta Tropical na Amazônia - e eu usei a melhor cocaína que você poderia conseguir. Depois do show, apareceu um cara com o mais puro pó branco boliviano. Eu fiquei acordado a noite toda. Acabei indo para o telhado do prédio onde cantei e toquei inteiro o 'Beneath The Remains', acabando por ver o sol nascer enquanto estava totalmente chapado de cocaína. Foi uma experiência incrível, cara. Talvez a cocaína fosse apenas boa, não sei. Mas foi uma experiência incrível. E eu tive muitas interações assim ao longo da minha vida".

Prossegue o músico: "Meu irmão era straight edge, mas nunca tentou me forçar a seguir este caminho, o que é meio triste, de certa forma, pois (ele disse no passado) 'Eu não podia beber porque eu tinha que cuidar de você. Se nós dois bebêssemos, nós dois iríamos morrer. Foda-se, vamos morrer juntos, então eu tive que ser um pouco mais responsável e não beber para poder cuidar um pouco dele'. Daí quando ele se casou, ele passou a bola pra minha esposa: 'Você lida com ele, agora esse é um compromisso seu'. E foi uma luta durante muitos anos, pois eu era uma pessoa difícil de lidar em relação a esta merda. Há histórias épicas, toda aquela merda (que dizem) realmente aconteceu, festejar com os caras do Ministry e vomitar em Eddie Vedder, tudo aquilo aconteceu. É foda e é insano, mas aconteceu".
"Aos poucos, fui envelhecendo", conta Max. "E odiava ficar de ressaca. Se tivessem inventado um remédio pra ressaca, provavelmente nunca deixaria de beber, pois gosto da sensação. Mas como eu odiava, era muito difícil lidar com aquilo. Daí passei a tomar remédios durante o dia, eles curavam a ressaca e você ficava de boa novamente".
Quando Max Cavalera atingiu o fundo do poço dos vícios em drogas e álcool
Então Max relata um incidente "particularmente louco" que aconteceu e que fez com que ele decidisse mudar de vida: "Estávamos em uma turnê pela Europa e eu queria muito beber e não tinha nada no ônibus. Fui pro banheiro e comecei a beber sabonete líquido pras mãos. Me pegaram bebendo aquilo. Minha mulher abriu a porta do banheiro e me pegou com o frasco na mão. 'Que porra é essa?', ela perguntou. 'Estou bebendo sabonete líquido. Preciso de ajuda'. Foi um momento absurdamente insano".
"A partir dali, aos poucos, fui passando pelas diferentes fases de deixar de beber, primeiro deixando de usar drogas. Um dos procedimentos foi aquela coisa clichê de ir pra um lugar próprio, longe de tudo", conta Max. "Mas todos são diferentes. Alguns conseguem sair por conta própria, tem essa força de vontade. Eu não conseguia. Então fui pra um lugar, onde fiquei entre seis e oito meses, um lugar na Flórida. E foi uma experiência miserável, aprender do zero. Eles ficam de olho em você 24 horas por dia, senti muita falta da minha família. Mas justamente por causa daquilo eu percebi o que eu realmente mais amava. Gostava de ficar doidão e beber e me drogar, porém amava mais a música e a minha família. Quando saí eu havia mudado minhas prioridades. E voltei ao primeiro amor de minha vida - Metal, música. Simples assim".
O vocalista conta ainda que recebeu o ultimato de um médico: "Ele falou pra minha esposa que se eu continuasse do jeito que estava, morreria em alguns anos, sem sombra de dúvida. Essas coisas abrem os nossos olhos, são um choque de realidade que a gente recebe. Comecei a colocar as coisas em perspectiva e eu, tipo, trabalhei duro a vida inteira, consegui sair do Brasil. As chances eram de uma em um bilhão. E eu estava jogando fora tudo aquilo que conquiste por causa de drogas e álcool? Não, cara, não quero isso não. Mas é difícil resistir".
Por fim, Max conclui: "Provavelmente sou um viciado por natureza, então está tudo apenas adormecido. Não estou totalmente curado, o vício continua ali e sempre continuará".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
A lenda da cena rock nacional que trocou Mutilator por Sepultura: "Fiquei 22 anos com eles"
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
Jornalista aponta a "pior letra que os Beatles já escreveram" - e o alvo é Ringo Starr

Max Cavalera: relembrando vomitada em Eddie Vedder
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
O clássico do Anthrax que influenciou "Schizophrenia", do Sepultura
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
O disco do Slayer que deixou Andreas Kisser impressionado
Capa do clássico "The Number of the Beast" assustou o jovem Andreas Kisser; "Medo de Satanás"
Bibika, ex-roadie e empresário do Sepultura, conta a curiosa origem de seu apelido
A banda muito pesada que Sandy está sendo obrigada a ouvir por causa do filho de 9 anos
"Roots": Max Cavalera não concorda com a opinião geral da galera sobre o álbum


