Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1990
Por Diego Camara
Fonte: About Heavy Metal
Postado em 03 de setembro de 2009
Chad Bowar, do About Heavy Metal, colocou no ar sua lista com os melhores álbuns de 1990: "A década de 90 começou forte. Tivemos lançamentos marcantes de bandas como MEGADETH, JUDAS PRIEST, SLAYER e ANTHRAX. Grupos mais extremos como ENTOMBED e DEICIDE também entraram no top 10. Aquie está minha lista dos melhores álbuns de 1990", disse Chad. Confira abaixo as escolhas do crítico.
1. MEGADETH - "Rust In Peace"
Melhores e Maiores - Mais Listas
O quarto álbum do MEGADETH foi uma obra prima do thrash. Os riffs de Mustaine e Marty Friedman eram marcantes, e tinham também ótimos solos no álbum. As composições no "Rust In Peace" eram realmente fortes, com um monte de complexidade e variedade na estrutura musical, tempo e estilo. Pontos altos incluem "Hangar 18" e "Tornado Of Souls".
2. SLAYER - "Seasons In The Abyss"
Este é o segundo melhor álbum do SLAYER, depois do clássico "Reign in Blood". "Seasons in the Abyss" combina a intensidade daquele álbum com um pouco mais de melodia. A banda refinou o som, mas sem perder nada da sua raiva ou agressividade. Da música de abertura "War Ensemble", de ranger os ossos, até a mais lenta "Expendable Youth", o SLAYER mostrou que eles podem destruir com qualquer tempo.
3. PANTERA - "Cowboys From Hell"
Depois de vários lançamentos independentes, este marcou o movimento do PANTERA para uma gravadora maior e a entrada do grupo na crítica e no comercial. "Dimebag" Darrell, ou "Diamond" Darrell como ele era chamado na época, brilhou com seus riffs criativos e solos brilhantes. Phil Anselmo mostrou um grande alcance vocal, indo do gutural até o falsetto. A música título e "Cemetary Gates" são duas das melhores canções deste álbum.
4. JUDAS PRIEST - "Painkiller"
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Depois de terminar a década de 80 com alguns álbuns medianos ("Turbo" de 1986 e "Ram It Down" de 1988), o JUDAS PRIEST começou os anos 90 com uma nota alta. "Painkiller" seria o último álbum com Rob Halford em mais que uma década, e o "Metal God" teve uma grande performance vocal neste trabalho. O novo baterista Scott Travis deu ao Priest uma injeção de energia, e isso combinado com os trabalhos geniais de guitarra de Glenn Tipton e K.K. Downing fizeram deste álbum o melhor da banda em anos.
5. ENTOMBED - "Left Hand Path"
A banda sueca ENTOMBED rugiu na cena com seu álbum de estreia. "Left Hand Path" é um trabalho bem influenciado no death metal que ajudou a colocar o death metal escandinavo no mapa. Ele é brutal, mas também possui melodia. É selvagem, porém simples, e influenciou legiões de bandas na Suécia e em todo o mundo.
6. DEICIDE - "Deicide"
Quando este álbum foi lançado em 1990 ele causou uma certa polêmica. O estilo extremo do death metal do DEICIDE, juntamente com a cruz invertida queimada na cabeça do frontman Glenn Benton e as letras blasfêmicas da banda, chocaram muitos. Mais do que apenas imagem, o DEICIDE colocou também músicas bem escritas, batidas ferozes e riffs memoráveis. A banda continua chocando, mas muitos ainda acham que o álbum de estreia foi o melhor.
7. ANTHRAX - "Persistence Of Time"
Este foi o último álbum do ANTHRAX com o vocalista Joey Belladonna. "Persistence of Time" é sombrio e raivoso com letras cheias de politicagem, mas ainda tem uma abundância de melodia e grandes riffs do thrash. Uma das melhores músicas do álbum é "Got The Time", cover de Joe Jackson. "In My World" e "One Man Stands" também são pontos altos.
8. DEATH ANGEL - "Act III"
O DEATH ANGEL era uma banda de thrash da Bay Area que foi montada por cinco primos. "Act III", como você pode imaginar pelo título, foi o terceiro lançamento do grupo e seu primeiro em uma grande gravadora, a Geffen Records. Foi o melhor álbum do grupo, especialmente os trabalhos de guitarra de Rob Cavestany. Em adição ao speed metal, o DEATH ANGEL mixou partes mais lentas e acústicas, e até um pouco de funk para deixar as coisas mais saborosas. Eles acabaram não muito depois deste álbum ter sido lançado, mas se reuniram dez anos depois.
9. QUEENSRYCHE - "Empire"
"Operation Mindcrime" foi um trabalho forte para ser sucedido, mas o QUEENSRYCHE fez um excelente trabalho com "Empire". Deu a eles um monte de atenção no mainstream e no rádio por causa do single "Silent Lucidity", e "Jet City Woman" também recebeu uma boa atenção. É um CD diverso e complexo, mesmo assim bastante cativante com toneladas de músicas memoráveis. Infelizmente este foi provavelmente o ponto mais alto do QUEENSRYCHE, e tanto as vendas e sucesso da crítica cairiam depois dele.
10. DANZIG - "II: Lucifuge"
Apesar dele não ter um hit como "Mother", o segundo álbum do DANZIG era profundo e melhor. A banda melhorou tanto na composição das letras quanto na musicalidade. "II: Lucifuge" é mais hard que o de estreia, e o vocal de Glenn Danzig neste álbum foi o melhor trabalho dele. Não há enchimentos aqui, apenas um álbum com músicas realmente boas.
Heavy Metal - Os melhores álbuns segundo o About.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
O melhor timbre de guitarra de todos os tempos para Slash; "pesado pra caramba"
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
A música de Bruce Dickinson que imagina Jesus na era dos influenciadores digitais
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
Geddy Lee, do Rush, elege o melhor baixista do planeta; "um talento incrível"
A atitude teimosa de Erasmo Carlos no Rock in Rio 1985 que prejudicou sua carreira depois
Motorhead: O conselho de Lemmy Kilmister sobre ser solteiro para sempre
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1983
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1985
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1986
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1987
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1989
Heavy Metal: os vinte melhores álbuns da década de 80
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2009
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1991
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Jeff Young aceitaria participar da tour de despedida do Megadeth? O próprio responde
"Megadeth sem mim é a banda solo de Dave Mustaine", diz David Ellefson
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Ex-baterista do Megadeth acreditava que Jesus Cristo era um alienígena
Cancelamento de show do Megadeth revolta fãs em Lisboa
