Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Diego Camara, Fonte: About Heavy Metal, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Seguindo a lista lançada sobre os melhores álbuns de 1980, Chad Bowar do About.com publicou uma lista dos melhores álbuns lançados em 1981.

8 acessosIron Maiden: "Caught Somewhere In Time" por Val Andrade5000 acessosTradução - Scenes From a Memory - Dream Theater

"Depois de todos os álbuns inovadores que foram lançados em 1980, o ano seguinte teve um pouco de desapontamento. 1981 foi provavelmente o ano mais fraco da década de 80 em número de lançamentos de qualidade do metal. O álbum número um do ano não conseguiria entrar no top5 na maioria dos outros anos da década. Ainda assim, tivemos alguns bons álbuns lançados em 1981, e estes listados foram os melhores", disse Chad. Os dez álbuns citados seguem abaixo.

1. MOTLEY CRUE - "Too Fast for Love"


Apesar deste provavelmente não ser bom o bastante para chegar ao número 1 de nenhum outro ano da década de oitenta, o franzino álbum de estreia do Crue foi bastante influente. As músicas são cruas, e há alguns clássicos como "Live Wire" e a música título do álbum. Eles se tornariam mais polidos e evoluiriam mais o gênero da hair band conforme a passagem do tempo, mas este álbum teve mais de uma aresta, tanto em atitude quanto na produção.

2. RAVEN - "Rock Until You Drop"


O RAVEN fez parte do New Wave of British Heavy Metal, e seu álbum de estreia foi também o melhor deles. Eles sempre foram ofuscados pelos seus contemporâneos, como o IRON MAIDEN e o JUDAS PRIEST, mas o trio britânico soltou alguns álbuns excelentes no início da década. Eles tocavam de maneira rápida e crua, e quase poderiam ser classificados como Speed Metal. Lars Ulrich do METALLICA foi um dos primeiros fãs da banda.

3. SAXON - "Denim and Leather"


Entre 1980 e 1981 o SAXON lançou três grandes álbuns. Este foi o terceiro deles, e infelizmente a banda iniciou uma queda morro abaixo depois deles. Quando este álbum foi lançado, o SAXON estava no melhor de sua forma. O disco é embalado com hinos do NWOBHM, como a música título e "Princess of the Night". Nesta época, eles estavam em pé de igualdade com o IRON MAIDEN e o JUDAS PRIEST, mas seriam ultrapassados em pouco tempo. O SAXON ainda repercute, e os seus últimos álbuns foram muito bons.

4. IRON MAIDEN - "Killers"


O melhor trabalho do IRON MAIDEN viria um ano depois, mas este esteve muito próximo. Foi o segundo álbum deles, e o último com o vocalista Paul Di'Anno. Foi definitivamente uma progressão do seu álbum de estreia, com músicas mais pesadas e rápidas que ainda tinham bastante melodia. Os fãs da era Di'Anno estão bem cientes deste álbum, mas os fãs mais recentes deveriam voltar um pouco para trás e escutar como o Maiden soava antes de Bruce Dickinson.

5. VENOM - "Welcome To Hell"


Tivemos um punhado de álbuns de metal lançados em 1981 que foram realmente bons, mas não tão bons ou influentes quanto os lançados pelas mesmas bandas em 1980 e 1982. Esse é o caso com o VENOM. O álbum de estreia foi realmente inovador. Ele acabaria por conduzir todo um novo gênero chamado black metal. A produção é pobre e a musicalidade questionável, mas não há dúvidas do impacto que o metal extremo do VENOM com suas músicas malignas iria causar.

6. DEF LEPPARD - High and Dry


O segundo álbum do DEF LEPPARD foi um dos que iniciou o caminho deles para a dominação das listas de melhores álbuns e o estrelismo. A MTV era novinha em folha em 1981, e eles tocarem extensivamente "Bringin' on the Heartbreak" ajudou imensuravelmente a banda. A primeira música do álbum, "Let it Go", é ótima, mas muitas vezes acaba sendo ignorada pois não atingiu as paradas, e a banda depois teria tantas outras conquistas.

7. OZZY OSBOURNE - "Diary Of A Madman"


O segundo álbum solo de OZZY OSBOURNE não obteve o mesmo sucesso nas paradas como alguns de seus outros álbuns, mas teve mais momentos de brilho musical do que qualquer outro. A guitarra de Randy Rhoads estava cada vez melhor, e neste álbum não foi nada menos que espetacular. Algumas músicas fracas e a falta de um single memorável fizeram este álbum não tão bom quanto o de estreia, mas ele perdurou bem na passagem do tempo.

