O show que deixou o Rush abismado; "a gente queria tocar que nem eles, mas eram difíceis"
Por Bruce William
Postado em 16 de janeiro de 2025
O Rush teve nos primórdios uma forte inspiração no Led Zeppelin. Embora o trio canadense tenha se destacado pela fusão de Progressivo e Metal nos anos 1970, no início de sua trajetória, Geddy Lee, Alex Lifeson e John Rutsey eram frequentemente associados ao som dos britânicos.
Mas a verdade é que Geddy nunca escondeu sua admiração pelo Led Zeppelin, inclusive relembrando em sua autobiografia, "My Effin' Life", o impacto transformador que o primeiro álbum da banda teve sobre ele: "Nós corremos para a loja Sam the Record Man, mas o disco já estava esgotado. Quando finalmente conseguimos uma cópia, sentamos na cama e ficamos maravilhados com 'Good Times Bad Times', o fogo de 'Communication Breakdown' e, ah, aquele som de bateria!"
Para Geddy, "What Is and What Should Never Be" foi a música que o fez realmente querer se tornar baixista e se aprofundar no instrumento. Ele também teve o privilégio de assistir ao Led Zeppelin ao vivo em diferentes ocasiões, incluindo a turnê do icônico "Led Zeppelin IV". "Eu lembro de ter ficado completamente abismado com o peso deles", contou Geddy.
"Eles abriram com Black Dog, e eu fiquei completamente impressionado com a intensidade. É uma canção com um riff incrível, e a confiança de tocar aquele riff tão prolongado enquanto Robert Plant entra com sua voz era algo inédito. Ninguém tinha coragem de fazer isso", revelou Geddy em entrevista à Classic Rock.
Geddy também relembrou uma apresentação do Led Zeppelin em 1969, no Maple Leaf Gardens, em Toronto, que ele assistiu ao lado de seus futuros colegas de banda. "A entrada era geral, e ficamos horas na fila para conseguir sentar na segunda fila. Quando eles subiram ao palco, parecia que flutuavam. Foi tão impactante que o reboco do teto começou a cair durante o show."
Durante os primeiros anos do Rush, as tentativas de reproduzir o som do Zeppelin foram constantes, mas desafiadoras. "Nós queríamos tocar como eles, mas as músicas eram difíceis", admitiu Geddy. Apesar disso, a banda incluía "Livin' Lovin' Maid" em seus sets nos bares onde se apresentavam. A influência do Led Zeppelin não apenas marcou o início da carreira do Rush, mas também moldou a forma como eles buscariam criar músicas que fossem ao mesmo tempo intensas e desafiadoras em termos técnicos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps