Heavy Metal: os vinte melhores álbuns da década de 80

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Diego Camara, Fonte: About Heavy Metal, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Finalizando sua lista com os melhores álbuns dos anos 80, Chad Bowar do About Heavy Metal publicou uma lista com os melhores dos melhores álbuns da década: "Os anos 80 foram uma década fantástica para o heavy metal. Alguns dos melhores álbuns do metal foram lançados nesta década. Ela viu a explosão do metal no mainstream, com toneladas de bandas entrando no rádio e na MTV. Também viu o nascimento e o levantar de gêneros mais extremos do metal. Passando os meses eu publiquei listas com os melhores álbuns de cada ano da década de 80. Esta coletânea dos melhores álbuns da década foi tirada destas listas", disse Chad.

5000 acessosGuns N' Roses: Dave Grohl sobe ao palco com a banda5000 acessosGhost: Nergal revelou a identidade de Papa Emeritus II?

1. METALLICA - "Master Of Puppets"

O terceiro álbum do METALLICA foi o seu melhor. Ele não tem os singles de rádio e os vídeos da MTV como alguns dos seus últimos lançamentos, mas é uma tour de force musical. Do Thrash marca registrada de "Battery" até o estiloso instrumental de "Orion", o álbum mostra a banda no seu ápice. As músicas são diversificadas e a musicalidade é simplesmente incrível.

2. SLAYER - "Reign In Blood"


Este é um dos 3 melhores álbuns de Thrash Metal e um dos 10 melhores álbuns de todos os tempos. Muitas publicações nomeiam este o melhor álbum de Metal. Ele é Speed Metal no seu melhor, com músicas compactas com riffs e intensidade. As letras também estão cheias de imagens sombrias e perturbadoras. O SLAYER lançou diversos álbuns fantásticos, e este é sua obra-prima.

3. IRON MAIDEN - "The Number Of The Beast"


Depois de perder seu frontman, o IRON MAIDEN encontrou Bruce Dickinson e se recuperaram com o melhor álbum da banda e um dos maiores clássicos do heavy metal. "Run to the Hills" e a música título estão entre os melhores singles que você pode escutar, e não há nenhum tipo de "enchimento" neste álbum. Ele possui composições espetaculares e diversas, ótimo vocal de Dickinson e é um dos melhores álbuns de todos os tempos.

4. METALLICA - "Ride The Lightning"


O primeiro álbum do METALLICA foi um divisor de águas, e "Ride The Lightning", o segundo, foi outro grande passo para frente. As composições deles melhoraram drasticamente, eles também expandiram os seus horizontes musicais e o resultado é um álbum bem mais diversificado. Alguns dos clássicos deste álbum incluem "Creeping Death", "Fade to Black" e "For Whom the Bell Tolls".

5. QUEENSRYCHE - "Operation Mindcrime"


Com o terceiro álbum, o QUEENSRYCHE trouxe um grande conceito e grandes músicas. "Operation Mindcrime" conta uma história recheada com intrigas políticas e romance. As músicas são complexas, cativantes, e os vocais de Geoff Tate nunca soaram melhores. Os pontos altos incluem "Eyes of A Stranger" e "I Don't Believe In Love". Esse álbum também é bastante efetivo nas informações políticas do que estava acontecendo no final da era Reagan. Em termos de música, é ainda mais.

6. GUNS N' ROSES - "Appetite For Destruction"


Axl Rose e companhia explodiram na cena com um álbum pesado e diversificado. Ele tinha baladas amigáveis para o rádio como "Sweet Child 'O Mine", hits como "Welcome To The Jungle" e "Paradise City" juntamente com músicas mais pesadas como "Night Train". As guitarras de Slash e Izzy Stradlin estavam marcantes, e o álbum completo tinha um ar de perigo e agudeza que o metal realmente necessitava na época. O GUNS N' ROSES acabaria por implodir, mas por um tempo eles estiveram no topo.

7. MEGADETH - "Peace Sells... But Who's Buying?"


Que Top 3! Três bandas de Thrash que lançaram seus melhores álbuns em 1986. O MEGADETH realmente acertou em cheio neste, o segundo álbum deles. É um clássico do Speed Metal com ótimas músicas como "Wake Up Dead", "Devil's Island" e "Peace Sells". As composições da banda melhoraram um pouco se comparado ao álbum de estreia, e 20 anos depois ainda se mantem muito bem.

8. DIO - "Holy Diver"


Depois de ser frontman do RAINBOW e BLACK SABBATH, Ronnie James Dio formou seu próprio grupo. Ele fez um grande trabalho selecionando seus companheiros de banda. Vivian Campbell era um ótimo guitarrista e Vinny Appice um baterista bastante sólido. O álbum de estreia deles é um clássico do heavy metal. Dio tem uma das melhores vozes no metal, e alguns colocam ele no topo. Todas as 9 músicas no álbum são excelentes, incluíndo os hits "Rainbow in the Dark" e a música título. "Stand up and Shout" também é uma música memorável.

