Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1983

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Diego Camara, Fonte: About Heavy Metal, Tradução
Enviar Correções  

Chad Bowar, do About Heavy metal, colocou no ar sua lista com os melhores álbuns de 1983.

"1983 foi um ano muito bom para o heavy metal. Ele teve o álbum de estreia do METALLICA, que iria mudar a face do gênero. As bandas do New Wave of the British Heavy Metal ainda estavam fazendo impacto, e 1983 foi o ano que o DEF LEPPARD subiu aos céus em popularidade. Velhos conhecidos como OZZY e IRON MAIDEN também fizeram parte da lista", disse Chad sobre o 83. Confira abaixo os melhores álbuns e os comentários feitos sobre cada um deles.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

1. DIO - "Holy Diver"


Depois de ser frontman do RAINBOW e BLACK SABBATH, Ronnie James Dio formou seu próprio grupo. Ele fez um grande trabalho selecionando seus companheiros de banda. Vivian Campbell era um ótimo guitarrista e Vinny Appice um baterista bastante sólido. O álbum de estreia deles é um clássico do heavy metal. Dio tem uma das melhores vozes no metal, e alguns colocam ele no topo. Todas as 9 músicas no álbum são excelentes, incluíndo os hits "Rainbow in the Dark" e a música título. "Stand up and Shout" também é uma música memorável.

2. METALLICA - "Kill 'Em All"


O METALLICA não inventou o thrash, mas eles certamente trouxeram ele para as massas, e este álbum foi o começou isso tudo. Seu álbum de estreia foi um divisor de águas, embalado com uma força crua e com riffs rápidos e resplandecentes que eles acabariam por polir e aperfeiçoar durante os anos. Dave Mustaine co-escreveu diversas músicas deste álbum, apesar dele não ser mais um membro da banda na época. Os pontos altos incluem "Whiplash", "No Remorse" e "Seek and Destroy".

3. DEF LEPPARD - "Pyromania"


O terceiro álbum do DEF LEPPARD foi a obra prima deles. Não somente por ter um sucesso comercial monstruoso, mas também recebeu mérito da crítica. Este foi o álbum onde tudo se uniu, uma combinação de hinos pegajosos do rock e exposição massiva no rádio e na MTV, que alavancaram as vendas para os milhões. "Pyromania" está cheio de hits, incluíndo "Rock of Ages", "Photograph" e "Foolin'".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

4. MOTLEY CRUE - "Shout at the Devil"


O segundo álbum do CRUE traz o grupo refinando o delicado Sunset Strip glam metal, apesar do som ser ainda bastante cru. "Looks that Kill", "Too Young to Fall in Love" e a música título são singles de sucesso, e eles também fizeram um cover de "Helter Skelter" dos BEATLES. Comercialmente ele também foi muito bem, chegando ao nº17 nas paradas. O álbum simboliza o sexo, as drogas e o rock 'n' roll típico dos anos oitenta.

5. IRON MAIDEN - "Piece of Mind"


O IRON MAIDEN continuou sua corrida espetacular na década de 80 com outro álbum sensacional. Eles tiveram uma mudança na formação, com a entrada do baterista Nicko McBrain no grupo. É um álbum bastante diversificado, com diversos elementos de livros e filmes. "Flight of Icarus" é o ponto alto deste álbum.

6. ACCEPT - "Balls To The Wall"


A música título deste álbum foi um grande hit e trouxe ao ACCEPT uma popularidade curta nos EUA. "Balls to the Wall" era melódico, mas também possuía bastante pegada. Ele tinha um grande equilíbrio entre riffs simples e solos mais complexos com vários tempos diferentes. As letras também são um pouco extravagantes, mas o inglês não era a primeira língua da banda alemã. Do início ao fim, esse é provavelmente o melhor álbum do ACCEPT.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

7. MERCYFUL FATE - "Melissa"


MERCYFUL FATE era a banda de King Diamond. Eles lançaram alguns álbuns sensacionais e então se separaram por uma década. Este foi o de estreia, e foi bastante importante para o gênero do black metal. Ele tinha músicas malignas, duas guitarras e elementos do gótico e metal progressivo. Os vocais de King Diamond eram bastante diversificados, indo do gutural até o operático.

8. OZZY OSBOURNE - "Bark at the Moon"


No quarto álbum de OZZY OSBOURNE ele trouxe o guitarrista Jake E. Lee para substituir Randy Rhoads. Lee trouxe um som diferente, que era mais tradicional e um pouco mais forte do que o Rhoads. A música título foi uma favorita da MTV, com Ozzy vestido como lobisomem. Este é um álbum bastante sólido, e apesar de Rhoads ser insubstituível, Lee fez um excelente trabalho ao trazer seu próprio estilo e fundir com a voz de Ozzy.

9. SAVATAGE - "Sirens"


O SAVATAGE era uma banda americana liderada por Jon Oliva. Seu irmão Criss tocava guitarra, e foi tragicamente morto em um acidente de carro em 1993. Apesar de seus últimos trabalhos serem mais bem trabalhados, os iniciais, incluíndo este álbum de estreia, "Sirens", são bastante crus. É poderoso e intenso, com grandes riffs de guitarra e vocais consistentes. A produção não é ótima, mas mostrava uma nova banda com talento e promessa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

10. RAVEN - "All For One"


Esta é a terceira aparição do RAVEN no top 10 em três anos, mas também é sua última. O terceiro álbum era ótimo, mas depois disso a popularidade e qualidade musical deles sumiu. "All for One" mostra os vocais de John Gallagher em alta frequência, e a guitarra de seu irmão Mark em perfeita forma. O New Wave of British Heavy Metal estava se enfraquecendo, mas o RAVEN em 1983 teve seu pico.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: Quanto vale a banda? Quanto cada um deles tem de dinheiro?Metallica
Quanto vale a banda? Quanto cada um deles tem de dinheiro?

Metallica: foto rara de formação original do grupoMetallica
Foto rara de formação original do grupo


Sobre Diego Camara

Nascido em São Paulo em 1987, Diego Camara é jornalista, radialista e blogueiro. Seu amor pelo metal e rock começou há 6 anos. Um amante da nova geração, é um grande fã de Arjen Lucassen, Andre Matos e bandas como Nightwish, Hammerfall, Sonata Arctica, Edguy e Kamelot. Também não deixa de ter amor pelos clássicos, como Helloween, Gamma Ray e Iron Maiden e do Rock de bandas como Oasis, Queen e Kings of Leon. Atualmente seus textos podem ser lidos no blog OCrepusculo.com sobre assuntos diversos, além de planos para criação de um projeto totalmente voltado aos blogs de Rock e Metal.

Mais informações sobre Diego Camara

Mais matérias de Diego Camara no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 GooAdHor