8. RIOT - "Fire Down Under"


O RIOT era uma banda de metal de Nova Iorque que teve seu início no meio da década de 70. Este álbum foi o melhor deles, e depois dele o vocalista Guy Speranza deixou a banda e eles nunca mais foram os mesmos. É uma banda que nunca teve muito sucesso comercial e muitos fãs de metal não estão cientes da sua existência. O início do catálogo deles merece ser explorado, especialmente este álbum, que é excelente e melódico, com diversos hinos do rock de arena.

9. TYGERS OF PAN TANG - "Spellbound"


Depois que este álbum foi lançado, parecia que o TYGERS OF PAN TANG se tornaria uma das bandas top do NWOBHM, mas eles pouco depois cairiam na obscuridade. John Sykes era o guitarrista da banda nesta época, e antes foi membro do THIN LIZZY, WHITESNAKE e BLUE MURDER. Tudo se uniu para a banda neste álbum em termos de equipe, ótimas composições e uma combinação de músicas memoráveis do metal e uma ou duas baladas poderosas.

10. BLACK SABBATH - "The Mob Rules"


Este foi o segundo álbum do BLACK SABBATH com Ronnie James Dio, e fazia um bom tempo que o SABBATH não lançava um álbum tão bom quanto este. DIO estava mais confortável desta vez e teve grande influência no álbum, que foi refletida nas letras e no som do disco. Há algumas músicas bastante sólidas neste disco, mas o SABBATH teve diversos álbuns que foram melhores do que este.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19805000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19825000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19835000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19845000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19855000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19865000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19875000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19885000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19895000 acessosHeavy Metal: os vinte melhores álbuns da década de 805000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19905000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 20095000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19915000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Iron MaidenIron Maiden
"Caught Somewhere In Time" em novo vídeo de Val Andrade

8 acessosIron Maiden: "Caught Somewhere In Time" por Val Andrade440 acessosIron Maiden: Garrafas especiais para show na Escócia0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

LoudwireLoudwire
Os 10 melhores covers de faixas do Iron Maiden

HelloweenHelloween
Markus e Dani falam sobre os fãs, Maiden, Avantasia

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 17 de outubro de 2012
Post de 30 de abril de 2013
Post de 04 de agosto de 2014
Post de 10 de julho de 2015

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Motley Crue"0 acessosTodas as matérias sobre "Raven"0 acessosTodas as matérias sobre "Saxon"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"0 acessosTodas as matérias sobre "Venom"0 acessosTodas as matérias sobre "Def Leppard"0 acessosTodas as matérias sobre "Ozzy Osbourne"0 acessosTodas as matérias sobre "Riot"0 acessosTodas as matérias sobre "Tygers Of Pantang"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"

TraduçãoTradução
O clássico Scenes From a Memory, do Dream Theater

The Voice KidsThe Voice Kids
O que Regis Tadeu achou da Valentina?

Heavy MetalHeavy Metal
Diagrama explica a origem dos nomes de bandas

5000 acessosAxl Rose: o relógio invocado que custa o preço de um apartamento5000 acessosSepultura: Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião5000 acessosThe Doors: em 1969, Morrison previu o rap e o techno4890 acessosMike Patton: "Adoro os Mutantes", diz vocal do Faith No More3794 acessosCasório: noivos fazem vestido e terno de camisas de metal usadas5000 acessosUltraje: Roger conta quem escolheu a banda para abrir pros Stones

Sobre Diego Camara

Nascido em São Paulo em 1987, Diego Camara é jornalista, radialista e blogueiro. Seu amor pelo metal e rock começou há 6 anos. Um amante da nova geração, é um grande fã de Arjen Lucassen, Andre Matos e bandas como Nightwish, Hammerfall, Sonata Arctica, Edguy e Kamelot. Também não deixa de ter amor pelos clássicos, como Helloween, Gamma Ray e Iron Maiden e do Rock de bandas como Oasis, Queen e Kings of Leon. Atualmente seus textos podem ser lidos no blog OCrepusculo.com sobre assuntos diversos, além de planos para criação de um projeto totalmente voltado aos blogs de Rock e Metal.

Mais informações sobre Diego Camara

Mais matérias de Diego Camara no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online