9. AC/DC - "Back in Black"


Depois de grande sucesso com "Highway to Hell" em 1979, as coisas se mostraram bastante promissoras para o AC/DC. Então em fevereiro de 1980 houve a morte do cantor Bon Scott e eles imediatamente recrutaram Brian Johnson e lançaram este álbum alguns meses depois. Pelas notas de abertura de "Hells Bells" até o final de "Rock and Roll Ain't Noise Pollution", este álbum é um clássico. Cada música é memorável, e "You Shook me all Night Long" e a música título estão entre as melhores músicas de metal de todos os tempos.

10. JUDAS PRIEST - "British Steel"


Depois de lançar diversos bons álbuns na década de 70, este é um que leva o JUDAS PRIEST para a estratosfera. Ele é largamente considerado um dos melhores álbuns da banda. Nesta época o PRIEST havia refinado e aperfeiçoado o som e focado em compor hinos de arena do rock, e eles atingem no alvo com "Breaking the Law" e "Living After Midnight".

11. MORBID ANGEL - "Altars Of Madness"


Se este fosse escrito antes de 1989, provavelmente não seria o número 1. Mas com o passar do tempo se tornou óbvio o quão importante o MORBID ANGEL e este lançamento foram. Tinha uma base brutal de death metal com os vocais ferozes de David Vincent. Os riffs e solos de Trey Azagthoth e Richard Brunelle eram simplesmente doentios, e Pete Sandoval era um dos melhores bateristas do metal. "Altars of Madness" é um álbum divisor de águas para todos os fãs do death metal.

12. METALLICA - "Kill 'Em All"


O METALLICA não inventou o thrash, mas eles certamente trouxeram ele para as massas, e este álbum foi o começou isso tudo. Seu álbum de estreia foi um divisor de águas, embalado com uma força crua e com riffs rápidos e resplandecentes que eles acabariam por polir e aperfeiçoar durante os anos. Dave Mustaine co-escreveu diversas músicas deste álbum, apesar dele não ser mais um membro da banda na época. Os pontos altos incluem "Whiplash", "No Remorse" e "Seek and Destroy".

13. METALLICA - "And Justice For All"


O quarto álbum de estúdio do METALLICA foi um dos que colocaram eles no mainstream. O vídeo da música "One" recebeu muita divulgação da MTV. Uma das minhas músicas favoritas do METALLICA, "Blackened", também está neste álbum. "And Justice For All" foi um dos álbuns mais complexos do grupo em termos musicais, utilizando assinaturas de tempo diferenciadas, orquestra e composições épicas.

14. EXODUS "Bonded By Blood"


O álbum de estreia do EXODUS foi o apogeu do sucesso comercial e crítico do grupo. Apesar deles terem uma longa carreira de sucesso, eles nunca alcançaram o sucesso de seus companheiros thrash como METALLICA, MEGADETH e ANTHRAX. Esse álbum, contudo, é espetacular. É um clássico do thrash com músicas tocadas em velocidade alucinante com uma série de riffs e solos matadores. E, embora sendo um turbilhão de intensidade, as músicas ainda são bastante cativantes e memoráveis.

15. OZZY OSBOURNE - "Blizzard of Ozz"


Depois de deixar o BLACK SABBATH e embarcar em uma carreira solo, OZZY OSBOURNE chamou o guitarrista Randy Rhoads e o resultado foi este fantástico álbum. Ele foi mais técnico e moderno do que o SABBATH, graças a Rhoads e sua virtuosidade nas guitarras. Há grandes músicas neste álbum, incluindo "Crazy Train" e a controversa "Suicide Solution".

16. JUDAS PRIEST - "Screaming For Vengeance"


Depois de ser o meu álbum nº 2 de 1980, o JUDAS PRIEST conquistou a mesma posição em 1982. A melhor música deste álbum é "You've Got Another Thing Comin'", mas há diversas outras ótimas, incluíndo a faixa-título, "Electric Eye" e "Bloodstone". Halford está ótimo como sempre, e esse é o segundo melhor álbum da banda na década de 80.

17. SLAYER - "Hell Awaits"


A obra-prima viria um ano depois, mas este também foi um álbum fantástico. Foi o segundo álbum do SLAYER, e mostrou um crescimento exponencial na composição do grupo. As músicas deste álbum são complexas, a guitarra está perfeita, e a bateria de Dave Lombardo é simplesmente insana. Em 1985 ele era extremo como deveria ser, tanto musicalmente quanto nas letras.

18. IRON MAIDEN - "Powerslave"


O IRON MAIDEN fez parte da minha lista do top 10 pelo quinto ano consecutivo. "Powerslave" foi um álbum fantástico e completo. Ele tinha os singles "Aces High" e "2 Minutes to Midnight", que cativaram o rádio e a MTV. "Rime of the Ancient Mariner" tem espantosos 13 minutos. Grandes composições e musicalidade fazem deste álbum um dos melhores do MAIDEN.

19. ANTHRAX - "Among The Living"


O ANTHRAX é um grupo que eu vim a apreciar mais e mais conforme a passagem dos anos, e "Among The Living" foi o melhor álbum deles. As músicas tinham mensagens cativantes e mesmo assim bastante intensas e agressivas. "Caught In A Mosh" é o ponto alto do álbum, juntamente com outras grandes músicas como "Indians", "I Am The Law" e a música título. O ANTHRAX sempre foi uma banda com senso de humor que desejava passar assuntos sérios, o que era uma ótima combinação.

20. ANNIHILATOR - "Alice In Hell"


A banda de thrash metal ANNIHILATOR explodiu a cena com um álbum de estreia monstruoso. Jeff Waters e companhia encheram o trabalho com um poder cru e energia juntamente com excelente técnica. Waters e Anthony Greenham realmente brilharam com seus trabalhos marcantes na guitarra. Os vocais crus e emocionais de Randy Rampage se encaixavam muito bem. O grupo teve uma dúzia de mudanças em sua formação durante os anos, e o álgum de estreia ainda se mantem como um dos melhores deles.

PS: as descrições das bandas utilizadas são as mesmas presentes nas outras listas.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19805000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19815000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19825000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19835000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19845000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19855000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19865000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19875000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19885000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19895000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19905000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 20095000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19915000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Guns N RosesGuns N' Roses
Dave Grohl sobe ao palco com a banda

2743 acessosGuns N' Roses: veja Melissa e Bryan Mantia tocando remix de músicas2595 acessosDownload Festival: A7X, Ozzy e Guns serão headliners da edição 2018173 acessosEm 10/11/1972: Nasce Dj Ashba (Guns N' Roses, Sixx AM)0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Guns N' Roses"

TurnêsTurnês
Quais artistas de Rock mais faturaram em 2016?

Guns N RosesGuns N' Roses
Pobreza, sexo, drogas e Rock n' Roll em nova biografia

O $onho de AzoffO $onho de Azoff
GN'R e Van Halen juntos em turnê nos EUA

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"0 acessosTodas as matérias sobre "Slayer"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"0 acessosTodas as matérias sobre "Queensryche"0 acessosTodas as matérias sobre "Guns N' Roses"0 acessosTodas as matérias sobre "Megadeth"0 acessosTodas as matérias sobre "Dio"0 acessosTodas as matérias sobre "AC/DC"0 acessosTodas as matérias sobre "Judas Priest"0 acessosTodas as matérias sobre "Morbid Angel"0 acessosTodas as matérias sobre "Exodus"0 acessosTodas as matérias sobre "Ozzy Osbourne"0 acessosTodas as matérias sobre "Anthrax"0 acessosTodas as matérias sobre "Annihilator"


GhostGhost
Nergal revela a identidade de Papa Emeritus II?

O futuro do Rock nacionalO futuro do Rock nacional
Bandas autorais devem "se tocar"

Ellen JabourEllen Jabour
Slayer, Metallica, Guns e Judas no Top10 da modelo

5000 acessosMotorhead: Lemmy conta seu segredo com as mulheres5000 acessosBlack Sabbath: mais uma do Tony Iommi pra cima do pobre Bill Ward5000 acessosMulheres e guitarras: as mais importantes segundo a Gibson5000 acessosNX Zero: "É bom para o rock estar longe da TV aberta"5000 acessosNirvana: Kurt Cobain e a visita a GG Allin na prisão5000 acessosKiss: Os conselhos de Gene Simmons para empresários e pais

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 05 de setembro de 2012
Post de 11 de março de 2013
Post de 02 de maio de 2014
Post de 03 de maio de 2014
Post de 04 de maio de 2014
Post de 10 de agosto de 2014
Post de 03 de novembro de 2014


Sobre Diego Camara

Nascido em São Paulo em 1987, Diego Camara é jornalista, radialista e blogueiro. Seu amor pelo metal e rock começou há 6 anos. Um amante da nova geração, é um grande fã de Arjen Lucassen, Andre Matos e bandas como Nightwish, Hammerfall, Sonata Arctica, Edguy e Kamelot. Também não deixa de ter amor pelos clássicos, como Helloween, Gamma Ray e Iron Maiden e do Rock de bandas como Oasis, Queen e Kings of Leon. Atualmente seus textos podem ser lidos no blog OCrepusculo.com sobre assuntos diversos, além de planos para criação de um projeto totalmente voltado aos blogs de Rock e Metal.

Mais informações sobre Diego Camara

Mais matérias de Diego Camara no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online